Voltar

Moda sustentável e estilosa: conheça o upcycling!

logo tipo da upcycling feito m retalhos sob uma superfície de madeira

Criatividade é uma das características que mais movem o mundo e a nós mesmos! Ela nos instiga a ver novas oportunidades, abrir portas, além de nos motivar a nos reinventarmos sempre. Graças a essa grande capacidade de adaptação que os seres humanos possuem, novas abordagens surgem no mundo da moda, como é o caso do upcycling!

Com uma proposta mais consciente e responsável, essa nova vertente – que nem é tão nova assim – surge como uma alternativa preocupada e resolutiva sobre o impacto que a produção dos bens de consumo – no caso roupas – tem no meio ambiente.

Como resposta a isso, muitos movimentos sociais têm abordado o tema como uma opção para aqueles que desejam permanecer fashionistas, mas com respeito e responsabilidade ao próximo e ao mundo em que vivemos!

Por isso, a Pau a Pique – tendo muito apreço e carinho por uma moda mais consciente – elaborou um conteúdo completo explicando o que o upcycling e como ele impacta diversas áreas que trabalham com arte, estética e beleza. Quer conhecer mais sobre o conceito? Continue rolando a página!

O que é o upcycling e como surgiu?

 Moda sustentável e estilosa upcycling

Se você leu a introdução já percebeu que o upcycling pode estar em alta na moda atual, mas não é um movimento tão novo como aparenta. É claro que ele tem se consolidado mais nos últimos tempos, uma vez que diversas técnicas de sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente tem sido mais forte nas últimas décadas.

É justamente em resposta a essas questões que o upcycling surge, trazendo uma abordagem mais minimalista, consciente e responsável para a moda atual. E quando falamos de “moda” não estamos nos referindo somente a roupas – apesar de este ser o foco aqui. O upcycling também influencia o setor moveleiro, decorativo e demais nichos.

Mas em que realmente consiste o upcycling? Basicamente, ele surge com a ideia de trazer um conceito novo a materiais que seriam descartados. O princípio é a reutilização de matéria prima com muita criatividade, trazendo uma roupagem única e intimista, talvez até mais autêntica que o original.

Mesmo influenciando diversos setores, o upcycling foi cunhado pela primeira vez por um ambientalista alemão, Reine Pilz, em 1994 – o que faz sentido, já que o movimento vem com o objetivo principal de respeito ao meio ambiente. Mesmo assim, somente ganhou notoriedade em 2002, quando um químico e um arquiteto publicaram um livro sobre a arte da reciclagem.

Assim, a ideia principal que movimenta o upcycling é a redução da enorme quantidade de resíduos gerados por nós e pelos meios de produção, que seriam descartados em lixões e aterros sanitários e permaneceriam lá por anos até que a ação do tempo e do meio ambiente pudessem consumí-los.

Ademais, essa proposta questiona também a utilização dos recursos naturais para produção em massa de matérias primas, que futuramente serão descartadas configurando um ciclo infinito de produção de lixo.

Com o upcycling é possível reduzir essa imensa quantidade de resíduos, uma vez que a reutilização e reciclagem vem como uma possível solução. Isso quer dizer que, com menos produção de plásticos, teremos menos exploração de petróleo. Com menos papel produzido teremos menos árvores e áreas desmatadas, e assim sucessivamente, com diversos outros produtos.

Além disso, ao optarmos pelo upcycling, temos uma redução de água e energia bastante interessante, uma vez que diminuindo o uso de matérias primas para produção de produtos, conseguimos também reduzir o uso desses elementos muito necessários para a elaboração de novas roupas, materiais, móveis e assim por diante.

Por isso, praticar o upcycling é um grande exemplo de economia circular – movimento que propõe uma reavaliação de nossa maneira de consumir e olhar para produtos, matérias primas e descarte de resíduos – já que faz uso de itens que seriam descartados para elaboração de novos bens de consumo.

Agora que você entendeu as origens do upcycling, vale a pena conferir qual o impacto dele nos setores de móveis e decoração, indústria e moda? Fique conosco e acompanhe na sequência!

