Voltar

Tipos de Decote: conheça as tendências com a Pau a Pique!

Muher usando uma blusa com decote em V.

Você sabia que existe uma infinidade de decote? Pois é, diante de tantas opções fica mais fácil escolher aquele que pode valorizar a silhueta. A diversidade de biotipos da mulher Brasileira é um fato, cada mulher é única e especial com o seu jeitinho. Por outro lado, surgem muitas dúvidas sobre como se vestir de modo a valorizar os pontos fortes e disfarçar os menos favoráveis.

Entre os diversos elementos de uma peça de roupa, o decote também é um grande aliado na hora de compor uma produção que valoriza o corpo. Pensando em te ajudar nessa missão, a Pau a Pique selecionou os tipos de decote com dicas de como usá-los a seu favor. E aí, preparada para se jogar nas possibilidades? Então, acompanhe a leitura!

Decote redondo

O decote redondo é um pouco mais limitado, sendo mais indicado para mulheres magras e com seios pequenos. Mas isso não significa que ele não se adapta a outros tipos de corpos, viu? A dica do decote redondo é saber controlar a altura de corte – quanto mais baixo, maior a impressão de volume na região do colo.

Quadrado

O decote quadrado é um dos únicos que se adapta perfeitamente com seios grandes. No entanto, todo cuidado é pouco! Esse tipo de decote é muito fechado e pode criar um efeito contrário, ou seja, deixar o colo com mais volume. Além disso, as magrinhas também precisam se atentar ao uso correto do decote quadrado, pois ele pode criar uma sobra de tecido que desvaloriza o visual.

Por outro lado, se utilizado de maneira certa, o formato quadrado valoriza o busto. Essa tendência – que está super em alta – aparece em blusa de manga longa e bufantes, regatas, vestidos e croppeds, combinando com produções despojadas e até mesmo românticas.

Decote V

Queridinho das mulheres, o decote em V é atemporal e deixa um ar mais sensual em qualquer produção. O design é ideal para o público feminino com seios fartos, afinal, ele é capaz de valorizar o colo sem deixar aquela impressão de algo exagerado. E não é só isso, esse tipo de decote deixa a silhueta mais longa por causa da verticalidade.

Se você faz parte do time feminino que gosta de ousar, o decote V mais fundo é ideal para dar aquela valorizada nos seios. A dica é apostar em peças mais sofisticadas e abusar do decote sem medo de ser feliz!

Decote nas costas

Para quem gosta de um visual mais sensual, o decote nas costas é o modelo ideal para investir! Esse tipo fica bem em todos os biotipos, seja em peças casuais ou mais sofisticadas – como vestidos de festa. Porém, se você é do time das mulheres que tem seios grandes, esse decote deve ser evitado. Além de aumentar o volume do colo, ele pode se tornar um pouco desconfortável.

Gola alta

A gola gola alta, também chamada de gola tartaruga, é perfeita para mulheres altas e com seios pequenos, uma ótima estratégia para criar a impressão de volume no colo. Porém, inúmeros biotipo podem arrasar nesse modelinho! O truque é saber quebrar a ilusão de volume extra apostando nas cores escuras e listras verticais repleta de elegância.

Entre as variedades de decote, a gola alta é o único que cobre totalmente o busto, garantindo que toda a atenção fique voltada para os seios e ombros. Seja acompanhada com calça jeans ou vários tipos de saias, a gola alta garante um visual delicado e super charmoso.

Tomara que caia

Um dos mais queridinhos do público feminino, o clássico “tomara que caia” é o tipo de decote que mais deixa o colo e os braços à mostra. Justamente por expor essas partes do corpo, as mulheres com seios fartos deixam de apostar nessa tendência. Mas vale ressaltar que o tomara que caia pode ser para todas!

Esse tipo de decote é o favorito quando o assunto é festa e eventos sociais. Além de garantir elegância, o tomara que caia dá aquela valorizada no colo. Se você é baixinha e busca um decote capaz de alongar a silhueta, pode apostar sem medo no inconfundível tomara que caia.

Decote ciganinha

O decote ciganinha é o modelo ideal para destacar o busto, além de ser super delicado! Para as mulheres magras com pouco seio, esse é o modelo mais recomendado. Por outro lado, não são todas que se adaptam ao design do decote ciganinha, afinal, ele pode ficar subindo e isso acaba causando um certo desconforto.

A dica da Pau a Pique é usar aquelas fitas dupla face para uso corporal. Elas grudam a peça no corpo, deixando o decote certinho.

Decote ombro a ombro

Se você deseja disfarçar o quadril, o decote ombro a ombro é a melhor opção! Afinal, ele é conhecido por chamar atenção na parte superior do corpo. Por outro lado, por mostrar boa parte do busto, ele não é indicado para mulheres com peitos grandes e ombros largos.

Inspirado na moda ciganinha, o ombro a ombro é super feminino e romântico. Atualmente, ele vem fazendo muito sucesso nas passarelas, agregando qualquer estilo compondo produções surpreendentes. O mais interessante desse decote, é que ele pode fazer parte de diversas peças de roupa como vestidos, blusas, tops e macacões, entre muitas outras que seguem essa tendência.

Decote coração

Também conhecido como meia taça, o decote coração é totalmente diferente do que estamos acostumados! O detalhe ousado e ao mesmo tempo charmoso formando a base de coração, está marcando presença no guarda-roupa das fashionistas.

Então, se você está a procura de um visual chique sem esforço, o decote coração pode ser uma ótima opção! Mas, por ser um pouco chamativo, é preciso ter em mente que o tamanho do busto pode deixar o look um pouco vulgar, evidenciando ainda mais os seios.

São tantas opções, não é mesmo? Esperamos que o nosso conteúdo tenha te ajudado a entender como o decote pode influenciar na hora de se vestir! Se você quiser saber mais sobre o universo da moda e estilo de vida, continue acompanhando o blog da Pau a Pique e aprenda criar produções incríveis para diferentes ocasiões.

Ah! Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais, certo? Troque dicas com as amigas sobre a variedade de decotes disponíveis, temos certeza que ela vai amar as nossas inspirações!

Obrigada e até o próximo post!