Voltar

Color Block: Guia do que é e como usar nos seus looks?

color block

A tendência Color Block (ou Blocking), também chamada de Bloco de cores, está entre nós há muito tempo. Essa moda surgiu originalmente nos anos 80, mas segue até os dias atuais, marcando presença com muita originalidade nas composições de pessoas que gostam de se vestir com muita personalidade e cores vivas.

Essa tendência caracteriza-se na mistura de cores vibrantes e bem chamativas, mas para não sobrecarregar o look e torná-lo desagradável aos olhos, é preciso saber combinar as cores e escolher as peças de roupa ideais.

Dessa forma, separei algumas informações úteis sobre a tendência e como utilizá-la na hora de combinar roupas. Veja a seguir!

O que é um look Color Block?

Ele caracteriza-se por utilizar e misturar duas cores sólidas na mesma composição de look, assim, combina cores fortes e geralmente contrastantes. A ideia foi criada nos anos 1960 inspirada pelas obras do pintor holandês Piet Mondrian, mas até hoje é muito querida e utilizada.

Criar uma composição com “bloco de cores” é uma maneira divertida de adicionar mais cor e personalidade ao guarda-roupa. Porém, é preciso saber quais peças utilizar, as principais combinações de cores contrastantes e também que acessórios acrescentar ao look.

Por conta disso, é conhecida por uma tendência para pessoas com personalidade forte, que sabem usufruir de tonalidades intensas e tons brandos, como o amarelo, laranja e o rosa, além dos tons mais vibrantes de azul e roxo.

Qual a diferença de Color Block, Monocromático ou Ton Sur Ton?

O Color Blocking consiste na combinação de duas ou mais cores vibrantes, e podem ser utilizadas as mais variadas cores para haver um contraste nítido entre elas. Entre as mais utilizadas estão:

  • Rosa;
  • Vermelho;
  • Laranja;
  • Azul Royal;
  • Violeta;
  • Lilás;
  • Verde.

Já no monocromático, se utiliza apenas uma cor ou tonalidade em toda composição do look, ainda que esta seja em tons mais vibrantes. Nesse caso, sapatos e outros acessórios podem diferir da tonalidade do look, mas não criam blocos de cores, apenas “pontos”.

Na tendência Ton Sur Ton, expressão francesa utilizada para denominar “tom sobre tom”, as composições são desenvolvidas a partir de variadas tonalidades de uma mesma cor. A diferença dessa tendência para o monocromático está na possibilidade de brincar com as diversas tonalidades da mesma cor.

Por exemplo, é possível montar um único look com o uso de rosa-claro, lilás e roxo. Pois, todos fazem parte da mesma paleta de cores.

Além disso, no Ton Sur Ton também se usa a combinação de cores consideradas vizinhas, como o caso de uma paleta quente com laranja, amarelo e vermelho.

Veja também: Cartela de Cores: como saber a sua? Confira na Pau a Pique!

Quais são as melhores combinações de cores para Color Block?

Criar essa composição pode não ser uma tarefa simples, afinal é preciso entender quais as cores que combinam ao criar o contraste entre si.

Por mais que essa tendência seja conhecida por looks alegres e chamativos, é preciso saber empregar as cores da maneira correta, sem sobrecarregar a composição.

Para ajudar na construção do look ideal com a utilização dessa proposta estética, listei as melhores combinações de cores, assim não haverá possibilidade de erro na hora de montar o visual. Conheça as principais:

Rosa e vermelho

A composição mais utilizada, atualmente, no Color Blocking é o Rosa e Vermelho. As duas cores conseguem conversar entre si de forma leve e sem chamar muita atenção. Além disso, a combinação de acessórios nessa composição torna-se também algo fácil de fazer.

Vermelho e Verde

Vermelho e verde é uma ótima composição para brincar nas composições, já que são cores complementares. As duas são consideradas uma excelente combinação, independente do tom escolhido.

Além disso, as duas quando estão juntas não chamam tanta a atenção, perfeito para a criação de looks mais comportados ou para ocasiões mais formais.

Roxo e amarelo

Looks em blocos de cores com a combinação de roxo e amarelo demonstram muita personalidade e modernidade. As duas conversam muito bem, por serem complementares, por isso, é possível criar diversas combinações excelentes com elas. Atualmente a utilização do roxo e do amarelo é muito forte em ternos femininos.

