Listras para um look atemporal
A estampa listrada é considerada atemporal na moda. Ela é um padrão clássico que nunca sai de moda e tem estado presente na moda ao longo das décadas. Uma estampa de listras é simples e versátil, o que a torna adequada para uma ampla variedade de estilos. Ela pode ser usada tanto em roupas casuais quanto em trajes formais, e pode ser adaptada para criar looks clássicos ou contemporâneos.
A estampa listrada é versátil e se adapta a uma ampla variedade de estilos e tipos de corpo, e por isso, está sempre presente nas coleções da Pau a Pique.
Quer conhecer um pouco mais sobre a história dessa estampa? Vem com a gente:
Idade Média: Acredita-se que as listras tenham aparecido na moda europeia durante a Idade Média, principalmente na forma de tecidos listrados usados para roupas de trabalho, como uniformes de servos e trajes de camponeses. Nessa, as listras eram frequentemente associadas à época social mais baixa.
Século XVIII: Durante o século XVIII, as listras começaram a ser usadas em roupas mais elegantes, principalmente em trajes de banho na Inglaterra e na França. Elas eram populares em vestidos de verão e trajes de praia.
Século XIX: As listras ganharam popularidade na moda masculina e feminina durante o século XIX. Os marinheiros europeus passaram a usar listras em suas roupas, o que deu origem ao termo “listras de marinheiro”. As listras também foram usadas em uniformes militares e roupas de trabalho.
Século XX: As listras desempenharam um papel importante na moda do século XX. Coco Chanel, a famosa estilista francesa, moderna o icônico blazer listrado marinho e branco em 1917, que se tornou um símbolo da moda e da moda náutica. Durante a década de 1950, as listras ganharam popularidade entre os jovens como parte da cultura do rock ‘n’ roll.
Desde então, as estampas listradas têm estado em alta na moda, adaptando-se a diferentes estilos e tendências. Ela é versátil, elegante e tem uma história rica que se torna um elemento duradouro no mundo da moda. Agora que você já sabe o quão versátil e atemporal são as listras, que tal conferir dicas valiosas de como usá-las?
Vestidos Listrados
O vestido listrado é uma peça curinga no guarda-roupas feminino, seja midi, longo ou curto, haverá diversas possibilidades de uso. Combine-os com cintos, cardigans e acessórios. Os vestidos mais soltos, são opções excelentes para looks românticos, enquanto os de modelagens mais justas são melhores para eventos informais.
Twin Sets Listradas
A dica para que esse visual seja harmônico, é investir em peças neutras na parte inferior do corpo. Em relação às cores, o ideal é manter uma harmonia e fazer combinações de cores monocromáticas, análogas ou complementares à cor das listras.
Shorts Listrados
Shorts são indispensáveis para looks frescos e despojados. Quando montamos uma composição de shorts listrado com uma blusa neutra, basta colocar um tênis, sandália ou sapatilha e arrasar no estilo!
Gostou do blog de hoje? Então acesse nosso site e apaixone-se nas peças listradas.
Priscila Santos, autora de nosso blog, possui uma longa jornada na redação de conteúdos sobre moda. Premiada nacionalmente e apaixonada por escrita, hoje dedica-se a escrever sobre textos que garantam informações reais e de relevância para nossos leitores.
Alinhada com os valores da Pau a Pique, entende a moda como uma manifestação cultural, que permite a ocupação em diversas esferas da sociedade! Para Priscila, a moda é uma oportunidade de garantir, a homens e mulheres de todas as idades, o empoderamento necessário para se sentir bem em qualquer lugar e ocasião!