Voltar

As melhores roupas casuais para mulheres! 3 ocasiões para inspiração!

Quando pensamos em roupas casuais femininas tendemos a comparar o estilo com uma moda mais básica, porém esse pensamento é um pouco limitante. Mesmo partindo de pontos como conforto e praticidade, na moda casual a elegância e estilo também são importantes, enquanto a básica oferece uma forma de vestir mais despretensiosa.

Dessa forma, compor um look casual envolve peças, como blusas, saias e vestidos mais modernos e despojados, que esbanjam conforto, mas que também sejam estilosas. Enfim, a moda casual é aquela que te deixa sempre preparada para um evento ao ar livre ou até mesmo para um happy hour com os amigos.

Assim, a Pau a Pique elaborou um conteúdo super legal sobre roupas casuais, elencando modelos para 3 tipos de ocasiões que vão te ajudar a montar um guarda-roupas cheio de possibilidades estilosas e democráticas, mas sem deixar de lado o bem estar e beleza que a combinação pode proporcionar. Acompanhe na sequência!

Roupas casuais: 3 ocasiões para arrasar no look!

O nosso estilo pessoal certamente reflete a nossa personalidade. Por isso, pessoas que optam por roupas mais casuais são normalmente entendidas como aquelas que possuem muito bom gosto e estilo, mas adoram estar sempre confortáveis e leves.

Contudo, adotar um estilo não é algo que fazemos de uma hora pra outra, pois ele depende muito das escolhas que fazemos no decorrer de nossas vidas, a forma como encaramos os desafios diários, bem como o nosso próprio jeito de ser. Assim, podemos separar os estilos em 6 tipos principais.

  • Casual: marcado por uma proposta mais confortável e versátil, porém sem deixar de lado beleza e elegância. São pessoas que gostam de estar bem vestidas, mas preferem modelos mais agradáveis e leves.
  • Elegante: contempla pessoas que gostam de estar sempre bem vestidas em qualquer momento do dia. As mulheres que se encaixam nesse perfil são vistas como clássicas, glamourosas e com vestimentas impecáveis. Elas adoram vestidos com tecidos mais finos e camisas em seda e algodão e sapatos de salto alto.

O estilo elegante também pode ser chamado de clássico, sabia? Que tal você conhecer mais sobre ele? Aqui no blog nós temos um texto que trata sobre todas as belezas do estilo clássico! Dê um pulinho depois para ficar por dentro de cada detalhe.

  • Tradicional: nesse estilo a proposta está relacionada a modelos mais tradicionais, como terninhos e saias midi formais. Pessoas que optam por esse estilo são normalmente descritas como sóbrias e organizadas, que veem na moda tradicional uma maneira de demonstrar comprometimento e seriedade.
  • Romântico: esse tipo de estilo nos lembra mulheres mais delicadas e sofisticadas, que adoram uma paleta de cores em tons mais pastéis e amam roupas com babados, renda e estampas charmosas. É possível vê-las pelas ruas da cidade com sapatilhas de boneca, saias rodadas e camisas com botões encapados.
  • Sensual: a mulher que se enquadra nesse perfil normalmente é vista como misteriosa e enigmática. Adoram cores escuras, roupas mais justas e com detalhes em metal e couro. Também não abrem mão do clássico salto alto.
  • Criativo: a mulher com estilo criativo tem ótimo humor, adora ficar com os amigos em uma conversa descontraída e faz combinações que parecem improváveis, mas que dão certo. Ela adora estampas e – mais que isso – adora misturar diversas propostas. É uma verdadeira camaleoa, que um dia quer usar salto e no outro tênis.

Agora que você sabe identificar os diferentes tipos de estilo, pode confirmar se o seu realmente se enquadra dentro da proposta de roupas casuais. 

Nessa proposta de “menos é mais” o minimalismo ganha forma e acaba se tornando muito mais do que aderir a um tipo moda, mas se tornando um estilo de vida – que talvez possa te agradar. Aqui no blog nós temos um post super legal com dicas de filmes e documentários sobre o conceito minimalista de viver. Dê um pulinho lá para conferir!

