Voltar

Conheça todas as belezas do estilo clássico!

Elegância, sobriedade e sofisticação, esses são atributos característicos do estilo clássico, tendo em vista que acomposições vão desde uma pegada mais despojada, até mesmo aquela mais requintada, contudo sempre prezando por um conceito mais discreto e introspectivo.

É o queridinho das mulheres de negócios, pois confere ao look um sentido bastante profissional e dedicado, próprio de quem está acostumada a tomar decisões e gerir uma equipe com maestria. Além disso, possui diversas variações, saindo um pouco do clássico e sempre bem visto terninho.

O estilo clássico é direcionado a todas as mulheres que desejam conquistar seu espaço sem abrir mão do bom-gosto e refinamento. Por isso, elas apostam em combinações poderosas e cheias de atitude, o que confere a elas uma autoestima inabalável, possível ser notada quando caminham imponentes pelas ruas.

Se identificou com a descrição? Que bom, então este é o seu estilo! Para te ajudar, nós da Pau a Pique desenvolvemos um conteúdo completo dando dicas de peças que agreguem valor ao estilo clássico, sempre considerando a diversidade de corpos existentes. Afinal de contas, mulheres únicas merecem looks igualmente únicos! Confira com a gente!

Estilo clássico: características

O perfil de quem adere ao estilo clássico está sempre vinculado à ideia de elegância e sobriedade, pois estas palavras estão atreladas a aquelas mulheres que fazem acontecer no mundo, são independentes e não precisam que ninguém diga como conduzir suas vidas!

Possuem uma imagem de mulher imponente e poderosa, dando a impressão de que são extremamente ocupadas e não possuem disponibilidade para perder tempo com situações que não lhes acrescentam, uma vez que normalmente ocupam cargos de liderança e são conhecidas por serem muito atarefadas.

Além disso, são estrategistas natas! O que demonstra uma inteligência incomum, bem como a incrível capacidade de lidar com as adversidades com engenhosidade e maestria, tendo em vista que sabem como gerenciar situações complicadas com bastante eficiência!

Adoram formas geométricas e linhas, por isso saias lápis acabam sendo uma opção sempre presente! Gostam de peças sóbrias e com cores primárias, com um caimento mais estruturado, assim como acessórios discretos e peças sem muita aplicação, justamente para garantir a característica de sobriedade intacta!

Agora que você já sabe quais são as características principais que integram esse estilo, nada mais justo que saber como montar um guarda-roupas composto por peças sempre icónicas e estilosas, bem como apropriadas para você começar a determinar que o clássico é seu jeito de reafirmar a mulher poderosa e imponente que é!

Estilo clássico: peças-chave!

Saber como estabelecer uma combinação que realmente integre o melhor do estilo clássico, é estar atenta sobre como selecionar as peças que mais tem a ver com a personalidade desse estilo. 

Porém, uma das dicas que damos é que, antes de sair para um banho de loja, você confira quais peças você possui e se enquadram dentro do clássico. Assim, além de economizar, você também irá aproveitar as peças que já possui, o que é ótimo para formar novas possibilidades de looks. Confira na sequência.

Peças de cima

As peças usadas na parte de cima contemplam blusas sempre confeccionadas em um tecido elegante como, por exemplo, a seda. A preferência por cores também é algo importante, pois elas são determinantes para estabelecer um look clássico.

  • Blusas: confeccionadas em cetim, seda e até mesmo em algodão, elas possuem um desenho sempre sóbrio, ousando um pouco mais na colocação de uma gola mais evidente. Esse critério vale para mangas compridas e também curtas. As cores preferidas são o preto, branco, off-white, cinza e tons pastéis. Esse critério também vale para as regatas.
  • Camisas: sempre exalando classe e elegância, a seda é o tecido ideal! Possuem pequenos detalhes românticos e refinados, o que garante aquele ar de mulher impecavelmente elegante. As costuras são o diferencial, pois podem ser feitas em cores diferentes e estabelecendo formas, atribuindo um toque final ao todo.

