Voltar

Moda atemporal: conheça modelos que sempre são tendência!

montagem com três fotos de mulher com roupas atemporais diferentes

A moda está sempre mudando e algumas tendências são até difíceis de acompanhar, entretanto existem peças que são clássicas e fazem parte da moda atemporal, ou seja, podem passar anos e essas peças nunca sairão de moda.

Não temos como falar de moda atemporal sem nos lembrarmos da estilista Coco Chanel, responsável pela criação de looks clássicos e que são usados e referenciados até hoje.

Na moda atemporal as peças são criadas com a preocupação de terem uma durabilidade maior, indo contra ao conceito “fast fashion” muito usado pelas grandes lojas, em que as roupas são produzidas para durar pouco, assim você precisar comprar novas peças cada vez mais rápido.

O que é moda atemporal?

Cada vez mais as pessoas passaram a se preocupar com consumo consciente. E o que isso tem a ver com a moda? Tudo! A indústria têxtil é uma das que mais consomem água e emitem gás estufa no planeta, responsável por cerca de 10% desses gases. Além de, atualmente, ser responsável pela poluição do solo e liberação de 500 mil toneladas de microfibras sintéticas nos oceanos.

mulher com calça preta e blusa listrada estilo náutica e rosas ao fundo

A moda atemporal ou “slow fashion” surgiu justamente dessa preocupação com a sustentabilidade, já que na moda atemporal as roupas são produzidas para terem uma durabilidade maior e serem usadas durante muitos anos, e por conta disso diminuir o consumo exagerado.

Para que a durabilidade dessas peças seja maior, existe toda uma preocupação que vai desde a modelagem até a escolha dos materiais para fabricação, mesmo que isso impacte no valor final do produto, que tende a custar mais que as roupas de “fast fashion”.

Característica das roupas atemporais

Para que sejam consideradas atemporais, algumas características devem ser levadas em consideração, além da qualidade e durabilidade da peça. Roupas desse tipo precisam ser fáceis de combinar, ou seja, devem ser curingas, para que se adaptem a todos os estilos, desde o mais básico ao mais fashionista.

Por serem mais fáceis de combinar, a maior vantagem dessas peças é a versatilidade, já que podem ser usadas tanto no dia-a-dia, quanto em uma ocasião mais especial. Veja abaixo quais peças você deve investir para ter em seu guarda-roupa:

Camisa branca

Essa peça é versátil, daquelas que vai bem com tudo e justamente por isso a camisa branca se tornou um item indispensável no guarda-roupa. Se você tem na cabeça a ideia de que essa peça só combina com o escritório, pode esquecer agora. Você pode usar a camisa abotoada até o final, amarrada, combinada com jeans, com tênis, com salto. Use sua criatividade!

Vestido preto

Assim como a camisa branca, o vestido preto é outro coringa, não é atoa que é conhecido como “pretinho básico”. Basta mudar o sapato e os acessórios que o seu vestidinho preto pode ir de um passeio no shopping à um jantar chic rapidinho.

Jeans

A calça ou jaqueta jeans são daquelas peças que podem ser usadas em qualquer estação. Com o passar do tempo a modelagem pode até mudar um pouco, mas essa peça nunca vai sair de moda.

Blazer

Se engana quem pensa que blazer só combina com escritório. Essa peça tem o poder de levantar qualquer look sem muito esforço. Dê preferência para as cores mais neutras, assim fica mais fácil de combinar com outras peças que você já tiver no armário.

Calça de alfaiataria

Outra peça que deixou o ambiente corporativo para ganhar o dia-a-dia. As calças de alfaiataria são elegantes e ao mesmo tempo modernas e podem ser combinadas com t-shirts para um visual mais divertido ou com a famosa camisa branca de botão, para um visual mais arrumado.

Jaqueta de couro

A jaqueta de couro é daqueles investimentos que se bem cuidados, vão te acompanhar a vida inteira. Com vestido, com jeans, macacão, não importa, a jaqueta de couro vai bem com tudo.

Comprimento midi

O comprimento midi é aquele que fica abaixo do joelho. Não importa se é saia ou vestido, o comprimento midi vai te deixar sempre elegante e pode ser combinado tanto com blazer, quanto com jaqueta jeans.

Suéter

Dependendo do material, o suéter pode ser usado o ano inteiro e vai bem com tudo, saias, jeans e até em sobreposição em cima de um vestido, por exemplo.

Blusa listrada

Essa é a estampa queridinha de toda mulher, desde as mais básicas até as mais ligadas em moda, afinal de contas ela consegue passar um ar de elegância e modernidade ao mesmo tempo. A estampa de listras pode ser encontrada em T-shirts, camisas de botão, manga curta, manga comprida e muito mais. Veja também looks com blusa listrada.

mulher com calça preta e blusa com listras amarelas e preta, bolsa na mão e e jardim ao fundo

Como escolher peças atemporais?

Agora que você já sabe quais as características das roupas atemporais e quais peças ter no armário para usar durante muito tempo, aqui vão algumas dicas para levar em consideração na hora de fazer as suas compras:

Fuja dos modismos

Já foi falado antes, mas é bom repetir, não se prenda a peças de tendências passageiras, com modelagens e cores muito diferenciadas ou que fujam muito do seu estilo, para que você não corra o risco de comprar e ficar com aquilo parado no seu armário. Então, dê preferência àqueles itens mais clássicos, como camisa branca ou listrada.

Preste atenção nas costuras e acabamentos

Além de prestar atenção ao tecido da peça, algo que deve ser levado em conta e é de extrema importância na durabilidade da peça, é a costura e seus acabamentos. Olhe sempre se a costura é reforçada e o seu alinhamento, se não acompanhar o caimento da peça, melhor não comprar, para não correr o risco de desfiar ou rasgar.

Pense no custo x benefício

Por terem uma qualidade e durabilidade maior, as peças atemporais tendem a custar mais caro. Então quando for comprar coloque na balança o custo x benefício. Eu vou usar essa peça por muito tempo? Se a resposta for sim, esse pode ser um valor determinante, já que é melhor investir um pouco mais e ter poucas peças de qualidade, do que gastar menos e ter peças rasgadas ou desbotadas, por exemplo.

Tenha em mente o que tem no seu guarda-roupa

É sempre bom levar em consideração na hora da compra aquilo que você já tem no armário. De preferência para as peças coringas, que possibilitam infinitas combinações. Assim, você vai usar a peça bastante e não vai cair naquela de dizer “eu não tenho roupa”, mesmo com o armário abarrotado de peças que não combinam entre si.

Atenção aos botões e detalhes

Os botões e aviamentos das peças devem ser olhados com atenção antes da compra. Veja se estão bem firmes e se o seu material não corre o risco de descascar ou estragar com o tempo. O mesmo vale para aplicações e detalhes, como bordados e aplicações.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe o que são e como escolher peças atemporais, aproveite para ler o nosso conteúdo sobre guarda-roupa inteligente e aprenda mais ainda a combinar as suas roupas.

Até o próximo post!

Compartilhar postagem