Voltar

Estilo casual: um aliado da moda consciente e atemporal!

Mulher vestindo blusa branca básica e casual

Mulheres que amam vestir peças casuais estão longe da categoria de looks sem personalidade ou pouco criativos. Pelo contrário, o estilo casual feminino se baseia no uso inteligente de roupas que oferecem várias possibilidades de combinação, transformando o visual final em algo completamente novo ao trocar uma única peça e evitando a compra excessiva de roupa.

Para saber tudo sobre looks casuais femininos, o blog da Pau a Pique trouxe um guia completo sobre o estilo que faz sucesso no guarda-roupa das mulheres. Continue a leitura e aprenda dicas simples e fundamentais para garantir um visual que represente seu jeito prático e espontâneo de ser! Vamos lá?

O que é estilo casual?

Se você acha que conforto e praticidade são critérios importantes a considerar na hora de comprar roupa, provavelmente seu estilo é mais casual do que você pensa! Prezando por versatilidade, o estilo casual utiliza peças descontraídas e joviais para mostrar ao mundo a personalidade de quem as está vestindo.

Com tendência minimalista, o look casual trabalha com tecidos de caimento mais solto no corpo e com alto padrão de qualidade para favorecer a sua durabilidade. Portanto, a lista de itens que o guarda-roupa casual abriga contém peças como jeans, blusas com estampas listradas, de poá e lisas, além de outros tipos de roupas e acessórios super confortáveis e elegantes.

Como ter um look casual feminino?

A tarefa de encontrar seu próprio estilo está em constante mudança, pode acreditar! Além da influência que as tendências do momento exercem em nosso modo de vestir, há ainda a questão da personalidade que evolui conforme amadurecemos. No estilo casual, esse processo de transformação é capaz de unir peças básicas e atemporais com itens contemporâneos e que estão em alta no mundo fashion.

Seja para ir ao trabalho, passear com a família ou jantar com as amigas, o estilo casual é fácil de aderir! Com as dicas que selecionamos hoje, você não terá mais dúvidas sobre como conquistar um look casual perfeito para te deixar linda e confiante, independente da hora ou local da ocasião!

1) Escolha um ponto de cor no visual

Peças coloridas merecem uma atenção especial quando se pretende usar um look mais casual. Na prática, isso significa que a peça de cor chamativa será o destaque da produção, enquanto as outras seguirão o padrão de cores neutras e mais tradicionais como branco, preto ou nude.

2) Aposte no mix de peças informais e clássicas

Lembra que mencionamos a versatilidade como uma das grandes vantagens do estilo casual? Pois bem, essa é a hora de testar! Escolha uma roupa de tecido mais básico e simples para compor junto com um item mais fashionista. Calças, shorts e saias jeans são ótimos exemplos de roupas para vestir junto com peças de padrão mais refinado como a tendência das blusas de manga bufante ou camisas feitas com tecidos nobres como musseline e cetim.

3) Experimente um look monocromático

Para um visual mais clean e sofisticado, escolha a sua cor preferida e brinque com os tons semelhantes a ela em todas as peças do look! Ao optar por roupas leves e que não comprometem a liberdade do seu movimento, o estilo casual se fará presente por meio de regatas e camisetas. Quando combinadas com calça flare, por exemplo, a harmonia será comunicada por meio da repetição de cor. Caso queira aproveitar a tendência do momento, aposte nos tons pastéis para fugir do famoso look todo preto.

4) Não tenha medo de ousar nas sobreposições

Criar camadas na produção é uma tática super interessante e válida para todos os estilos! Em termos de look casual, a dica não seria diferente! Você pode usar peças inteiras como o macacão junto com uma blusa de manga longa por baixo ou com gola alta.

Da mesma maneira, também é uma ótima opção combinar vestido midi com jaqueta jeans cropped, aquela com comprimento mais curto e parecido com os boleros.

5) Combine peças de outros estilos no seu visual casual

O mais importante no estilo casual é utilizar peças confortáveis e que respeitem a silhueta feminina! Logo, as roupas casuais são super fáceis de combinar com itens de outros estilos para trazer modernidade à produção sem perder a elegância.

Você pode investir no ar clássico dos blazers ou na pegada esportiva dos tênis sneakers para ousar com moderação no seu look casual.

6) Invista em acessórios elegantes e práticos

O look precisa ser pensado da cabeça aos pés, certo? É nesse momento que o uso dos acessórios corretos faz a diferença no look casual feminino, acabando de vez com o mito da roupa casual ser sinônimo de falta de personalidade! Nossa dica vai para o uso de óculos escuros com modelos clássicos como aviador e retangular, assim como os calçados conhecidos pelo calce prático e que não causam incômodos durante ou após o uso. São eles:

  • Sandálias plataformas ou com salto médio;
  • Sapatilhas;
  • Calçado mule;
  • Sapato modelos Oxford;
  • Rasteirinhas.

Quanto às bolsas, modelos grandes como satchel, carteiro e sacola são versáteis e práticas para você carregar tudo o que precisa em um único lugar. Vale a pena o investimento!

Agora que você está por dentro do mundo do estilo casual, ficou mais fácil criar composições lindas e confortáveis para diferentes eventos, não é mesmo? Se você curtiu o conteúdo, continue seu aprendizado sobre o mundo da beleza e tendências da moda feminina com o post “Conheça os 7 segredos das mulheres elegantes!“.

Boa leitura!

Compartilhar postagem