Peças de baixo

As peças que integram o look de baixo são mais versáteis que as peças de cima, pois existem mais opções. Contudo, elas seguem o mesmo conceito de sobriedade e elegância, uma vez que a ideia é justamente compor um todo harmônico e agradável de ser visto!

  • Calças: as peças dessa categoria são as calças alfaiataria, que garantem uma fidelização do clássico. Há também as calças pantalonas e pantacourt, elaboradas em tecidos que dão um caimento reto. Jeans reto e tradicional, em cores como o azul marinho e preto. 
  • Saias: lápis e midi, para quem também gosta de mesclar entre o uso de calças e demais peças. 
  • Shorts: para momentos de descontração, em formato e tecido alfaiataria. Veja shorts social combina com o que.

Peças únicas

As peças únicas, como vestidos e macacões também são possíveis no estilo clássico, desde que neles seja possível evidenciar as características dele. Além disso, podem ser uma ótima opção para quando for necessário sair do comum e trivial, próprio das combinações usadas no dia a dia.

  • Vestido tubinho: o formato tubinho é ótimo para evidenciar o clássico. Pode ser encontrado nos modelos com mangas, gola canoa e em formato “v” ou redonda;
  • Macacões alongados: geralmente os preferidos são aqueles que marcam o busto, estabelecendo uma cintura. Já as calças caem mais alongadas, retas e em formato pantalona.

Peças de sobreposição

As sobreposições são o diamante do look clássico, pois elas garantem um ar muito mais sofisticado ao look, tirando ele do caráter básico e estabelecendo uma ideia mais elegante, própria de mulheres decididas e donas de seus destinos.

  • Blazer: é possível usá-lo sempre em dois formatos: o mais tradicional, em que o final fica na altura do início do quadril, e os mais alongados, que passam o quadril e garante uma impressão de corpo mais ereto. Esse conceito vale também para os sobretudos; Veja também look advogada moderna.
  • Colete: os mais indicados para composição são os modelos em alfaiataria. Há uma diversidade de formas, porém as que mais se destacam são aqueles que possuem uma costura reta, em tecido mais firme – como o oxford ou linho – dando um ar de seriedade e classe;
  • Cardigan: mesmo sendo uma peça mais despojada, quando eleita em uma cor mais chapada, é possível conferir ao look um conceito mais despojado, contudo não deixa a desejar em sofisticação.

Acessórios

Você pode pensar que nesse estilo não é possível aderir a acessórios, porém você pode e deve usá-los. Contudo é preciso prestar atenção e aderir aqueles que agreguem valor ao look, uma vez que, escolher algum que seja muito diferente da proposta, pode ocasionar em uma composição completamente desarmoniosa.

  • Óculos de sol: sempre modelos maiores e glamurosos, típicos de mulheres finas como aquelas que vemos nas novelas das 9;
  • Bolsas: compostas em couro e em coloração neutra, elas acompanham o mesmo estilo que o sapato e cinto;
  • Jóias: preferência por pérolas e ouro – ou em dourado. O importante é expressar refinamento;
  • Chapéus e lenços: os chapéus são ótimos, porém precisam ser em um formato mais clássico, como o fedora. Os lenços podem conter um pouco mais de cor, além de serem ótimos para agregar com um estampa diferente e estilosa;

Calçados

Peça final, mas muito querida por todas as mulheres, os sapatos de quem tem a personalidade clássica são aqueles mais sóbrios e em couro – seja ele natural ou não. As cores normalmente são monocromáticas, justamente para passar um ar singelo e introspectivo.

  • Salto: eles são os mais procurados por mulheres de negócios, porém isso não é uma regra. Entre os modelos mais desejados estão os scarpins, slingback – com o salto quadrado – e mules. O mesmo vale para sandálias;
  • Rasteiro: nesse caso o “carro chefe” são as sapatilhas bonecas, também em couro e cores monocromáticas.

Perfeito, não é? Agora que você já sabe quais são as peças mais indicadas para o estilo clássico, que tal ficar por dentro de como combiná-lo com traços de outros estilos? Acompanhe na sequência!

