Voltar

Técnica de coloração pessoal: valorize a sua beleza

Mulher com paleta de cores

A coloração pessoal é uma técnica muito utilizada pelos profissionais do ramo da estética para identificar qual a classe e subdivisão das cores mais combinam com uma pessoa. Dessa forma, existe muito mais garantia de um resultado deslumbrante nas combinações do dia a dia. 

Com essa técnica é possível analisar vários aspectos particulares que auxiliam na escolha da cor dos cabelos, roupas, e outros acessórios, pensando sempre nas opções que mais conversam com os traços do rosto e a cor dos olhos. Quer saber mais detalhes sobre essa tendência do momento? Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto! 

Coloração pessoal: o que significa?

A decisão de elevar a beleza natural por meio da transformação do visual sempre vem carregada com várias dúvidas: será que vai combinar? E se eu me arrepender? Por isso, os melhores profissionais do ramo usam a técnica da coloração pessoal para acertar em cheio na escolha. 

Assim, o conceito dessa técnica pode ser definido como identificar as cores que mais se adequam às características do cliente analisando mais de 10 grupos de coloração, tendo como referência as 4 estações do ano.

Cada uma dessas estações têm suas subdivisões que podem ser definidas em grupos distintos, os fortes, profundos e puros. Por fim, chega-se ao resultado final, que é a paleta de cores e os tons que mais combinam com a pessoa. Para entender melhor, veja o que cada estação significa em relação a essência das cores:

Primavera 

Sendo a estação do ano em que antecede o verão, é na Primavera que o clima torna-se agradável e os dias são mais coloridos por meio das flores de várias plantas e árvores. Por isso, a pessoa com a coloração associada a essa estação tem como resultado cores alegres, cheias de luz e brilho. 

Assim, ao escolher as cores desta estação para sua coloração pessoal, você tem como opção uma paleta de cores com pigmentos mais intensos, como o amarelo, laranja, vermelha e o verde. 

Verão 

Diferente da estação anterior, no Verão temos temperaturas altas e os dias são mais extensos. Por isso, neste caso o visual completo costuma combinar-se mais com cores graciosas, leves e com tonalidades com mais personalidade.

Alguns exemplos de cores relacionadas ao verão são o pink, vermelho e, assim como na Primavera, o laranja e o amarelo, que elevam ainda mais a beleza de quem já possui tons escuros nos olhos e nos cabelos.

tons de pele

Outono

Uma das principais características do Outono é a diminuição gradativa da luz do sol, uma consequência da despedida do verão e dos preparativos para receber o inverno. Dessa forma, quem é associado ao Outono combina mais com cores em tons terrosos, quentes e profundos

Nesse caso, se você tem a pele e olhos mais claros, vale a pena optar por uma cartela que contenha as cores marrom, preto, amarelo  acinzentado a fim de ressaltar as suas características naturais. 

Inverno 

A estação mais fria do ano é representada pela falta de chuva em vários estados do Brasil. No entanto, por meio da massa de ar polar fria, as temperaturas chegam a diminuir bastante, indicando as cores mais dramáticas e puras. 

As características da paleta de cores do inverno são tons gelados, como o rosa com tons opacos, azul claro, roxo claro, entre outras. Além disso, as cores sóbrias como o preto e cinza também são muito comuns na coloração pessoal de quem tem olhos e cabelos com tonalidades frias. 

Como é feito o processo de coloração pessoal? 

Realizar a análise de coloração é uma ótima oportunidade para escolher a melhor cor que valorizará ainda mais a sua beleza natural. No entanto, é um trabalho que demanda um profissional especializado.

Neste caso dos profissionais do salão de beleza, você pode buscar por um visagista, que usará suas habilidades e técnicas. Uma delas é conhecida como círculo cromático, que busca entender os tons que mais se adequam a você.

Primeiramente, o profissional analisa o subtom da pele, depois disso, os traços do seu rosto, e aspectos que você deseja dar mais evidência, como a área dos olhos e a boca. Por fim, chega-se ao resultado final. 

Já em relação à vestimenta, o processo de coloração pessoal funciona por meio de uma avaliação sobre a luz natural, sem a utilização de maquiagem para não modificar o resultado, garantindo assim o resultado fiel. 

Nesse processo, o profissional de coloração utiliza tecidos com várias cores e tonalidades para avaliar se o tom do rosto fica mais pálido ou corado, além de identificar se as marcas de expressão ficam mais ou menos evidentes. 

É possível identificar a cor ideal sem ajuda de um profissional?

paleta de cores das estações

A melhor opção para chegar a um resultado assertivo é com o auxílio de um profissional, tendo em vista que ele estudou para isso e sabe identificar qual é a melhor opção para o seu caso.

Contudo, não é todo mundo que tem condições financeiras para passar por esse tipo de processo. Por isso, nós vamos te contar aqui alguns pontos das classes e subtons das cores que geralmente se assemelham, comparados ao resultado das análises.

No caso da estação Primavera, quem tem o subtom quente na cútis e menor contraste comparado com a cor dos olhos e sobrancelhas, as cores que mais combinam com elas são as brilhantes e vivas, como o amarelo e o laranja.

Já as pessoas que também têm o subtom quente, mas possuem maior contraste da pele com a cor dos olhos e sobrancelhas, geralmente o resultado é uma cor acinzentada e outros tons que se relacionam com ela.

Se você possui o subtom da pele quente e pouquíssimo contraste em relação aos outros aspectos do seu rosto, algumas das sugestões mais adequadas são tonalidades de castanho médio e até mesmo o vermelho. 

Para as mulheres que possuem olhos e tons da sobrancelha nas tonalidades mais escuras, o preto e o marrom são as cores mais usadas entre os profissionais da moda e do ramo dos cosméticos, por exemplo.

Por fim, independente do resultado dessa técnica, é muito importante que você sinta-se feliz com você mesma. A técnica de coloração pessoal é apenas uma maneira de ajudar as pessoas que têm dúvidas na hora de escolher qual delas é a melhor opção.

Você gostou deste post? Deixe o seu comentário aqui embaixo com a sua opinião. Caso tenha alguma dúvida, compartilhe conosco, nós teremos o prazer em te responder. Além disso, envie este conteúdo para suas amigas que também possuem algumas perguntas em relação ao tema.

Compartilhar postagem