Voltar

Como fazer maquiagem simples para o dia: passo a passo completo!

Cada mulher tem o seu jeitinho de fazer maquiagem, especialmente porque ninguém melhor do que você para conhecer aquilo que mais valoriza.

Mas quando pensamos em como fazer maquiagem simples para o dia, alguns pontos são essenciais, como garantir que ela não vai derreter e nem craquelar durante o dia.

Existem algumas dicas para lidar com esses possíveis inconvenientes e evitar que eles apareçam. E eu vou trazer todas elas aqui, junto do passo a passo completo para você seguir, vamos começar?

1. Limpe e prepare a pele

Seja de manhã ou de tarde, limpar o rosto é uma parte essencial da rotina de skincare, especialmente antes de passar maquiagem, para garantir uma pele saudável e ainda regular a oleosidade. Então, jogue uma água nesse rostinho, passe o sabonete facial com cuidado, em movimentos circulares e depois enxágue.

Feito isso, seque o rosto e aplique um tônico facial, para normalizar o pH e tirar tudo que o sabonete não deu conta. Espere secar e vá para a hidratação. Mas atenção: se o seu protetor solar já é hidratante, não precisa passar mais nada entre o tônico e o protetor.

Agora, se sua pele é muito oleosa, aposte apenas em um sérum ou em um hidratante mais leve e de rápida absorção — lembre-se que deixar a pele sem hidratação não evita oleosidade, muito pelo contrário, piora!

Produtos necessários:

  • Sabonete facial;
  • Tônico fácil;
  • Hidratante leve ou Sérum (se necessário).

Aproveite para conferir também o Guia de como tirar a maquiagem do rosto para ter uma pele sempre limpa, macia e saudável, evitando a obstrução dos poros e outros problemas!

2. Passe protetor solar e espere secar

Esse aqui é indispensável, mesmo se você não for sair de casa, as radiações de aparelhos e também da luz solar que chega pela janela ou portas da casa, podem ser prejudiciais para sua pele.

Então, seja saindo no sol ou ficando em lugares fechados, o protetor é essencial. Quando vamos usá-lo junto da maquiagem, opte por um produto com efeito seco ou Oil-free, para que o seu rosto não fique muito pesado e com uma camada muito grossa de produtos.

Passe com cuidado no rosto e no pescoço e espere secar — nada de pular para make com o produto molhado no rosto! Aproveite e confira também algumas dicas de skincare que vão ajudar muito a cuidar da sua pele.

Produtos necessários:

  • Protetor solar adequado para seu tipo de pele.

3. Passe o corretivo e/ou a base — depende de você

Quando falamos de como fazer maquiagem simples para o dia, as olheiras e marquinhas do rosto costumam ser um dos motivos. Então vamos lá:

Se você quer algo bem leve e com pouca maquiagem, pode deixar a base de lado e focar apenas no corretivo. Ah, mas se você não tem, fique a vontade para usar a base como se fosse um (ao invés de passar no rosto todo).

Aplicar apenas o corretivo também é ideal para quem transpira muito durante o dia. Nesse caso, passe uma quantidade reduzida abaixo do olho e espalhe bem, sem esquecer os cantinhos do nariz e nas marquinhas do rosto que incomodam mais. Após espalhar o produto, você já pode seguir para o próximo passo.

Agora, se você quer uma produção com mais cobertura, a base é muito bem-vinda. Você aplica em todo o rosto uniformemente e sem exageros, depois, passe o corretivo como ensinamos acima.

Não precisa ficar com medo de manchar a blusa com esses produtinhos, porque temos um conteúdo que ensina a tirar as manchas de maquiagem da roupa.

Produtos necessários:

  • Corretivo de cobertura média;
  • Base de cobertura baixa ou média (se necessário).

4. Aposte em um blush natural

Se você não passou a base no rosto inteiro, a etapa do blush fica a sua escolha de fazer ou não. Mas é bem interessante para dar aquela corzinha no rosto e conseguir um aspecto mais vivo e menos pálido.

