Voltar

O que é plush? Confira o guia completo desse tecido!

Mulher com casaco de plush azul marinho

Quando o clima esfria, várias lojas começam a colocar peças quentinhas em suas vitrines, entre elas encontramos as famosas peças em plush. Um tecido que lembra uma pelúcia leve, com pelos que não pesam em nada no visual, mas deixam qualquer look quentinho e discreto.

Mulher com conjunto de plush preto

Esse tecido se tornou um verdadeiro ícone da moda feminina e mostrou que pode ser utilizado tanto para montar looks de frio no inverno como para dias mais amenos, que pedem uma cobertura extra, sem deixar o visual menos fashion.

Continue lendo e conheça o que é plush, suas diferenças, aplicações, cuidados, como usar e descubra o porque é tão bom tê-lo em seu guarda-roupa!

Afinal, o que é plush?

Muitos se perguntam o que é plush, e ao toque, ele lembra muito os elegantes veludos gratê. Mas sua composição é menos nobre, porém, não menos requisitado no mundo da moda. Já que se trata de uma tecido muito versátil, é usado para diversos tipos de roupas e combinações diferentes.

Mulher com conjunto de plush azul marinho

Sua textura é mais densa e macia e mesmo sendo confeccionado em fibras mais finas, ele promove um excelente conforto térmico sem bloquear a transpiração da pele, resultando em um tecido perfeito para os diferentes climas que encontramos no Brasil.

É um dos tecidos que caiu no gosto de todas as mulheres brasileiras, sendo procurado em diversos tipos de peças como calças, vestidos, casacos, conjuntos para malhar no frio – longos e curtos –, macacões, blusas, pijamas e até mesmo em pantufas.

A infinidade de suas aplicações gera umas certa preocupação em algumas mulheres, por parecer que o look ficará menos sofisticado com o uso do tecido. Mas essa ideia não poderia estar mais errada! É possível criar combinações que a deixem sofisticada e confortável para qualquer ocasião!

Qual é a composição do plush?

Ele é um tecido leve e macio, composto em 80% de algodão e 20% em poliéster, promovendo uma textura de pelúcia com superfície delicada, iluminada e uniforme, muito semelhante ao veludo.

Por ser “peludo”, muitas pessoas podem se preocupar de que futuramente surjam as indesejadas bolinhas no tecido, mas isso não é um problema, pois este material não produz elas.

Além disso, mais do que é plush e sua composição, também vale mencionar que existem diversas cores para apostar. Inclusive, é uma excelente ideia ter à disposição peças com diferentes tons, para construir looks diferentes com roupas do mesmo material.

Qual a diferença do tecido plush e soft?

Uma dúvida de muitas pessoas é a diferença entre o plush e o soft, tendo em vista que os dois são um tipo de pelúcia e possuem textura e densidade semelhantes.

O tecido soft é tão quente quanto, e possui uma excelente utilidade em peças de inverno, em roupas de cama, roupões e pantufas. Sendo excelente para roupas de nenéns e brinquedos também!

A principal diferença que existe entre os dois é a sua composição, sendo que no plush encontramos a presença do algodão em maior quantidade e o soft é composto somente de poliéster. O soft é tão confortável ao toque quanto, mas a sua textura lembra muito mais uma pelúcia, enquanto o outro remete a um tecido mais nobre semelhante ao veludo.

Outra diferença é que o soft, por não ter algodão em sua composição, possui maior resistência, por esse motivo é o favorito para a confecção de cobertores e mantas, já o outro é mais fino e delicado, por isso não tem tantas aplicações diversificadas além da confecção de roupas.

Mas o que é mais quente: soft ou plush?

Sabendo o que é plush, sabe-se também que ele já se tornou o favorito da moda, isso não podemos negar, mas será que ele é o mais quente?

Não é apenas pela textura e durabilidade que o soft é aplicado em cobertores, mantas e o roupões, mas também por ser um tecido mais quente! O soft é mais denso e mais grosso e mesmo sendo produzido em poliéster, ele não é menos confortável.

O plush possui toda a beleza e delicadeza que se espera de um veludo, mas sai perdendo quando o assunto é temperatura. Apesar de ser uma boa cobertura e proteger muito bem contra o frio, ele não é indicado para usar individualmente em dias muito frios, tendo em vista que é menos denso.

Mas para dias mais amenos, não perca tempo e aposte com segurança nele! Dependendo da proposta da peça, ele garante outfits com estilo casual ou elegantes para inúmeras ocasiões!

Como usar o plush? 4 ideias para aproveitar esse tecido!

Encontrado em diversas modelagens, você pode incluir peças dele no seu outfit para diversas ocasiões, desde roupas para dormir, como em um passeio no shopping ou uma corrida no parque. Percebe como é um tecido versátil? Conheça algumas opções de roupas em que o encontramos e como ele pode ser usado!

