Voltar

Rotina skincare: conheça os passos mais importantes!

mulher com máscara facial

O conceito de beleza está em constante transformação. Com o poder das influenciadoras digitais, a cada dia nos deparamos com novas tendências e dicas que ditam a moda para milhões de mulheres ao redor do mundo, uma delas é popularmente conhecida como a rotina skincare.

Essa rotina consiste nos cuidados diários da pele do rosto a fim de melhorar o seu aspecto, além de promover mais frescor e maciez. No entanto, com tantas sugestões de produtos e processos, as pessoas que estão começando a cuidar da pele acabam tendo várias dúvidas. Afinal, qual é a rotina de skincare ideal? 

Para compreender de forma definitiva como implementar a rotina skincare no seu dia a dia, aproveite o conteúdo completo que nós, dá Pau a Pique, preparamos. Logo abaixo contém diversas dicas para quem está começando a desbravar esse universo para iniciar hoje mesmo os cuidados pessoais. 

Aprenda a iniciar sua rotina skincare!

Antes de mais nada, para começar uma rotina de skincare você deve levar em consideração o seu tipo de pele. Afinal, para cada necessidade existem produtos específicos que auxiliam a pessoa a chegar nos seus objetivos. 

Depois disso, é importante definir um passo a passo que esteja de acordo com os seus hábitos, por exemplo, se você usa maquiagem todos os dias, alguns cuidados acabam sendo diferentes para aquelas que não utilizam frequentemente. Saiba mais a seguir. 

Passo 1: Inicie lavando seu rosto apenas com sabonete

mulher lavando o rosto

Independentemente se você utiliza maquiagem todos os dias ou não, o primeiro passo para uma rotina de skincare é lavar o rosto com sabonete próprio para o seu tipo de pele. Atualmente existem diversas marcas de sabonetes para peles oleosas, secas, mistas e com acne. Basta escolher a melhor opção para o seu caso. 

Para realizar esse passo com sucesso, em todos os dias pela manhã lave o rosto com água fria e com sabonete apropriado e seque bem com uma toalha limpa. Assim, você já está com a pele inteiramente higienizada e pronta para receber os próximos produtos. 

Passo 2: use um hidratante leve

mulher passando hidratante facial

Após higienizar a pele com água e sabonete e secá-la bem, o próximo passo é usar um hidratante leve, que seja capaz de fornecer sua uniformidade. Se você possui pele oleosa, saiba que também é muito importante utilizar o hidratante, tendo em vista que esse produto é capaz de regular a quantidade de oleosidade da pele e mantê-la saudável. 

Atualmente você pode encontrar vários tipos de hidratantes para cuidar da pele. Os umectantes, por exemplo, servem para absorver as moléculas de água, deixando a pele com viço, já os oclusivos possuem função de criar uma barreira protetora na pele para inibir a perda de água.

Os emolientes, por sua vez, são indicados para pessoas que possuem a pele ressecada, pois eles ajudam na hidratação, maciez e nutrição, garantindo que a cútis fique mais firme e com aspecto mais bonito. 

Passo 3: utilize filtro solar

depositando protetor solar nas mãos

Incluir o filtro solar na rotina de skincare é de extrema importância, tendo em vista que esse produto é capaz de proteger a cútis contra os raios solares, evitando diversos problemas, como manchas, ressecamento e até doenças mais graves como o câncer de pele. 

A melhor maneira de utilizá-lo é logo após o uso do hidratante. Assim, vale a pena aplicá-lo a cada 2 horas para manter a sua proteção durante o dia todo. Assim como os produtos que você conferiu até agora, os filtros solar também podem ser encontrados com diferentes fórmulas para cada tipo de necessidade. 

Skincare para quem usa maquiagem

Para quem utiliza maquiagem no dia a dia, a produção completa deve ser feita somente depois do passo a passo que você conheceu neste post. Isso porque a sua pele precisa de uma preparação para receber produtos como base, pó translúcido, entre outros. 

Além disso, ainda é necessário destacar a importância de retirar a maquiagem no final do dia. Afinal, os produtos utilizados na make acumulam toxinas, como a sujeira e poluição. Ao dormir sem retirá-los, a sua pele pode desenvolver cravos e acnes e, em casos mais sérios, infecções. 

Retire a maquiagem com demaquilante 

Os demaquilantes têm a função de tirar de forma profunda toda a maquiagem e garantir a saúde da pele. Por isso, nada de usar somente água e sabonete para tirar a make, use-os depois de passar o demaquilante, tendo em vista que somente assim a sua pele estará totalmente limpa. 

Para higienizar uma pele com aspecto normal, é possível aproveitar os benefícios dos demaquilantes em espuma ou mousse, já no caso da cútis seca, é mais indicado utilizar produtos com texturas cremosas. E, para pele oleosa, saiba que as fórmulas em gel são mais indicadas.

Por fim, saiba que esse passo a passo de uma rotina skincare é muito eficaz, porém ainda existem inúmeros produtos que podem ser incluídos no seu dia a dia e melhorar ainda mais os resultados. Aproveite para consultar um dermatologista e conhecer as opções mais indicadas para o seu caso. Até o próximo post!

Compartilhar postagem