Voltar

Guia de combinação de cores de roupas: como fazer?

combinação de cores de roupas

Você sabe como fazer uma boa combinação de cores de roupas? Se não tem ideia, fique tranquila, pois não é a única que possui essa dificuldade. No mundo da moda, saber como combinar cores de roupas é um grande dilema para as mulheres.

Para te ajudar a aprender de vez a combinação as cores, preparei esse artigo especial com várias informações e dicas que devem ser consideradas, evitando que seu look fique sem graça ou exagerado. Confira tudo!

Afinal, como combinar as cores das roupas?

Mas, o que é necessário para fazer a combinação das cores em roupas sem pesar o look ou torná-lo muito sem graça? Alguns segredos da moda, especialmente da consultoria de imagem e estilo, podem te ajudar a formar looks com cor e personalidade na medida certa, o que tornará sua imagem ainda mais interessante, comunicando o que você deseja.

Tenha em mente que para combinar as cores das roupas, o círculo cromático é essencial. Porque ele facilita a combinação uma vez que as cores ficam lado a lado conforme a sua tonalidade, facilitando o processo de escolha das cores que vão compor um look.

Com a visualização do círculo cromático torna-se muito mais fácil saber quais cores combinam melhor e quais tipos de combinação é possível fazer, ou seja, looks com cores análogas, complementares, são os mais indicados.

Outra vantagem do uso do círculo cromático é que ele é dividido entre cores quentes e frias, dessa forma a parte de baixo do círculo é composta pelas tonalidades quentes, como: vermelho, laranja e amarelo. E a parte de cima com os tons frios: o azul, verde e roxo.

Vale lembrar que o cinza, branco, e preto são categorizadas como cores neutras, e com isso elas acabam servindo de base para dar origem a diversas combinações de looks, podendo ganhar um toque de cor com a ajuda do círculo cromático.

1. Entenda e conheça o círculo cromático.

Entender o círculo cromático é o primeiro ponto para fazer combinação de cores de roupas sem pesar ou apagar seu look. Pois, segundo a teoria das cores, existem três conhecidas como primárias, sendo elas: azul, vermelho e amarelo.

As demais cores que conhecemos são criadas a partir dessas cores, assim, temos mais uma categoria de cores, conhecidas como secundárias, sendo o caso do laranja, verde e o violeta.

É a partir da mistura dessas três cores secundárias que teremos mais uma categoria de cor, conhecida como terciária. As complementares são as cores que estão em contraste no círculo cromático, sendo opostas.

2. Evite colocar duas cores fortes juntas, sempre equilibre

Essa sem dúvidas é uma das maiores dificuldades na hora de combinar as cores nos looks, já que na maioria das vezes ou se carrega demais o visual ou se opta por tons mais neutros e atemporais, deixando o visual básico demais.

A dica para ter esse equilíbrio pode estar na mistura das cores básicas com outras, ou seja, se você constantemente usa tons como azul-marinho, preto, cinza e branco. Comece a trazer um ponto de cor para essas composições com outras tonalidades, entre elas:

  • Laranja;
  • Verde;
  • Amarelo;
  • Rosa;
  • Violeta;
  • Entre outras.

Começando dessa forma, você perceberá que irá se sentir mais confiante para combinar roupas coloridas na composição, mantendo o equilíbrio do look e da sua imagem.

3. Conheça os tipos de combinação de cores

Os tipos de combinação de cores são baseados na posição que as cores se encontram no círculo cromático. Essa organização pode inclusive te ajudar a organizar seu closet, colocando as peças ordenadas pelas tonalidades, facilitando a montagem de looks e a combinação de cores.

Confira algumas dicas indispensáveis que vão te ajudar a começar a entender o mundo das cores e consequentemente fazer combinações super estilosas para todas as ocasiões.

Combinação monocromática

Os looks monocromáticos são aqueles onde a composição inteira é formada pelo mesmo tom de cor, ou seja, um look com um só tom de amarelo, vermelho ou verde.

Cores em tom sobre tom

Diferente dos monocromáticos, onde a composição inteira tem a mesma tonalidade, os looks tom sobre tom, também conhecidos como ton sur ton, são looks em que a composição é formada por tonalidades diferentes de um mesmo tom de cor. Ou seja, se a cor escolhida para formar uma combinação é rosa, ele pode ter tons escuros e tons claros.

Esse tipo de combinação propõe ao visual um toque equilibrado, que pode ser potencializado com o uso de acessórios e outros elementos que deixarão sua combinação ainda mais estilosa.

Combinações complementares

Nas combinações complementares, temos a combinação sendo feita com uma cor oposta no círculo cromático. Possibilita a mistura de tonalidades frias e quentes, deixando a combinação equilibrada por conta do toque mais sóbrio e das cores mais vibrantes, na mesma composição.

O color block é muito interessante nesse sentido, e já fiz um post exclusivo sobre essa tendência aqui no blog. Vale a pena conferir depois, em!

Cores análogas

As combinações análogas são formadas a partir de cores primárias com as cores “vizinhas” do círculo cromático.

Nesse tipo de combinação, os tons neutros podem ser usados para equilibrar a composição no uso de elementos como os acessórios ou de peças-chave de seu look, como calças e blusas.

Para potencializar o equilíbrio de seu look, evite combinar as cores quentes com as frias, o que fará com que sua combinação de cores siga harmônica com sua imagem pessoal.

Combinação em tríade

Na tríade é possível explorar ainda mais a sua criatividade na hora de fazer uma combinação de cores de roupas. Pois, como o nome sugere, a combinação tríade é composta por três cores com a mesma distância no círculo cromático, dessa forma basta imaginar um triângulo que logo teremos opções de cor para combinar em um look estiloso.

Com a combinação tríade é possível ter na mesma composição um look criativo, colorido e ainda assim elegante, especialmente se combinado com os elementos certos, o que deixará sua composição um espetáculo.

Conhecer as cores e saber como combiná-las em um look é essencial para garantir um visual elegante e cheio de personalidade. Assim, considere começar com os tons neutros misturados com outras cores, o que fará com que você tenha segurança para começar a combinar as tonalidades entre si, sabendo o ponto certo de não carregar o seu visual.

Assim, com este conteúdo, você aprendeu como combinar cores de roupas de maneira elegante e inteligente. Entender o que é a coloração pessoal também facilita esse processo. Que tal conferir meu conteúdo sobre e fazer o teste para descobrir a sua?

Te espero lá!

Compartilhar postagem