Voltar

Cartela de Cores: como saber a sua? Confira na Pau a Pique!

cartela de cores em fitas, cada uma responsável por uma cor e seus subtons, indo do amarelo ao verde

Você já passou pela experiência de ver sua amiga ficar maravilhosa em um look de final de semana, mas quando foi pegar a roupa emprestada, ela te deixou com aparência pálida? Isso causa uma enorme frustração, não é mesmo? Mas saiba que existe uma explicação: a cor daquela peça não teve o mesmo efeito de destaque com seu tom de pele.

Cada pessoa possui uma cartela de cores que tem o poder de ressaltar a beleza, dando um ar mais saudável. Por outro lado, existem aquelas que causam um efeito contrário, ou seja, deixam você com um aspecto cansado e envelhecido.

Por isso, descobrir qual é a sua cartela pode te deixar mais confiante na hora de escolher o que vestir. Mas afinal, como saber minha cartela de cores? Calma, nós vamos te ajudar! Continue a leitura e aprenda o passo a passo para descobrir quais são as tonalidades que mais funcionam para você. Vamos lá?

Afinal, o que é coloração pessoal? O que preciso saber?

A análise de coloração pessoal – ou colorimetria –, ajuda a encontrar uma paleta de cores pessoais que combinam consigo. Ela identifica as cores que valorizam mais a beleza natural de cada pessoa, afinal, se uma cor consegue ajudar a alongar a silhueta, ela também consegue interagir com o seu próprio tom de pele.

O mais legal é que realmente se trata de um estudo, focado em identificar o tom e subtom da pele, por meio das características como temperatura da pele e também cor dos olhos e cabelo.

Geralmente, quem aplica essa técnica são pessoas especializadas que entendem o processo e possuem olhar clínico. Encontrar as suas “cores ideais” vai te direcionar na hora de comprar e compor uma produção com roupas que mais se combinam com seu tom de pele, potencializando sua beleza natural.

Teste da coloração pessoal: como descobrir a minha cartela de cores?

Se você está curiosa para descobrir a sua cartela de cores e fazer a mágica acontecer, confira o nosso guia para fazer o teste em casa! Mas se preferir, você pode procurar um especialista de estilo e imagem para fazer a análise. E aí, vamos começar? Acompanhe o passo a passo:

  1. Procure um ambiente que tenha fonte de luz natural – caso não seja possível, use uma lâmpada clara de frente para você. É interessante que a parede do fundo seja mais neutra possível;
  2. Isole sua roupa e o cabelo com um tecido cinza. Faça isso se seus fios não estejam no tom natural, isso pode causar interferência na análise. Mas se você tiver cabelo natural, cubra apenas as roupas;
  3. Na hora da análise esteja com o rosto bem limpo, sem interferência de maquiagem ou qualquer cosmético, isso pode comprometer o resultado;
  4. Coloque um espelho e frente ao corpo;
  5. Tenha tecidos de diferentes colorações e tons;
  6. Leve um tecido de cada vez, na altura do pescoço, e observe os efeitos e diferenças que cada cor apresenta.

Para uma análise mais completa, também é preciso avaliar o nível de contraste por meio das suas características: tom da pele, olhos e cabelo.

Assim você consegue saber quais cores mais contrastam com o seu tom de pele ou que tenham tons mais próximos dela. Além disso, o teste também inclui a temperatura da pele, que pode ser dividida da seguinte forma:

  • Fria: pele azulada;
  • Neutra: pele entre o azulado e esverdeado;
  • Quente: pele esverdeada;

É por meio dessa análise que sua paleta de cores é feita e definida, podendo ser uma das quatro estações: outono, inverno, primavera e verão.

Embora essa classificação tenha sido bastante utilizada para descobrir a coloração pessoal, a estilista Mary Spillane aprimorou esta fórmula e dividiu as 4 estação em 12 categorias cromáticas, cada um com sua própria cartela. Confira o resultado:

  • VERÃO: aspecto puro, claro e suave;
  • INVERNO: aspecto puro, profundo e intenso;
  • PRIMAVERA: aspecto pura, intenso e claro;
  • OUTONO: aspecto puro, suave e profundo.

Quais as vantagens de fazer o teste de coloração pessoal?

A vantagem de fazer a análise de coloração pessoal é saber exatamente qual a categoria que mais harmoniza com as suas características, o que pode ser tão importante para comprar roupas quanto saber a suas medidas.

Dessa forma, você vai se sentir mais confiante e ainda mais bonita na hora de se vestir. Além disso, você vai realizar compras mais assertivas e conquistar um guarda-roupa totalmente funcional.

Quando você descobrir as cores que te valorizam, não precisa parar de usar as roupas que não estão dentro da sua cartela de cores, certo?

O importante é você se sentir linda e confiante com aquilo que está vestindo! Temos certeza que com as dicas que você aprendeu aqui, combinando ou não com o seu tom de pele, você já está pronta para arrasar por aí com produções de tirar o fôlego!

E aí, gostou do nosso post? Esperamos que você tenha entendido um pouquinho como funciona a análise e da cartela de cores! Mas, se preferir, você pode contratar o trabalho de um profissional especializado e garantir um melhor resultado.

Por hoje é só, mas caso precise de mais inspirações, aproveite e confira nosso conteúdo sobre cores que combinam com preto, um clássico curinga para você investir sem medo!

Estamos te esperando por lá, viu?

Compartilhar postagem