Voltar

Tecido que não amassa? Alternativas para a praticidade!

Mulher sentada em poltrona de vime com roupas confortáveis e tênis

Já foi o tempo em que passar roupa era uma etapa obrigatória para vestir algo! Com a evolução das tecnologias aplicadas na indústria têxtil, nós ganhamos tempo e praticidade quando escolhemos peças em tecidos que não amassam para compor o visual, não é mesmo?

Mas nem todo mundo sabe de cor os tipos de tecido que não exigem ferro e tábua de passar para ficarem com a aparência alinhada. Para te ajudar nessa missão de reconhecimento, nós da Pau a Pique preparamos uma lista com os tecidos em que vale a pena investir se ganhar tempo é um presente divino na sua rotina corrida! Vem com a gente!

Qual tipo de tecido não precisa passar?

Os tecidos com fibras sintéticas são a aposta certeira para quem deseja peças que não amassem com facilidade e são conhecidas pelas características de secagem rápida. Por isso, crie o hábito de conferir se a sua roupa é feita de fibra sintética antes de comprá-la. Quer saber como? Vamos te ensinar!

Confira as informações sobre composição da peça que vêm escritas na etiqueta da roupa. Se você encontrar os seguintes nomes: viscose, acrílico e nylon, por exemplo, você tem em mãos uma roupa fácil de usar!

Quando a composição possui algodão, linho ou seda, pode ter certeza que a roupa não vai desamassar com facilidade. Isso se deve às fibras naturais presentes nos tecidos, que precisam de uma ajudinha extra para não ficarem com marcas de dobras em sua extensão. Para saber mais sobre os tecidos que não amassam, confira nossa lista:

1) Acrílico

O tecido acrílico é uma fibra sintética muito parecida com lã, causando até uma certa confusão na hora de diferenciá-las. Por ser um ótimo isolante térmico e secar rapidamente após as lavagens, o acrílico tem grande apelo na fabricação de roupas típicas de quem precisa encarar baixas temperaturas!

Nas estações mais frias do ano, é muito comum encontrar casacos e acessórios como gorros e toucas feitos com acrílico compondo os looks de inverno. Quando não é utilizado sozinho, o acrílico pode ser misturado com elastano ou lã para criar roupas mais quentinhas e confortáveis!

2) Tricô

Fala sério, o tricô é um tecido com certa tradição, não é mesmo? Superando tendência após tendência, o tricô dificilmente não está presente nas temporadas de moda, especialmente no inverno. Feitos a partir de acrílico ou lã, o tricô pode ser usado o dia inteiro sem ganhar um único amassadinho!

Excelente opção de roupa para viajar, as peças de tricô podem ser encontradas em diversos tipos de roupa e estilos: vestidos, blusas, croppeds, casacos ou calças. Variedade é o que não falta nas vitrines de lojas femininas e masculinas!

3) Viscose

Está à procura de um tecido para camisa social que não amassa? A resposta de ouro é a viscose! Este tecido sintético é super leve e difícil de amassar! As características da fibra de viscose a tornam a favorita para se levar em viagens e idas à praia e piscina. O motivo está na rapidez para evaporar a água que ela absorve. Um jato quente do secador e pronto, o tecido volta à sua aparência padrão!

Falando em curtir os dias de sol, indicamos a leitura do post “Checklist praia: monte uma mala prática para o verão!” para quem deseja evitar o estresse na hora de viajar!

4) Poliéster ou microfibra

Não podemos falar do tecido poliéster sem mencionar a sua resistência e durabilidade! Quem tem uma peça de roupa feita deste tecido sabe muito bem do que estamos falando! A sua aplicação no mundo da moda varia desde as peças com corte impecável e masculino até roupas mais delicadas e com estilo feminino.

Falando em versatilidade, a microfibra é comumente usada tanto em peças de meia estação quanto de inverno. Pelo fato do seu incrível potencial em reter o calor produzido pelo nosso corpo, a microfibra é perfeita para essas categorias de roupa!

5) Nylon

Eternizado pelo estilo esportivo, o tecido nylon tem grande resistência a rasgos e outros tipos de danos. Além das peças ideais para a prática de atividades físicas, o uso do nylon também pode ser encontrado em peças com pegada mais urbana como parkas e casacos corta-vento. Vale a pena o investimento, hein!

6) Elastano

Também chamada de lycra, o elastano é um tecido com modelagem mais justa, valorizando as curvas do corpo. A fibra desse tecido tem a qualidade de ser elástica e super durável!

Para arrasar no look fresco e confortável, a leveza do elastano combina com as famosas blusas de verão que não amassam e são fáceis de usar no dia a dia de quem ama um estilo casual!

7) Modal

Já falamos por aqui sobre as vantagens do tecido modal, mas é muito válido destacar novamente esse tecido de tecnologia avançada! O tecido modal é capaz de absorver o suor do corpo até 50% a mais do que o algodão, o que facilita a transpiração da nossa pele e evita incômodos nos dias quentes!

Ao comprar uma roupa feita em modal, você adquire uma peça resistente e que não perde facilmente o brilho e nem a cor, não importa quantas vezes você lave!

Há desvantagens em usar tecido que não amassa?

Benefícios é o que não falta! Como podemos perceber pelas excelentes opções de tecidos que não amassam, as fibras sintéticas são ideais para montar um guarda-roupa com alta durabilidade para todas as estações do ano.

Contudo, os tecidos sintéticos não têm uma performance boa quando pensamos na transpiração do corpo. Considerando que eles evitam que o calor se dissipe, é melhor apostar em tecidos de fibras naturais quando os termômetros apontam para temperaturas altas!

Já pelo aspecto da sustentabilidade, os tecidos sintéticos possuem a desvantagem de gerar um impacto ambiental maior do que os outros tipos devido a sua fabricação com várias substâncias químicas prejudiciais à natureza.

Para solucionar esse problema, o mercado da moda oferece tecidos mistos, que utilizam tanto fibras naturais quanto sintéticas para obter roupas que não precisam ser passadas para apresentarem o caimento esperado!

Curtiu o post de hoje? Agora que você aprendeu mais sobre tecido que não amassa, que tal continuar a explorar o universo da moda e conferir outros conteúdos do nosso blog? Temos um para indicar já! Leia “Moda atemporal: conheça modelos que sempre são tendência!” e saiba como montar um guarda-roupa super versátil!

Nos vemos por lá!

Compartilhar postagem