Voltar

Guia Pau a Pique: saiba tudo sobre o tecido modal!

Tecido modal: um guia completo Pau a Pique!

Conforto, alto poder de absorção e muita maleabilidade, o tecido modal já é uma realidade em muitas confecções. Feito por meio de um processo extremamente sustentável e tecnológico, esse tipo de fibra é obtida por meio da madeira de faia, que passa por diversas práticas até chegar no resultado final.

No hall de roupas feitas por meio de matérias primas naturais, o tecido modal tem se mostrado ser uma ótima alternativa em alguns momentos, principalmente em peças esportivas e intimas. Quer entender mais sobre esse tipo de tecido conferir as vantagens de usá-lo? Continue rolando a página e veja na sequência!

O que é o tecido modal?

Como você já leu na introdução, o tecido modal é obtido por meio da madeira de faia, que passa por processos criteriosos até resultar no fio para costura. Contudo, muito antes de chegar aqui no Brasil, a origem ocorreu no Japão, no ano de 1951. Além disso, todo os passos de feitura é amparado por uma consciência ambiental muito positiva.

Como o tecido modal não é composto por carbono, diminui a utilização desse gás muito prejudicial para a atmosfera. Ademais, faz menos uso de toneladas de terra, quando comparamos ao algodão. Outro fator que corrobora para o título de tecido sustentável, é o fato de que o modal não leva inúmeros litros de água em sua composição.

Por isso, é uma opção ecologicamente apropriada nos dias de hoje, tendo em vista que vivemos uma necessidade crescente de olhar para o meio ambiente, consumo de alimentos e descarte de resíduos de forma mais consciente e preocupada com a manutenção da vida na terra.

Apesar de ser extremamente interessante, o tecido modal ainda é pouco conhecido, está começando aos poucos, porém a saltos altos, integrar lojas especializadas em composições que valorizam conforto, respirabilidade e desenvoltura dos movimentos.

Não é por acaso que o tecido modal tem sido escolhido como uma ótima alternativa na substituição do algodão, principalmente quando pensamos em roupas apropriadas para a prática esportiva. Além disso, dado ao sucesso evidente, o tecido proporcionou outras variações ainda mais sofisticadas, como no caso do micromodal – que promete ser ainda mais macio.

5 Vantagens do tecido modal!

Que o tecido modal é muito confortável, isso você já acabou de saber. Contudo, será mesmo que ele é viável e tem potencial para substituir o algodão em determinados casos? Sim, é possível! Entretanto, além dele ser ótimo na economia, também possui muitas outras vantagens! Vamos conhecê-las?

1 . Absorção de suor

Quando pensamos em tecido ideal para absorção de suor, por mais que você tenha pensando em algodão, por exemplo, o modal tem mostrado um ótimo desempenho e capacidade de secagem. Assim, principalmente em confecções para academia, são ótimos para manter o corpo menos tempo molhado de suor, reduzindo o efeito desagradável e evitando o choque térmico.

2 . Respirabilidade e conforto térmico

Quando pensamos em fibras naturais tendemos a relacionar um toque aconchegante e delicado. Contudo, elas não permitem somente conforto, mas também são ótimas em respirabilidade e equilíbrio térmico do corpo. No caso do modal, é possível perceber um melhor controle da temperatura corporal, quando comparado ao algodão, além de uma ótima respiração.

3 . Antiodor

Vamos esclarecer algo aqui, não existe tecido antiodor sem que ele seja – ao mesmo tempo! – antibacteriano, beleza? E, quando pensamos no tecido modal, esse fator é bastante interessante. Como o mal cheiro é causado por meio da propagação de bactérias, dado pela umidade alta temperatura, podemos dizer que isso é bastante reduzido nesse tipo de tecido, dado a alta respirabilidade.

4 . Sustentabilidade

Em relação a sustentabilidade é impossível não destacar o caráter consciente do tecido modal. Feito por meio de processos em conformidade com parâmetros ambientais, a elaboração dos fios modais necessitam de somente setecentos litros de água na produção.

Pode parecer muito, mas comparado ao processo de feitura do tecido de algodão, que são usados incríveis 2,700 litros de água. Ou seja, muito mais do que na elaboração do tecido modal.

5 . Preço da matéria-prima

Quando pensamos em economia, o tecido de algodão – principal exemplo de tecido com fios naturais – possui um processo de feitura bem mais barato. Contudo, a matéria prima do primeiro requer muito mais uso de agrotóxicos e outros poluentes.

Então, se você deseja um produto em conta, talvez seja interessante aderir a roupas de algodão. Mas, se seu interesse está relacionado a uma vestimenta confortável e que não cause abafamento, o tecido modal é mais indicado.

O tecido modal passa por um processo diferente do algodão, por isso muitas pessoas acreditam que ele é sintético – o que não está de todo errado – no entanto ele também é natural. Como assim? Pensa comigo, o processo é feito sinteticamente, porém a matéria prima é orgânica.

E daí, o que achou dessa revolução no mundo dos tecidos? A tecnologia tem trazidos diversos benefícios para no garantir qualidade de vida e conforto, mas sem perder em estilo e desenvoltura, concorda?

Semanalmente, nós do blog da Pau a Pique, trazemos diversos conteúdos sobre moda sustentável, dicas de combinação e estilo de vida consciente! Continue por aqui e confira muito mais do que nós preparamos para você! Aproveite que você está interessada em vestir com consciência e conheça o minimalismo, uma prática cada vez mais comum no mundo da moda!

Compartilhar postagem