Se você parou para pensar e refletir e chegou a conclusão de que realmente é uma mulher com estilo casual, então continue rolando a página para conferir as nossas propostas de combinação para 3 ocasiões comuns em nosso dia a dia.

Casual Lazer

A proposta casual lazer é perfeita para combinações que tragam bermudas e saias. Isso, pois a ocasião normalmente é marcada por momentos de descontração, como um churrasco com os amigos, ou até mesmo uma ida comum ao shopping.

Nesse caso, peças importantes de se ter no guarda-roupas são calças jeans em lavagem escura, camisetas brancas e sapatilhas estilo boneca, oxford e mocassim. Para as mais ousadas que gostam de sair da paleta de tons sóbrios – como branco, preto e cinza – tons terrosos pode ser uma ótima pedida.

Você pode escolher uma bermuda em alfaiataria e agregar a ela uma bata mais fresca, como por exemplo em tecido voal, ou até mesmo no algodão. Dá para incrementar esse look colocando alguns acessórios, como brincos em materiais naturais, lenços leves e tiaras. No pé você pode optar por uma sandália de cortiça ou sapatilha sem muitos detalhes.

Casual Trabalho

A mulher casual no trabalho opta por roupas que transmitem seriedade, mas não igual ao estilo tradicional. Elas também gostam de terninhos, mas tendem a escolher aqueles com tecidos em alfaiataria leve ou em linho.

São adeptas de saias midi, camisas de cetim, sapatos e sandálias confortáveis. Adoram blazer e twin sets para temperaturas mais frias. As cores são as mesmas que na situação anterior, sempre privilegiando estampas sem muitas informações, no máximo um floral discreto.

Um ótimo exemplo de look casual para o trabalho é combinar uma saia midi em linho – dando preferência para cores como terracota e verde musgo – com uma camisa off-white sem muitos detalhes. 

A composição de acessórios vem sempre marcada por um belo relógio, brincos discretos e lenços. Nos pés vale a pena uma sandália com salto mais grosso e de madeira, pois ele é mais confortável e dá estabilidade ao caminhar.

Casual Festas

Nos dois tópicos anteriores nós ressaltamos a importância do traço de conforto e versatilidade que a roupa casual precisa ter. Quando trazemos isso para momentos festivos o perfil continua sendo o mesmo. Ou seja, até mesmo em roupas para festas mais glamurosas, a mulher casual opta pela praticidade.

Diante disso, ótimas peças para esses momentos são vestidos longos e frescos ou macacões mais sofisticados. Normalmente elaborados em tecidos naturais, como algodão e seda, porém também podem haver composições em artificiais e sintéticos, como a viscose, por exemplo. Veja também como usar macacão pantalona.

Uma proposta que super dá certo é investir em um modelito que traga estilo e elegância, mas que também seja adequado para que você não sinta nenhum tipo de desconforto. Assim, você pode combinar um vestido midi mais justo e em gola canoa – para valorizar a silhueta do pescoço e colo – em uma cor sóbria, como o azul petróleo ou vinho. 

Nos pés pode calçar um scarpin preto de salto mais grosso, ou até mesmo uma sandália de tiras. Para os acessórios, invista em colares e brincos dourados. Vale a pena investir em uma bolsa de mão – preta para ficar em harmonia com o sapato – e em pulseiras e anéis também no dourado. Lembre-se de que os acessórios também precisam trazer um toque casual.

É claro que essas são somente algumas das opções de looks que você pode compor nessas três situações mais comuns do nosso cotidiano, então arrase na criatividade! Agora que você já conhece o estilo casual, fica muito mais fácil escolher quais roupas são adequadas para você!

Gostando do nosso conteúdo? Aqui no blog da Pau a Pique você sempre tem acesso a diversos textos sobre moda consciente e estilo de vida. Aproveite e venha fazer a leitura do nosso artigo sobre o estilo hygge e como ele traduz conceitos de praticidade, conforto e elegância em cada peça!

Compartilhar postagem