Voltar

Moda Jeans, a origem! Conheça 6 fatos incríveis sobre este ícone da moda.

Sim, pode ter certeza disso. Não se fala de moda, e tampouco se lembra dela, sem pensar no jeans. Aliás, aí já surge uma curiosidade… Jeans é um tecido ou uma cor? Quem teve essa ideia incrível? É sobre este icônico item da moda feminina, moda masculina, moda infanto-juvenil, moda inverno, moda outono, ufa… É sobre o jeans que falaremos hoje!

1. Nasceu! Quer dizer, quase…

Olha, ele já é bem mais velhinho do que você imagina, mas sabe o que é legal? Até ele envelhecidinho, veste bem, né?

Foi em 1567, que surgiram os termos “genoese” e “genes” para se referir ao tipo de tecido que os marinheiros usavam, e elas eram fabricadas na cidade de Nimes, na França.

E lá em 1792, na cidade de Maryland, nos Estados Unidos, que popularizou-se o termo “denim”, que era feito de algodão trançado.

2. Agora sim, nasceu!

E em meados do século 19, o empresário alemão-estadunidense e judeu (esse era importante, hein?!) Levi Strauss, não conseguindo vender nada na Califórnia, pois o mercado estava saturado, foi então que ele teve a ideia de criar um novo uso para aquele tecido, e este uso, seria para fabricação de calças bem mais resistentes do que as utilizadas pelos garimpeiros na época.

Enfim! Finalmente o termo jeanswear que tanto conhecemos hoje foi criado. Inicialmente, este estilo de confecção era destinado a roupas de trabalho.

Curiosidade: Os botões de metal só foram acrescentados nas roupas em 1860.

3. O jeans, como conhecemos hoje.

O que reconhecemos como verdadeiro jeans, é aquele de cor azul. Ele surgiu por volta do ano 1890, quando Levi Strauss decidiu tingir aquelas peças com um corante de uma planta chamada Indigus. E eis que surgiu esse jeans que tanto amamos hoje e que é tão “combina com tudo”.

Fala a verdade, uma bela calça jeans, bem ajustada, com tecido de qualidade, jamais vai decepcionar, tanto em ocasiões mais formais quanto informais. A Pau a Pique é reconhecida também pela qualidade das peças jeans que vende, sejam calças, camisas, bermudas e até casacos (agora pro inverno é ótimo), acesse nossa seção (é só clicar aqui) de jeans e confira as novidades tanto para moda feminina quanto moda masculina.

E vamos em frente, que ainda temos mais 6 curiosidades sobre o jeans.

4. Quando se popularizou o jeanswear

O jeans passou realmente a ser utilizado o dia a dia, como utilizamos hoje, no século 20. Ele teve seu uso popularizado pelos caubóis de filmes americanos, e por soldados durante a Segunda Guerra Mundial.

Mas, o que realmente o fez explodir no mundo da moda, foi a utilização de astros do cinema e da música estadunidense, tais como: James Dean, Marlon Brando e Elvis Presley.

E não podemos esquecer, que eles também eram utilizados pelos hippies, como uma forma de simbolizar rebeldia.

5. Afinal, jeans é cor ou tecido?

E aí?! Pra você, caro leitor, o jeans é uma cor ou tecido?

Na verdade, a resposta é: “as duas coisas”! Sim, a característica do jeans, como já falamos, é o entrelaçamento de fios. Portanto, esse jeans mais tradicional, azulzinho, é resultado do entrelaçamento de fios tingidos de índigo (que resultam nesse tom) e brancos.

E essa mistura não para por aí, por isso hoje o jeanswear é tão amplamente utilizado, pois a mescla pode gerar belíssimas calças pretas e de outras cores também!

6. As incríveis modelagens

Modelagens, eis aí uma variedade que poucos tecidos possuem tanta variedade quanto o jeans, na história da moda.

Vamos conhecer algumas:

  • Tradicional: cintura no lugar e pernas de corte mais afunilado.

 

  • Cigarrete: modelagem ajustada ao contorno do corpo, pernas justas e cintura baixa.
  • Oversized (tamanho exagerado): é o jeans bem folgado.
  • Skinny: modelagem bem justa, principalmente abaixo do joelho. Parecida com a legging, porém de tecido jeans.

E pra encerrar, lembre-se, você não precisa ser um expert em moda para estar sempre bem vestido e dentro das tendências, a Pau a Pique, há mais de 25 anos, está antenada com tudo que acontece e por isso sempre tem a seu dispor as peças mais incríveis pra você arrasar neste Outono! Veja quantos Lançamentos preparamos!

Eu vou ficando por aqui, e… até a próxima!

Compartilhar postagem