Voltar

Outubro Rosa: um movimento importante

Outubro Rosa é um movimento internacional para a conscientização do Câncer de Mama

 

A primeira campanha do Outubro Rosa feita, foi em meados dos anos 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure (uma organização de câncer de mama nos Estados Unidos) distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da primeira Corrida pela Cura. No Brasil esse movimento ganhou visibilidade em 2002, quando o monumento do Obelisco no Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa.

Após esse marco, o movimento seguiu lento e somente em 2008 a causa foi abraçada com força em diversas cidades do país, divulgada por meio de corridas, ações e iluminações de monumentos e prédios.

O câncer de mama infelizmente é o segundo tipo mais frequente no mundo inteiro e vale lembrar que pode ocorrer em homens também, afinal, o câncer ocorre no tecido mamário, e os homens também possuem, mesmo que em menor quantidade.

Agora que você já conhece um pouco da história e da importância desse movimento, confira abaixo como é feita a prevenção e o tratamento dessa doença.

 

Como prevenir o câncer de mama?

A prevenção do câncer de mama é realizada com o controle dos fatores contribuintes e ações consideradas protetoras, tais como: praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, se informar se na família existem casos da doença e contar ao seu médico, além de evitar o álcool e o cigarro.

Outro fator que auxilia, é o autoexame, mas precisamos te lembrar que apenas ele não irá ser suficiente para o diagnóstico, o ideal é agendar uma consulta preventiva com o ginecologista e se necessário, uma mamografia. O autoexame pode ser feito da seguinte forma:

 

 

Outros sinais que podem ser percebidos durante o autoexame:

 

  1. Mama inchada, com tamanho ou formato alterado;
  2. Irritação ao redor do mamilo com vermelhidão, coceira ou ardência;
  3. Pequenas feridas ou lesões na mama;
  4. Região da mama “afundada” ou retraída, com prejuízo ao contorno;
  5. Veia dilatada ou aumentando de tamanho na mama;
  6. Textura da pele alterada com surgimento de rugas ou aparência de celulite;
  7. Mamilo que mudou de posição ou virado para dentro (inversão);
  8. Dores nas mamas ou nas axilas.

 

 

Com que idade devo fazer a mamografia?

Se você tem entre 20 e 30 anos, a mamografia não é obrigatória, mas é um exame rápido e pode identificar um sinal de câncer que passou despercebido no autoexame. Com 40 anos, você deverá fazer a mamografia anualmente, e acima de 50 anos, o exame deve ser feito anualmente, sem exceção.

Lembre-se: existe cura, e a melhor forma de ter sucesso no tratamento é o diagnóstico precoce. Se toca, mulher!

Compartilhar postagem