Voltar

Como usar calça pantalona — um guia completo Pau a Pique!

como usar calça pantalona

Desde sua popularização na década de 1970, esse modelo ganhou nossos corações — e espaço nos guarda-roupas — e tornou-se comum usar calça pantalona para trabalhar, ir a eventos e festas ou para looks de final de semana com a família e as amigas.

Tanto para o estilo mais jovem, moderno e despojado quanto para um estilo mais sofisticado, elegante e tradicional, essa calça pode ser uma peça central no visual. Essa é uma versatilidade que pouquíssimas peças de roupas têm, e é o que dá um charme todo especial nela.

Então, se você quer saber o que usar com calça pantalona e como utilizá-la no dia a dia, sem medo de errar na composição, acompanhe o artigo e saia expert no assunto!

O que é a calça pantalona?

Existem diversos tipos de calças no mercado, mas há vantagens que só ela pode oferecer. Ela é delicada, exala sofisticação e elegância, e pode compor diversos looks que variam desde um ar mais moderno e descontraído até um mais confortável e tradicional.

A pantalona é caracterizada por um corte reto, suas bocas próximas ao tornozelo são largas e o cós é acinturado. A própria calça se alarga conforme vai saindo da cintura, ficando cada vez maior até chegar às suas bocas. Bem, nem preciso comentar o quão adequadas elas são para um país onde faz tanto calor como o nosso!

Também são bem versáteis. Falando assim, pode não parecer que as calças podem figurar entre visuais tão diferentes, mas essas calças podem existir em diversas cores, em diversos tecidos e podem ser combinadas com diversos acessórios.

Mas às vezes é justamente essa versatilidade da peça que confunde na hora de compor o visual, então vamos entender melhor como usá-la.

Quando usar a calça pantalona?

Começo nosso guia de como usar calça pantalona ressaltando a versatilidade da peça, afinal, essa é uma de suas melhores características. Ela pode ser utilizada em um ambiente super sério, que exige discrição, como um ambiente de negócios e em uma reunião empresarial.

Porém, ela também é uma peça que pode figurar em uma caminhada à praia, uma reunião entre amigas no shopping, etc. Essa é uma calça coringa, linda e com tantas aplicações que fica difícil não amá-la! Peça indispensável para qualquer guarda-roupa.

O que usar com calça pantalona: 7 dicas de looks para se inspirar!

Bem, vamos agora ao que interessa! Se você chegou até aqui querendo saber como usar calça pantalona, a hora de brilhar é agora. Conheça mais sobre as aplicações práticas da calça e como ela deve ser utilizada.

1- Calça pantalona com blusa: o look do verão

Ela tem um aspecto que praticamente chama o verão. Ela é soltinha, geralmente feita com tecidos bem finos, corte leve, um verdadeiro tesouro para dias quentes em que refrescar é mais do que uma vontade, é uma necessidade!

E quando combinada com os itens certos, como uma blusa mais soltinha, um óculos de sol e uma sandália rasteirinha, esse modelito cria a sintonia perfeita entre descontração e classe. Nesse look o ideal é usar esse modelo com cores mais leves, brancas, talvez beges, sempre combinando com uma blusa bastante fresca e soltinha!

Confira aqui algumas dicas da Pau a Pique de como combinar peças de roupa e esse desafio se tornará muito mais fácil!

2- Aposte na calça pantalona estampada para um visual ímpar

Se você quer transparecer no visual sua autenticidade e personalidade, então as estampas podem ser a escolha ideal. Saiba que as calças pantalonas existem em diversas cores e até mesmo estampas.

Você pode encontrar a calça em cores sólidas, como brancas, vermelhas, pretas, mas também pode encontrar a calça em estampas fenomenais, como florida e formas livres, muitas vezes em estampas realmente impactantes.

Para as amantes de uma estampa tradicional, existem lindas opções listradas. Já para quem gosta de algo mais natural, tem as floridas. Há também algumas impressionantes, com um tingimento mais artístico ou padrões geométricos interessantes. Todas para você arrasar no visual!

3- Calça pantalona com social: elegância e discrição

A versatilidade desse modelo é algo que deve ser admirado. Para as mulheres que gostam de algo mais sério, ou que precisam por conta do seu ambiente de trabalho, cabe muito bem com blusa social. O resultado é um traje incrível, muito discreto, que vem para somar à vida de qualquer mulher de negócio.

Ideal para aquele ambiente mais discreto, mas que vale a pena investir em elegância na hora de participar. Seu uso com uma blusa mais formal e blazer garante a seriedade e a classe que super combina com o ambiente corporativo.

Aproveite para conferir nosso conteúdo sobre coloração pessoal, e aprenda a fazer combinações perfeitas para você!

4- Calça pantalona com bota, uma nova forma de brilhar

Você sabia que pode combinar essa calça com botas? Essa é um jeito de usar a calça pantalona realmente surpreendente! Esse é um look mais voltado para uma grande social, festa ou uma ida ao shopping.

Você pode também utilizar a cor da calça para combinar com a bota e, assim, compor um visual ainda mais inteligente. Não deixe de utilizar esse conceito para fortalecer ainda mais o seu acervo de combinações com esse modelo!

5- Calça pantalona com sandália: combinação para qualquer momento

E não é apenas de sapatos luxuosos que vive a combinação com a pantalona, você também pode combiná-la com uma sandalinha. Essa é uma proposta mais simples, porém extremamente viável para algumas situações.

Para dias quentes, para uma ida a um restaurante, para uma festinha, enfim, para inúmeras situações, a combinação entre esse modelito e sandália pode ser essencial.

Como falei antes, é uma combinação para literalmente qualquer momento! Ideal para qualquer situação e não dá um pingo de trabalho!

6- Pantalona e listras: silhueta invejável

Para as mulheres que querem parecer mais altas, altivas, mais esguias e apresentar uma silhueta incrível, vale a pena investir em uma pantalona com listras, e quem sabe até combinar com uma roupinha listrada, não é mesmo?

A verdade é que ela, por si só, é uma calça que valoriza bastante as curvas da mulher, e você pode tornar esse efeito ainda mais interessante valorizando as listras verticais.

Uma pantalona listradas não valoriza apenas as curvas, mas também deixa a mulher mais esguia, dá uma impressão de altura e faz com que sua silhueta fique simplesmente invejável!  Confira também outras formas de alongar a sua silhueta com combinações de roupas!

7- Calça pantalona jeans com rasteirinha: extremamente social!

E se você quer uma combinação que fica perfeita em qualquer momento, vale a pena usar uma dessas em jeans com uma rasteirinha discretíssima ou mesmo com sandálias de salto baixo mais delicadas.

Falei bastante como ela é confortável, geralmente feita com tecidos leves e mais soltinhos, então pode parecer estranho que aqui seja recomendada uma dessas em jeans. Mas a verdade é que a versão jeans também é uma ótima aposta quando falamos de como usar calça pantalona!

Talvez não seja a opção mais perfeita para um dia de muito calor ou para um ambiente muito quente, mas ainda assim, é uma calça que cai muito bem com um ambiente de clima moderado. Seja para uma social com a família, um encontro entre amigos ou aquele happy hour único.

Seja como for, os usos da calça pantalona são extremamente variados, afinal não é só com outras peças que você pode combinar essas calças, mas também com acessórios como cintos, bolsas, brincos e até mesmo joias e semijoias que trarão sua autenticidade para o visual.

Ela é um item incrível, com certeza consegue fazer a diferença em qualquer lugar! Se gostou do conteúdo, não deixe de seguir nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo antes de todo mundo.

Até a próxima!

Compartilhar postagem