Estilo clássico e os demais estilos

Estilos complementares são aqueles que possuem peças que cabem dentro de um determinado estilo. Nesse caso, nós vamos compreender como agregar valor com peças de outros conceitos a personalidade do estilo clássico! Veja também roupa inteligente.

Básico: o básico aliado ao clássico é a combinação perfeita para quem gosta de demonstrar elegância sem complicações. O look típico desse “casamento entre estilos” é a junção de uma camiseta branca usada por dentro de uma calça jeans azul marinho, com um blazer de estampa xadrez, bem como acessórios em couro monocromático.

Esportivo: Você deve estar pensando que não é possível uma união entre os dois estilos, tendo em vista que eles parecem opostos. Contudo, é possível unir o melhor dos dois estilos e construir um look super autêntico. 

Por exemplo, você pode usar uma blusa de malha por dentro de uma pantacourt jeans e jogar por cima um blazer da mesma cor, unido de uma bota mais clássica. Prontinho, conceito chic e despojado!

Moderno: o estilo moderno é “meio que” uma derivação do clássico, pois abusa de composições riscas de giz em um design mais estrutural. Porém, diferente do clássico, em que predomina a sobriedade, o estilo moderno aposta em combinações mais irreverentes, que estampam a força da mulher tecnológica e cosmopolita. 

Um exemplo ótimo são os terninhos retos, porém desenhados de maneira diferente, com calças pantacourt e blazers mais curtos. Aposte em um scarpin ou mule, junto de uma bolsa com o mesmo tema do calçado.

Romântico: como o estilo básico é o pilar de qualquer outro, com o romântico não é diferente. A união dos dois geram combinações com poá e conjuntos de blazer e saia. Além disso, nesse caso é possível abusar das pérolas, pois elas garantem o charme do estilo românico, sempre atreladas a sofisticação do clássico. 

Uma combinação extremamente elegante é compor um look com um vestido midi azul marinho, preto ou cinza, composto por um blazer em cor mais ousada, como o vermelho. Sapatos altos e de salto finos são ótimos.

Sexy: o estilo sexy é sempre a preferência de mulheres ousadas e que esbanjam magnetismo. Nesse caso é possível unir o melhor dos dois conceitos e construir um look bastante harmônico, charmoso e com aquela pegada envolvente. 

Uma possibilidade é novamente os conjuntos terninhos riscas de giz, porém por baixo do blazer apostar em um cropped de couro liso. Essa combinação fica riquíssima quando feita em cores como off-white e marrom.

Criativo: o conceito do estilo criativo envolve uma liberdade bastante interessante quando pensamos no clássico, pois proporciona sair da zona de conforto e ousar mais. Assim, a união dos dois pode envolver mistura de cores e estampas, mas sempre conservando a sobriedade que é característica do estilo clássico. 

Um exemplo de composição de look é optar por uma saia midi mais neutra, por exemplo em cinza, combinada com uma regata de cetim mostarda, bem como jogar por cima um blazer alongado estampado, combinando com o tom da regata. Nos pés você pode apostar em uma sandália de salto e em tiras. Fica um charme!

Interessante, como o estilo clássico possui uma versatilidade muitas vezes negligenciada por algumas mulheres. Porém, você viu como é possível estar no clássico e ainda assim ousar nos outros estilos? Bacana! 

Nós, da Pau a Pique, nos preocupamos em elaborar em nosso conteúdo sobre moda algo que vai muito além do que dar dicas de composições. Nós queremos que nossas leitoras saibam que é possível ser criativa e atribuir ao look algo próprio da personalidade de cada uma. 

Nós acreditamos no poder que a moda tem de elevar a autoestima feminina e apostamos nisso como um agente de mudanças, promovendo cada vez mais um empoderamento capaz de levar mulheres de todas as classe, raças e corpos a se sentirem realmente lindas! 

Por isso, que tal continuar conosco e ler nosso post sobre Moda atemporal e conheçer modelos que sempre são tendência? Você vai aprender muito!

Compartilhar postagem