1. Pijaminha leve e confortável

Um verdadeiro sucesso, os pijamas em plush proporcionam maior conforto para uma noite mais fresquinha ou para um dia de folga em que o pijama será o look principal.

Além dos pijamas de inverno, encontramos pijamas curtos também. Eles são tão estilosos e modernos que você não vai querer tirar!

2. Conjuntinhos em plush

Esses já são tendência faz um tempo e vieram para ficar! É só o clima esfriar um pouco que os conjuntinhos em plush são as primeiras escolhas entre as mulheres! Além de serem peças práticas, pois não exigem muito esforço ao montar combinações, eles são muito quentinhos!

E para completar um look perfeito e agradável com um conjuntinho, você pode utilizá-lo com tênis, sapatos slide ou sapatilhas!

A febre dos conjuntos não param por aqui! Você pode utilizar as peças dos conjuntos em outros looks, pois elas combinam com quase tudo! Por exemplo, usar um jeans com uma sobreposição e criar um look com blusa de pelo, ou vestir uma blusinha básica com a calça nesse tecido, fica perfeito!

3. Vestidos de inverno

Os vestidos têm se tornado peças indispensáveis até mesmo no inverno! Utilizados com uma meia calça, botas de cano longo e com os indispensáveis trench coats, os vestidos de plush conquistaram o seu espaço também!

São vestidos confortáveis, quentinhos e cheios de elegância! Podem ser utilizados para diversas ocasiões, e ficam perfeitos para eventos noturnos, onde pedem um look sofisticado.

4. Casaquinhos plush

O que é plush se não o protagonista quando o assunto são os casaquinhos?! Eles podem ser confeccionados em diferentes estilos, podendo ser incluídos em qualquer look.

Os casacos e jaquetas nesse tecido são encontrados em diversas cores e modelos para compor looks dos mais despojados aos mais elegantes e joviais. Não há contraindicação para o uso dos casaquinhos, escolha um que mostre o seu estilo e arrase!

São muitas cores, modelos e estilos de peças para você compor diversos looks com casaco de pelo, tanto em dias frios como em dias amenos em que você deseja se vestir de forma sofisticada ou descontraída, ele é muito versátil e combina com toda mulher!

Quais cuidados devo ter com o tecido plush?

Uma dúvida recorrente, é sobre a lavagem e cuidados com as roupas nesse material. Podemos colocar na máquina? Secar no sol ou na secadora? E sobre o uso de alvejantes? O que acontece se eu misturar com outras peças? As dúvidas são infinitas, mas iremos solucionar algumas para que as suas peças não estraguem!

Como lavar esse tecido?

O plush é um tecido delicado e devemos lembrar disso ao realizar todas as lavagens para evitar danos às roupas. O ideal é que você utilize somente sabão neutro ou sabão de coco, nunca colocando utilizando sabão em pó ou qualquer outro produto diretamente sobre a peça, sem a sua diluição.

Se você conseguir lavar na mão, é o mais indicado, mas caso isso não seja possível, lave na máquina em seu ciclo mais delicado, para que o tecido não seja danificado e jamais utilize água morna.

Também não misture com outras peças, pois ele pode se encher de pelinhos em ambos os lados da peça, ficando quase impossível de tirar! A melhor opção é você lavar individualmente e na mão.

Como secar as roupas em plush?

Seque suas peças em plush na sombra, por ter algodão em sua composição pode ser que elas encolham, então não recomendamos que utilize secadoras de qualquer tipo ou que deixe a roupa por horas no sol.

Como guardar essas peça?

O plush pega pelinhos muito rapidamente, então se você puder guardar a peça separadamente ou protegida em seu guarda-roupa você terá menos trabalho ao utilizar ela novamente, pois não precisará perder minutos limpando os pelos.

Se para você é mais prático guardar as peças em cabides, coloque-as entre roupas que não soltam pelos ou que tenham a mesma cor.

Esse tecido tem se tornado um verdadeiro sucesso entre muitas mulheres, pois o seu conforto e versatilidade proporcionam a composição de looks para diversas ocasiões, não exigindo que você crie combinações mirabolantes para se vestir bem.

É um tecido para todas as ocasiões, como vimos, podemos ir do shopping para a cama com peças diferentes que utilizam o mesmo tecido! Incrível, não?

Agora que você já sabe o que é plush e entende tudo sobre ele, que tal entrar no universo desse tecido maravilhoso? Se você gostou deste post com certeza vai adorar conhecer nossas inspirações de looks que combinam com tênis. Nos encontramos por lá!

Compartilhar postagem