Você pode passar o blush em bastão, gel, líquido, em pó ou até mesmo usar uma sombra no lugar dele. Para o dia a dia, os tons mais neutros ou rosados mais claros são os ideias.

Passe acima da bochecha, na diagonal, seguindo a linha do topo de sua orelha. Você também pode aplicar de levinho na pontinha do nariz.

Uma dica importante, se você optou pelo blush em bastão, líquido ou em gel, use-o antes de selar com o pó. Agora, se você usar o pó ou a sombra, faça o esfumado após selar o corretivo ou a base.

Mas fique atenta, se você está com medo da cor escolhida ser muito forte, corrija com um pó. Assim, você terá um efeito menos vibrante e marcado.

Produtos necessários:

  • Blush ou uma sombra.

5. Use um contorno e iluminador claro e leve

Esta etapa também é optativa, mas muito importante para quem passou a base no rosto todo. O contorno ajuda a dar profundidade e vida para a pele, então se você está sentindo que ficou muito pálida, vale a pena apostar nele.

Já o iluminador é uma ideia para dar aquele brilho no rosto, especialmente se for usado após selar a pele e de tirar a oleosidade.

Uma dica essencial de como fazer maquiagem simples para o dia é justamente entender qual a ordem certa de aplicação de cada produtos, já que dependendo do item a ordem pode variar.

Então se você passou um contorno mais cremoso, é interessante selar o rosto antes do iluminador, para criar o contraste entre o opaco e o brilho. Mas se você vai usar algo em pó, já é mais recomendado selar primeiro.

Produtos necessários:

  • Contorno em pó ou em bastão;
  • Iluminador em pó ou em bastão;
  • Também podem ser substituídos por sombra.

6. Sele o rosto com pó translúcido — para evitar oleosidade

Chegou o elefante da sala. Sim, o pó ajuda a tirar aquele aspecto de brilho oleoso da pele e reduz aquela sensação de pele suja e gordurosa ao longo do dia, por isso, invista nele.

Assim, aposte no pó translúcido solto, porque é mais fácil de passar e de espalhar, além disso, ele não deixa aquele aspecto marcado. Mas lembre-se: passe sempre antes de produtos em pó e depois de produtos cremosos!

Produtos necessários:

  • Pó solto facial.

7. Esfume sombra neutra de leve ao redor da pálpebra

A melhor forma de como fazer maquiagem simples para o dia é garantindo uma profundidade natural e uma corzinha extra para nosso rosto.

Por isso, tons de marrom ou laranja claros são ótimos para serem esfumados ao redor da pálpebra e próximos ao côncavo, já que tiram o aspecto pálido de nossos olhos. Você pode inclusive apostar na mesma cor do blush, para trazer equilíbrio.

É claro, isso é opcional. Você pode preferir passar um lápis de olho ou fazer um delineado, a escolha é com você e com seu estilo de maquiagem. Entretanto, a recomendação permanece: independe se virá mais algum produto, aposte na sombra leve.

Produtos necessários:

  • Pincel de esfumar;
  • Sombra neutra (ou um blush em pó)

8. Passe a máscara de cílios

Já quase finalizando, passe uma máscara de cílios para finalizar com chave de ouro e dar um contraste a mais na make. Não tem problema usar esse mesmo produto (ainda melhor se for incolor) nas sobrancelhas, para deixar o visual bem alinhado. E, se quiser, preencha com sombra ou contorno.

Produtos necessários:

  • Máscara de cílios.

9. Finalize com um batom do seu gosto

Por fim, finalize com um batom bonito, para não ficar aquele aspecto doente e fraco, com a boca da mesma cor da pele — ou parecida. Então aposte em tons um pouco mais escuros que seu tom de pele.

Produtos necessários:

  • Batom.

E então, deu para aprender como fazer maquiagem simples para o dia? Esperamos que sim. Aproveite para sair por aí linda e dar aquele up na autoestima.

Agora você pode ir para seus compromissos se sentindo linda de forma simples e fácil, inclusive, pode conferir também os melhores vestidos para ir trabalhar e criar o visual perfeito.

Até a próxima!

Compartilhar postagem