Amarelo e laranja

No círculo de cores, o amarelo e o laranja são considerados análogos, ou seja, estão uma do lado da outra na paleta de cores. Por conta disso, é uma excelente opção na hora de montar o look color block. Por serem tons quentes são ótimas para utilização no verão.

Laranja e verde

O laranja e o verde são ideais para pessoas que gostam de combinações alegres e que demonstram energia. Essa combinação fica excelente em looks casuais. A dica é apostar na utilização de uma calça cargo no tom verde-militar e uma blusa com mangas no tom de laranja queimado.

Como usar Color Block? 4 Dicas práticas da Sacada!

Como se trata de uma tendência que não é fácil para mulheres iniciantes, para nunca errar no visual, basta decorar algumas técnicas bastante fáceis. Por isso, se deseja sair do óbvio e criar combinações dentro dessa moda, confira as 4 principais dicas a seguir:

1. Use os opostos no círculo cromático

A primeira dica para nunca errar na sua composição é entender o funcionamento do círculo cromático. Esse círculo é composto por 12 cores, sendo 3 primárias, 6 terciárias e 3 consideradas secundárias.

Essas cores são representadas como enxergamos, então, a partir dele é possível visualizar de forma mais precisa como utilizar as combinações ideais.

Na tendência Bloco de Cores, por exemplo, é possível utilizar as cores opostas para criar excelentes composições. Nesse caso, elas encontram-se em extremidades diferentes do círculo.

As consideradas opostas são: verde e vermelho, vermelho e azul, amarelo e roxo e, por fim, azul e laranja.

2. Use as cores análogas no círculo cromático

Para iniciantes nessa tendência, a indicação é iniciar por combinações com cores análogas, ou seja, aquelas vizinhas no círculo cromático.

Porém, algumas dessas cores podem ser muito parecidas e não causam o impacto que o Bloco de cores necessita. Algumas combinações ficam esquisitas sem o contraste necessário. Por isso, aposte mais nas análogas que contrastam.

É possível encontrar cores análogas, frias e também quentes. No caso das frias, elas possuem um fundo com maior intensidade de azul. Já as quentes são conhecidas por trazer energia e calor nas composições. Aposte em saias com camisas e até mesmo sobreposições com esses contrastes.

3. Misture os tons claros e escuros

A intensidade das cores é de extrema importância no Color Block, por isso, deve ser motivo de atenção. Para um look dessa tendência não se tornar sobrecarregado e pesado aos olhos, é necessário saber escolher a intensidade das duas peças.

Por exemplo, se a blusa escolhida for de um azul-escuro e intenso, a calça deve ser de uma cor que tenha o tom mais claro, até mesmo pastel. Já no caso de um laranja vibrante, o ideal é optar por um roxo com o fundo puxado para o lilás.

Desse modo é possível manter a harmonia dos tons e não sobrecarregá-lo visualmente. Lembre-se que a intenção do Color Blocking é favorecer as cores utilizadas de forma harmoniosa e confortável.

Entender sua coloração pessoal também é muito importante para fazer combinações que realmente destaquem sua beleza e combinem com seu estilo. Veja o post que escrevi sobre e saiba como descobrir a sua!

4. Prefira peças de modelagem elegante

Para finalizar, é importante saber escolher também as peças para serem aplicadas na tendência. Para conseguir montar um look de maneira segura, aposte em peças elegantes, com boa modelagem e tecidos de qualidade.

Assim, fica mais difícil errar e a composição se tornará mais confiante. Bons exemplos de peças para utilização são as peças de alfaiataria e bem estruturadas, assim como os modelos de blusas com mangas bufantes.

É importante destacar também que na criação desses looks o ideal é excluir peças estampadas, assim como evitar o uso de bolsas chamativas.

O menor deslize consegue comprometer a harmonia do visual. Por isso, aposte em um look mais minimalista e elegante nessas criações.

Mesmo com essas pequenas regras, criar um visual dentro desta famosa tendência pode ser algo muito divertido. Com bastante atenção, pode-se fugir do óbvio e criar combinações sofisticadas e harmoniosas.

Gostou do post? Vejas as dicas de looks com vestidos que preparei aqui no blog e continue se inspirando com ideias incríveis e versáteis!

Compartilhar postagem