Voltar

Rotina de skincare: passo a passo de como fazer

mulher com máscara facial

A rotina de skincare é uma estratégia de cuidados diários cuja finalidade é ter uma pele mais bonita e, principalmente, mais saudável.

Para isso, investir em cosméticos e dermocosméticos apropriados para cada tipo de pele é fundamental. Além disso, aplicar cada um deles na ordem correta ajuda a ter resultados rápidos e consistentes.

Neste conteúdo, você vai conferir o que é e para que serve a rotina de skincare. Descubra também quais tipos de produtos você deve adquirir para atender as necessidades da sua pele.

Aproveite para iniciar sua rotina de cuidados com um passo a passo de skincare fácil e rápido de fazer. Vamos juntas?!

O que é skincare?

rotina de skincare

Skincare é um termo em inglês que pode ser traduzido para “cuidados com a pele”, em uma tradução livre. A expressão representa uma série de ações diárias que você pode tomar para manter sua pele saudável e bonita.

Assim, os cuidados de skincare devem considerar as características e as necessidades de cada tipo de pele, que são:

  • Pele normal – saudável, pouco oleosa, poros pouco visíveis e sem ressecamento;
  • Pele seca – perda excessiva de água, poros diminutos, pele sem luz, sensível à descamação;
  • Pele oleosa – produção excessiva de óleos, brilhante, com formação de acne, cravos e espinhas;
  • Pele mista – Com oleosidade na zona T e seca nas bochechas.

A Zona T é a região que compreende a testa, nariz e queixo. Além disso, é preciso destacar que existe também o estado da pele, já que a pele pode estar desidratada e sem luminosidade. Entretanto, não é necessariamente uma pele seca.

Assim, o tipo diz sobre como sua pele é naturalmente. Por outro lado, o estado dela reflete a situação momentânea, o que pode ser passageiro e influenciado por vários fatores.

Para que serve a rotina de skincare?

Criar e manter uma rotina de skincare serve para proteger a pele do envelhecimento precoce, de doenças como câncer de pele, aparecimento de manchas, alergias e irritações. Quer dizer, ter hábitos de autocuidado representa não apenas uma preocupação estética, mas também uma questão de saúde.

A pele é um dos maiores órgãos do corpo humano, ela fica muito exposta a agentes externos e internos capazes de causar agressões de toda natureza. Entre elas, é possível destacar a ação dos raios ultravioletas, poluição, substâncias tóxicas, falta de hidratação, tabagismo e alcoolismo.

É por isso que, neste conteúdo, vou te dar dicas de autocuidado para pele e muitas outras informações importantes sobre esse assunto. Continue a leitura!

Quais produtos usar na rotina de skincare?

Para começar a colher os frutos de uma rotina de skincare adequada para sua pele, é preciso ter alguns cuidados especiais. Ou seja, hoje em dia, ter hábitos de autocuidado com a pele é mais que passar uma base, batom, ou um iluminador.

Mesmo esses produtos passaram a ser desenvolvidos com substâncias capazes de cuidar de você. Porém, vamos um pouco mais a fundo? Existem alguns produtos que são indispensáveis para desenvolver uma boa rotina de skincare:

1. Hidratantes

Os hidratantes são fundamentais na sua skincare, pois ajudam a manter os níveis de água da mesma. Eles atuam formando uma fina película na pele, impedindo a perda de água por evaporação.

Eles ainda podem carregar em sua fórmula substâncias antioxidantes, anti-inflamatórios, vitaminas e outros nutrientes. Legal, né?

2. Demaquilantes

Os demaquilantes contribuem com a limpeza da pele, removendo completamente a maquiagem e outros resíduos.

A vantagem dos demaquilantes é que eles retiram facilmente a impurezas da superfície da pele. Ou seja, você não vai precisar agredi-la com movimentos intensos. A água micelar é uma ótima estratégia para ajudar nessa fase do cuidado.

3. Sérum

O sérum também funciona como hidratante, porém ele vai nas camadas mais profundas da pele. Por isso, proporciona uma cútis firme e uniformizada por bastante tempo.

Mais ainda, deixam a pele do rosto e do pescoço com uma aparência incrível, já que promovem a renovação dela nessas regiões.

4. Primer

O primer prepara a pele para receber a maquiagem, controlando os poros e melhorando a textura do rosto. Com ele, você chega facilmente em uma produção uniforme e aumenta a cobertura da base.

É um produto muito indicado para quem tem a pele oleosa, reduzindo os níveis de oleosidade e conferindo durabilidade para o visual.

