Voltar

Estilo hygge: saiba tudo sobre esse conceito e veja como usar!

Conforto, aconchego e bem-estar são palavras tão gostosas que só ouvir falar dá um quentinho no coração, concorda? Como a nossa vida é uma correria, cada dia mais buscamos alternativas para os nossos looks que contemplem esse conceito. Pois é, você aí aderindo todos esses aspectos no seu dia a dia e talvez não saiba que existe um nome para este estilo: hygge.

Para te explicar rapidinho o que é esse estilo que está fazendo a cabeça de cada vez mais pessoas, vamos imaginar a seguinte situação: é inverno, você está no sofá ouvindo uma boa música, tomando um vinho, com aquele agasalho quentinho, ou com um cardigan confortável e calças de tecido mais aconchegante. Tudo é perfeito, tudo é harmônico.

Conseguiu visualizar? Esse tipo de cena é uma das definições mais fiéis do que o hygge significa. Surgido na Dinamarca, essa tendência de comportamento chegou com a proposta de proporcionar os melhores momentos, sempre acompanhado de muito conforto, proporcionando situações mais intimistas, mas sem deixar de lado o estilo.

Parece interessante, não é mesmo? Pensando nisso, a Pau a Pique elaborou um conteúdo que explica certinho toda a proposta do conceito hygge e – de quebra – te ajuda a pensar em possibilidades de looks para começar agora a aderir a moda! Quer entender mais? Continue a leitura na sequência!

Hygge: a moda que preza pelo conforto e bem estar!

Blusões, calças confortáveis, tênis e coturnos, esse são apenas alguns dos modelos que compõem o guarda-roupas de alguém que tem como referência o estilo hygge. É muito comum ver modelitos baseados em blazers confortáveis, jogados por cima de blusas meia estação, combinando com uma touca ou chapéu.

A pessoa que escolhe o hygge sabe como se vestir bem considerando o conforto como marca registrada. Contudo, se você está pensando que nesse tipo de comportamento pode ser usado somente moletom e tênis – já que estamos falando de comodidade – devo informar que você está enganado.

As vestimentas podem sim ter um caráter mais intimista e aconchegante, porém isso não tem nada a ver com usar somente “roupas de ficar em casa”, já que está mais para combinar essas roupas de maneira que elas contemplem outros elementos estilosos para atribuir ao hyggy um caráter moderno e bonito.

Quer saber como montar um guarda-roupas seguindo essa interessante tendência? Continue conosco e leia na sequência nossas instruções para que você saiba quais peças são mais interessantes serem incluídas no estilo hygge! Vem com a Pau a Pique!

Guarda-roupas hygge: estilo e aconchego andando juntos!

Para montar um conceito com esse estilo, antes você precisa conferir quais roupas você já possui e podem ser aproveitas para montar o look. Feito isso, é possível pensar em quais você gostaria de ter e – aí sim – começar a pesquisar nas lojas.

Essa atitude além de permitir uma melhor organização do espaço físico onde serão armazenadas as roupas, também tem a vantagem de permitir que você não compre coisas que já possui e por algum motivo não se lembra. Quem nunca esqueceu que tinha uma roupa e depois se surpreendeu por tê-la encontrado que atire a primeira pedra, não é mesmo?

Quer saber o que incluir no seu guarda-roupas e aquilo que pode ser identificado para ser aproveitado em um look hygge? Continue a leitura a seguir e entenda mais sobre o que não pode faltar no guarda-roupas de alguém que pretende seguir essa acolhedora tendência!

Parte de cima

A primeira coisa que é preciso ter em mente é a origem do estilo, que surgiu na Dinamarca. Lá o clima é completamente diferente do nosso, o que quer dizer que a grande maioria das roupas usadas por hyggies são de inverno.

Isso não quer dizer que não seja possível usar roupas mais quentes no Brasil, mas sim que o período de usá-las é muito menor do que para os dinamarqueses! Contudo, é possível dar uma repaginada e ressignificar o conceito para o nosso clima tropical, tudo bem?

Assim, para as partes de cima é interessante blusas de linha – tipo cardigans e suéteres, sabe? Moletons mais lisos e finos – para que seja possível usá-lo sem passar calor –, nas cores primárias, camisas, blusinhas meia estação e camisetões.

Um exemplo bem interessante de look é combinar uma calça jeans mom – aquelas de cintura alta, mais larga – com uma blusa de moletom por dentro, talvez nas cores cinza ou vinho, e jogar um tênis confortável nos pés – seria interessante um modelo neutro. Pronto, o modelo não está completamente para o inverno e pode ser usado tranquilamente no clima mais ameno do Brasil.

Parte de baixo

O mesmo critério de considerar o clima brasileiro também vale para as partes de baixo, ou seja calças, shorts e saias, afinal de contas, muitas vezes colocamos um blusão e ficamos de shorts por aqui, não é mesmo? Pois é difícil suportar o calor nas partes inferiores do nosso corpo.

Assim, é legal considerar para esse critério elementos também confortáveis, como calças jeans mais largas – um ótimo exemplo é o modelo mom –, as novíssimas e sempre confortáveis joggers, calças de moletom, saias mais quentinhas, em tecido de linho ou lã, meias calças e shorts mais despojados – um ótimo exemplo é o estilo destroyed.

Para montar um look bacana e possível de ser usado na nossa terrinha, basta selecionar uma saia cintura alta e um pouco mais alonga – talvez uma midi jeans, dá também para acrescentar uma meia fina –, uma blusa mais fina, estilo meia estação – legal se ela tiver um capuz .

Adicione a isso tudo um blazer em tons mais neutros – bacana no preto, pois essa cor é versátil e super democrática. Nos pés você pode usar um coturno confortável e aproveitar o capuz da sua meia estação para jogá-lo para o lado de fora e fazer um detalhe mais estiloso.

Calçados

Os calçados são, além de itens indispensáveis para termos conforto e bem estar, uma ótima cartada para atribuir mais estilo à pegada hygge, pois eles atribuem detalhes que talvez seja mais difícil conseguir nas roupas, devido a neutralidade característica do próprio estilo.

Assim, vale a pena investir em sapatos que tenham características que vão em direção ao conforto, tranquilidade e aconchego do estilo hygge. O interessante é que os design de sapatos, entendendo a necessidade de elaborar modelos que sigam esse estilo, estão cada vez mais produzindo estilos conceituais que são bastante acolhedores.

Dentre os queridinhos do estilo estão os sempre bem-vindos tênis, coturnos, sapatilhas e sapatos em modelo oxford e mocassim. Então, se você está realmente interessado em ser uma pessoa que esbanja o hygge, dê adeus a usar meias com chinelo, certo? Por mais que a gente goste e seja confortável, para ser um verdadeiro hyggie é preciso caprichar nos calçados.

Agora que você já sabe o que é necessário ter em um guarda-roupas hygge, que tal começar a separar as peças e começar a intencionalmente se vestir nesse estilo? Além disso, com o tempo você irá encontrar muitas outras possibilidades em seu próprio guarda roupas. 

Gostou do nosso texto? Por aqui a gente sempre procura trazer conteúdos relevantes que tratam a moda de maneira mais humanizada, considerando-a com um conceito mais individualista e que tem a ver com a expressão da nossa personalidade no mundo! 

Quer continuar conferindo o que preparamos para você? Vem ler o nosso texto sobre os melhores filmes e documentários sobre minimalismo, uma tendência que tem super a ver com o estilo hygge! Te espero lá, certo?!