Upcycling de móveis e decoração

tênis com servindo de vasos para plantas ao estilo Upcycling

Reutilizar na decoração já se tornou uma prática bastante comum. Por exemplo, sabe aqueles potinhos de vidros de geléia, azeitona ou qualquer outro que a gente compra, acho bonitinho e tem dó de jogar no lixo? Então, ele pode ser reutilizado para colocar velas ou plantinhas fofas. Aliás, tem quem use até mesmo para decoração de aniversários e casamentos.

Basta criatividade e força de vontade para recriar móveis velhos e transformá-los em peças belíssimas. Sabe aquela cômoda que um dia foi linda, mas hoje já está velha, gasta e com aspecto feio? Que tal reformá-la e usar para sustentar a cuba do seu banheiro?

Com o upcycling as possibilidades são infinitas: você pode transformar armários em porta sapatos, espelhos quebrados em detalhes interessantes e estilosos, e até mesmo usar a madeira de demolição daquela casa antiga para elaboração de móveis estilosos e conceituais!

Aproveite que você está pensando em dar uma repaginada nos seus móveis e vem saber como organizar seu guarda-roupas de maneira funcional e mantê-lo sempre em ordem!

Upcycling industrial

Hoje há diversas organizações que trabalham com produtos manufaturados e fazem usos de recursos descartados para produção de bens de consumo e assim inseri-los novamente no mercado, para um novo ciclo.

Dessa forma, empresários que são adeptos a essa prática tem como princípio a conservação de espécimes de animais em extinção, cuidado com o meio ambiente e recurso naturais, além de apostarem em uma moda fashion, decorativa ou moveleira que vai além do consumo acelerado e considera o ser humano como agente de responsabilidade e que impacta diretamente a vida em sociedade.

Upcycling na moda

bolsa jeans Moda sustentável e estilosa upcycling

Você já deve ter percebido que o upcycling trabalha diretamente com reuso de produtos para obtenção de matéria prima que servirá para elaboração de novos produtos. Isso configura um ciclo mais promissor para a natureza, já que reduz a ação humana nos diversos biomas brasileiros – no nosso caso – e mundiais.

A adoção de práticas de consumo mais minimalistas viu nos brechós uma ótima oportunidade de descarte consciente, fazendo com que roupas que não seriam mais usadas cheguem até pessoas que vêem nelas novas oportunidades de criação e uso.

Além disso, muitas confecções têm trabalhado para reutilizar tecidos que por ventura não serviram para um determinada coleção, inserindo-os como detalhes em roupas, elaborando lenços e tiaras estilosas, ou servindo até mesmo para confeccionar uma nova peça.

Outra ideia bastante interessante que surge da pegada upcycling é o tie dye. Com cores vibrantes, diversas e combinantes, é possível dar uma nova cara para aquela camiseta velha que seria descartada. É possível – ainda – elaborar colchas, toalhas, bandeiras decorativas e demais artigos e acessórios bonitos e que fiquem a nossa cara!

Por isso, para a indústria da moda o upcycling surge como uma oportunidade de recriar com menos gasto, fazendo com que o processo têxtil ganhe um novo sentido e seja – inclusive – mais barateado, uma vez que gastos com água, energia e produtos químicos será bastante reduzido.

Ao lado de outros movimentos importantes e representativos há mais tempo, como é o caso no eco fashion e o slow fashion, o upcycling tem ganhado cada vez mais adeptos, interessados em contribuir com o meio ambiente, fazendo da moda uma oportunidade de vestir com consciência fashion e ambiental.

Bacana, não é mesmo? Que tal começar adotar esse estilo de vida no seu cotidiano? Comece por ações pequenas, fazendo com que objetos e roupas que você tem em casa ganhem um novo sentido, que tal?

Gostando do nosso conteúdo? Aqui no blog da Pàu a Pique você sempre tem acesso a textos sobre diversos assuntos relacionados a moda, estilo de vida e consumo consciente! Aproveite e venha ler nosso post sobre o estilo hygge e comece a pensar o upcycling aliado a esse conceito confortável, intimista e super elegante!

Compartilhar postagem