5. Tônico facial

O Tônico facial é outro elemento importante na sua rotina de skincare. A função dele é evitar irritações, vermelhidões e alergias, após passar horas com uma maquiagem no rosto.

Por isso, o produto vem para acalmar a pele, promover a oxigenação da mesma e ajudar a eliminar impurezas da região.

Rotina de skincare: 5 passos essenciais

Para a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), os cuidados essenciais e diários para se manter com a pele envolvem a higienização, hidratação e proteção solar. Aliás, a ordem de aplicação dos produtos deve seguir essa sequência básica.

Assim, após conhecer seu tipo de pele e adquirir os produtos mais indicados para ela, a rotina de skincare fica prática e leva apenas alguns passos.

1º Passo – Limpeza da pele

A Limpeza de pele retira todas as impurezas trazidas pela poluição, maquiagem, oleosidade e outros fatores. É um procedimento que você está livre para fazer durante o dia e à noite.

Os produtos mais indicados são sabonetes suaves. O procedimento de limpeza da pele é bem fácil. Basta lavar o rosto com água fria e passar o sabonete com movimentos suaves. Por fim, retire o produto e seque bem o rosto com uma toalha limpa.

2ª Passo: tonificação da pele

O segundo passo faz parte também do processo de limpeza da pele. Porém, nessa fase, os produtos vão um pouco mais fundo nas camadas da pele. Assim, os tônicos e águas micelares são muito indicados para complementar a limpeza.

Os esfoliantes também são bem-vindos nesse sentido, contribuindo também com a renovação da pele. Entretanto, não são indicados para uso diário. A aplicação depende do seu tipo de pele. Por isso, consulte um dermatologista e busque orientação.

3º Passo: máscaras, loções e séruns

Passada a fase de limpeza, entramos nos cuidados específicos que sua pele precisa. Aqui se inicia um tratamento específico, onde as necessidades da sua pele devem ser atendidas. Mas, caso você não tenha nenhum problema a tratar, pode pular direto para o passo de hidratação da pele.

Assim, os produtos utilizados devem ser feitos para seu tipo de pele e indicados por um dermatologista de sua confiança. As máscaras faciais, loções e séruns são soluções disponíveis no mercado e trazem ótimos resultados.

Os séruns são dermocosméticos especialmente vantajosos. Com propriedades hidratantes, ajudam a repor nutrientes e podem garantir uma fixação ainda melhor para a maquiagem.

4º Passo: gel relaxante

Após o banho e a retirada da make, um gel relaxante atua na cicatrização de lesões e acalma os poros, controlando a produção de oleosidade no rosto.

É um produto que pode ser utilizado diariamente e um grande aliado na sua rotina de skincare.

5º Passo: hidratação

A hidratação da pele é um passo dentro da rotina de skincare que não pode ser ignorado. Todos os tipos de pele precisam de cuidados de hidratação. Entretanto, o tipo de hidratante escolhido deve ser aquele desenvolvido para o seu tipo de pele.

As formulações mais pesadas e robustas são para pele seca, por exemplo. Os óleos minerais também são perfeitos para esse perfil de pele. Por outro lado, hidratantes em gel são recomendados para peles oleosas e acneicas.

5º Passo: proteção da pele

O último passo da rotina de skincare também deve ser feito diariamente, se necessário até mais de uma vez, tá? A aplicação deve ser feita mesmo em dias nublados, chuvosos e naqueles em que você vai ficar em casa de home office.

Observe o fator de proteção solar do produto, o ideal é que seja maior que 30 FPS. Entretanto, pode ser que sua tonalidade exija uma proteção um pouco maior. Ao se expor ao sol, use bonés, blusas de manga longa, óculos escuros e outras peças e acessórios de proteção.

Após realizar esses passos você está pronta para seguir com a make da melhor forma possível!

Por que é importante ter uma rotina de skincare?

Uma rotina simples de skincare pode trazer grandes benefícios a longo prazo. E, isso não quer dizer apenas que você terá uma pele mais jovial, mas também saudável!

Por esses motivos, os cuidados devem ser permanentes e com produtos de qualidade e que compreendam as características de cada pele. Espero que você aproveite as informações que viu aqui em prol da sua saúde, bem-estar e autoestima.

Que tal continuar se aprofundando nessa temática e entender todas as utilidades da água micelar? Acesse o conteúdo aqui mesmo no blog e veja como os micelares podem ser grandes aliados.

Te vejo lá!

Compartilhar postagem