Voltar

Saiba como organizar seus sapatos com praticidade!

Mulher organizando sapatos em uma sapateira

Você já passou por aquela situação em que os sapatos iam amontoando-se um a um até formar uma pilha enorme? Pois é! Nós te entendemos! Por isso, encontrar formas de deixá-los sempre em ordem, mas sem dificuldade, é uma das maneiras mais eficientes de tê-los à mão sem gerar bagunça!

Contudo, como organizar sapatos? Existem inúmeras maneiras de guardá-los, porém é preciso que você encontre a que melhor atenda às suas necessidades diárias, já que sapatos são peças que normalmente usamos com mais frequência.

Pensando nisso, a Pau a Pique desenvolveu um guia básico para que você não fique mais angustiada com a bagunça de sapatos jogados por todos os cantos! Quer entender mais sobre o assunto? Continue rolando a página e saiba de uma vez por todas como ordenar seus sapatos de maneira funcional e prática!

Guia básico em 4 passos para organizar seus sapatos com praticidade!

Manter a organização em dia, seja com roupas – dos blazer aos vestidos – ou com sapatos, é algo que requer disciplina! O benefício de ter tudo organizadinho exige de nós não só disposição para não deixar os calçados se amontoarem, mas também uma mudança radical de hábitos.

Mulher sentada limpando os sapatos para guardar

O interessante é que, quando adotamos uma postura de mudança em relação a organização – mesmo que seja “só” com os sapatos – outras áreas, como materiais de estudo e trabalho, cronograma de atividades diárias e até mesmo nosso guarda-roupas parecem ficar mais fáceis de manter sempre ordenados.

Contudo, é importante analisar em nossa rotina quais atitudes temos que não nos ajudam quando precisamos ser mais organizados. Após observado isso, é preciso mudá-las imediatamente, pois somente deixando velhos hábitos de lado é possível adotar novos e melhores.

Assim, você conseguirá aproveitar muito mais o dia, já que estará com a mente tranquila por ter tudo sob controle! Agora que você já entendeu o processo que antecede a organização, confira passos básicos para arrumar seus sapatos de maneira simples e eficiente!

Limpe os sapatos sujos

Antes de começar a pensar em maneiras de organizar todos os seus sapatos, é preciso encontrá-los e limpá-los. Guardá-los sujos é a mesma coisa que pedir para daqui há duas semanas ter que fazer uma nova organização.

Ademais, é pouco higiênico manter os calçados sujos, principalmente quando o local em que ficarão armazenados é fechado. Assim, também facilita quando estamos com pressa e precisamos nos vestir com agilidade, pois com o sapato limpo evitamos de ter que ficar “passando um paninho” de última hora, concorda?

Separe-os por ordem de uso

Agora com todos limpinhos e higienizados, chegou a hora reuni-los em um local só. Esse momento é muito importante, pois antecede a etapa em que você irá decidir em qual lugar eles deverão ficar.

Assim, tendo dimensão da quantidade, estilo e modelos que possuímos é possível separá-los por ordem de uso! Como assim? Todo mundo tem aquele sapato queridinho que não sai do pé, certo? Ele não pode estar junto daqueles que raramente são usados, já que toda hora será necessário pegá-lo.

Sapatos pendurados em cabides

Além disso, caso você decida fazer o armazenamento em guarda-roupas, armários ou sapateiras, vale a pena colocar aqueles que quase não são usados em locais com mais difícil acesso, já que não raramente precisam ser pegos. Sapatos de inverno, por exemplo, podem ser realocados nas estações mais quentes do ano!

Já aqueles que são de uso cotidiano, tente colocá-los em lugares mais baixos, acessíveis e funcionais, pois assim será mais fácil pegá-los quando quiser e guardá-los assim que você tirá-los do pé.

Ah, e caso você esteja interessada em entender como organizar seu guarda-roupas com funcionalidade, aqui no blog nós temos um conteúdo super legal sobre o assunto! Dê uma passadinha por lá depois!

Adote um sistema de armazenamento

Pronto, agora é possível escolher a forma que você fará o armazenamento. Existem inúmeras formas para guardar os sapatos, algumas mais criativas e divertidas, como em escadas, caixotes e até mesmo em paletes.

Ou também de forma mais tradicional e sistemática, fazendo uso de sapateiras, sacos organizadores colocados no guarda-roupas e até mesmo em caixas nomeadas pelo modelo. Ah, ainda existe a possibilidade de mantê-los organizados pendurados em ganchos e cabides.

O importante é encontrar uma forma de armazenamento que atenda às suas demandas do dia a dia e não venha atrapalhar ao invés de ajudar. Lembre-se sempre: é preciso – antes de tudo – pensar nas suas necessidades. Cada pessoa tem uma rotina e precisamos adequar a nossa organização de acordo com ela.

Usou, limpou, guardou!

Finalmente, podemos ir às três regras básicas para manter a organização: usou, limpou e guardou! Para que elas funcionem é preciso pensá-las como um ciclo, em que ao terminar de usar um tênis, por exemplo, eu vou deixá-lo pronto para ser usado novamente no futuro, já que estará limpo e guardado.

Além disso, manter os calçados sempre limpos – além de deixá-los próprios para uso, como já mencionamos – também ajuda a não deixar odores desagradáveis acumulados pelo seu quarto, ou qualquer outro cômodo em que você desejar armazená-los.

Ter uma rotina de hábitos focados em organização facilita que nossa vida seja vivida mais prazerosamente, ajuda a eliminar a ansiedade e preocupação e faz com que tenhamos mais tempo para ter momentos de lazer, já que não estaremos a todo momento eufóricos por pensar que estamos deixando algo sem fazer!

Gostando do nosso conteúdo? Aqui no blog da Pau a Pique nós sempre trazemos informações relevantes sobre estilo de vida, decoração, moda e organização. Confira nosso post sobre 8 documentários sobre viver o minimalismo e aproveite para entender e adotar práticas mais sustentáveis!