Voltar

8 filmes e documentários incríveis sobre o minimalismo! Confira!

O minimalismo é um conceito bastante procurado nos dias de hoje e justamente por ele compreender a vida de uma maneira mais simples e desapegada, muitas pessoas estão aderindo à rotina. 

Mas o que é o minimalismo? É a atitude de desapego que consiste em eliminar tudo o que é excesso e ficar somente com aquilo que é essencial. Um dos pilares desse termo é justamente a eliminação de produtos para a obtenção de espaço. Isso contribui para que a pessoa se sinta mais livre e menos sufocada pelo consumismo.

Parece um pouco confuso? Não se preocupe! Nós, da Pau a Pique, pensamos em organizar uma listagem com 8 filmes e documentários que tratam ou de maneira global os conceitos do minimalismo, ou apontam aspectos importantes da vida que abolem o consumismo desenfreado.

8 filmes e documentários sobre minimalismo que te ajudam a entender!

Os filmes e documentários normalmente são meio didáticos de nos mostrar algo, ou de nos instruir a respeito de algum assunto. Por isso, pensamos em trazer 10 exemplares que tratam de alguma maneira do que é o minimalismo, justamente para que esse conceito fique bastante claro e você possa começar a aplicá-lo na sua vida! Vem conferir!

1 – A documentary about the Important Things

Esse documentário organizado por Matt D’Avella demonstra as bases do projeto The Minimalists, organizado e administrado por Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, por meio de entrevistas com diversas pessoas engajadas em excluir o estilo de vida consumista e focar em atividades realmente proveitosas e que geram felicidade de fato.

Assim, eles demonstram que a alegria genuína não está relacionada à cultura de obtenção de produtos, mas sim a forma como gastamos nosso tempo. Além disso, o documentário aborda como a indústria e o mercado investem em formas de nos levar a crer que precisamos de determinado item, o que faz com que a gente acabe comprando sempre mais e mais.

2 – No Impact Man

Esse documentário disponível na Netflix, aborda o cotidiano de uma família que adere a um estilo de vida bastante minimalista e que impacta menos o meio ambiente. Dessa forma, eles abrem mão de alguns “luxos”, como inclusive a energia elétrica, e focam em atividades que realmente tem valor para os familiares.

O interessante – cuidado com o spoiler – é que com o decorrer do documentário é possível perceber que a filha do casal não é impactada pela mudança de estilo de vida, uma vez que cresce adaptada a conviver de maneira mais sustentável. Isso demonstra que o consumismo é um sistema que pode ser vencido.

3 – Tiny House Nation

Esse documentário não aborda exatamente o que é o minimalismo, porém ele tem uma “pegada” bastante ligada à prática do conceito, uma vez que ilustra famílias em busca de um estilo de vida mais livre das amarras do consumismo, tendo como foco a redução de produtos nos espaços em que vivem.

O curioso é que para efetivar essa vontade, todos se mudam para casas bastante pequenas, o que interfere nos gastos com uma casa maior, bem como com outras despesas provenientes de uma vida mais relacionada ao consumo de bens. Esse documentário tem inspirado diversas pessoas a perceberem que não é preciso viver em um imóvel enorme para serem felizes.

Aproveitando o papo sobre ter apenas o essencial, confira nosso post sobre como preparar uma mala levando apenas o que é necessário.

4 – Bill Cunningham New York

Nesse caso, o documentário aborda o estilo de vida do famoso fotógrafo Bill Cunningham, já com 86 anos de idade. Ele vive em Nova Iorque com pouquíssimos bens, usa as mesmas roupas até rasgarem, e daí as costuram, além disso vive para cima e para baixo com um casaco azul comprado em uma loja de ferramentas.

Contudo, o interessante desse documentário é que o fotógrafo faz uma ironia com a contradição de ser uma pessoa completamente adepta do minimalismo, mas ter trabalhado durante anos na indústria da moda. Ele ainda questiona que dinheiro é barato demais quando comparado ao preço de se ter liberdade!

5 – Tidying Up with Marie Kondo

Conhecida por aqueles que gostam de arrumação, Marie Kondo vai muito além do que dar dicas de organização, ela institui o minimalismo como uma abordagem necessária para vivermos uma vida melhor e menos apegada ao consumo. Contudo, nesse documentário essa temática fica ainda mais evidente.

Em Tidying Up with Marie Kondo, a coach de arrumação mostra como influenciou a vida de diversas pessoas, que hoje são muito mais felizes por terem aprendido que ter muitas coisas não preenche o nosso vazio existencial. A partir daí, ela nos leva a refletir sobre o jeito como procuramos alegria e satisfação no consumo desenfreado.

6 – My Stuff

Esse filme mostra a vida de uma homem de origem irlandesa que tem a ideia de colocar todos os seus bens alocado em um depósito durante um ano. Nessa situação, ele institui que tudo o que ele precisar deverá buscar no depósito, justamente para perceber quais itens realmente são necessários. Contudo ele só pode “pegar” um objeto por dia.

A ideia é demonstrar como parecemos precisar das coisas que estão ao nosso redor, mas em uma situação de real necessidade, começamos a perceber que aquilo que antigamente fazia muito sentido em ser indispensável, na verdade não passa de algo que fomos ensinados a ter dependência.

7 – The True Cost

O documentário The True Cost é uma obra de arte! Ele trata do consumo voltado para a indústria da moda. Ele demonstra como essa esfera dita os parâmetros, não só de estilo, mas também daquilo que é tido como necessário e indispensável, no que tange às nossas vestimentas.

Além disso, o documentário amplia a discussão sobre as bases exploratórias que envolvem a indústria da moda, mostrando como muitas empresas investem em mão de obra quase escrava, para conseguirem produzir mais com menos custos. Assim, nos levam a pensar como essas atitudes interferem, inclusive, na nossa saúde mental.

8 – Na Natureza Selvagem

Esse filme baseado na vida de Christopher McCandless, demonstra como é se sentir fadigado e cheio de um sistema que insiste em nos fazer dependentes do consumo. O protagonista, ao terminar a faculdade, decide vender tudo o que tem, pegar as economias e sair pelo mundo afora, fazendo uso de caronas para se locomover e morando em qualquer lugar.

Além disso, o enredo deixa claro a não realidade da crítica que algumas pessoas têm do minimalismo, uma vez que julgam esse estilo de vida como o de pessoas sem cultura, formação e intelectualidade, o que não é verídico no filme, uma vez que Christopher aparenta ser alguém extremamente intelectualizado, porém consciente que o consumo é algo ruim para o ser humano.

Gostou da nossa lista? É claro que há inúmeros outros filmes e documentários que tratam sobre o mesmo assunto: o minimalismo. Porém, para que você possa entender o que ele é, os nossos indicados são suficientes e altamente instrutivos.


Gostando da leitura em nosso blog? Que tal continuar com a gente e continuar se inteirando sobre esses temas? Nós da Pau a Pique nos preocupamos com o consumo consciente e queremos que nossos leitores saibam o quanto isso é importante! Nos vemos no próximo post!

Compartilhar postagem