Voltar

Tipos de Saias: Um Guia Com os Principais Modelos

Close em mulher vestindo saia longa com listras

Sabe o que as apaixonadas por looks confortáveis têm em comum no guarda-roupa: modelos estilosos de saia! Com as dezenas de versões que foram lançadas mundo afora ao longo dos séculos, a saia continua sendo uma ótima opção para compor um visual super feminino e moderno, chamando nossa atenção pela sua versatilidade tanto nos dias de verão quanto nos de inverno.

Para aproveitar todas as possibilidades de combinações que essa peça nos oferece, nada melhor do que ficar por dentro dos principais tipos de saia que são sucesso em diversos lugares do mundo! Venha conferir o conteúdo que a blog da Pau a Pique selecionou com carinho para te inspirar a criar produções usando saias da moda que são a sua cara. Preparadas?

Quais são os principais tipos de saias?

Só de olhar as vitrines das lojas já dá para saber que a variedade de modelos de saias que existem por aí é enorme, não é mesmo? Independente do critério que utilizamos, seja em termos de modelagem, estampa, tecido ou comprimento, os tipos de saias existentes formam um catálogo de peças coringa incríveis que podemos vestir em diferentes ocasiões – a própria definição de moda atemporal!

Difícil mesmo é identificar qual modelo de saia melhor combina com o seu estilo e formato de corpo. Quer uma ajudinha extra? Então, continue a leitura e aproveite as nossas dicas imperdíveis para valorizar o que há de melhor no seu closet!

Modelos de saia segundo o tipo de corte:

Veja a seguir as definições de cada tipo de saia para entender como valorizar a sua silhueta com a modelagem certa. Reunimos 12 tipos de saias para te apresentar as opções que estão constantemente na moda, valendo cada centavo do seu investimento! Confira:

(Infográfico 1 – Tipos de saia)

Saia plissada

O charme da saia plissada já vem de fábrica, estamos falando na dobradura que é aplicada na confecção do tecido! Pelo fato dessa estética já ser bem chamativa, as saias plissadas geralmente são retas e não possuem outros adereços além da faixa que marca a cintura.

A variação dos modelos de saia plissada está nas cores do tecido, que pode apresentar uma cor sólida, estampadas coloridas, ou ainda, um efeito metalizado. Versátil, essa modelagem cria a ilusão de um quadril maior e combina tanto com salto alto quanto um tênis de solado baixo – vai da sua preferência!

Saia de pregas

O truque aqui está no modo como a peça é costurada, criando várias pregas por toda a largura da saia. Popularmente conhecida por fazer parte de um tradicional uniforme de colégio, a saia de prega se associa a ideia de um look mais jovial.

Fácil de encontrar em diversos comprimentos e estampas, esse tipo de saia não exige muito esforço para fazer combinação com personalidade! Basta vestir junto com uma T-shirt básica ou blusa cropped com poucos detalhes e se sentir linda para arrasar no seu compromisso do dia.

Saia godê ou rodada

Associar a saia godê com feminilidade é quase automático quando pensamos no movimento rodado que ela tem. Famosa desde os anos 50, a saia godê possui pregas em lugares estratégicos para marcar a curva da cintura e criar um volume – leve ou pesado, depende do tecido – a partir da região do quadril até a barra da peça.

Se você adora um look romântico, saiba que a saia godê será a sua peça favorita a partir de agora. Coloque uma blusa mais justa, acessórios delicados e uma sapatilha para harmonizar com a vibe fofa que a produção transmite. Para deixar o visual mais fashionista, vista uma meia calça fina e bote para jogo o seu par de coturnos!

Saia lápis

Colada ao corpo, a saia lápis é perfeita para marcar a silhueta e valorizar as curvas do corpo feminino. Ela costuma marcar presença nos ambientes corporativos, fazendo parte de um look executivo com muito estilo!

Não pense que a saia lápis é indicada apenas para a produção do trabalho, pelo contrário, ela pode muito bem servir como uma peça do look para balada ou para um evento em família. O segredo é acertar na hora de usar acessórios mais elaborados para ocasiões chiques ou camisas divertidas e básicas para o dia a dia.

Saia envelope

Prática de vestir, a saia envelope é uma peça inteira de tecido que, enrolada no corpo, garante um visual leve e fluido! Por ser feita com materiais finos na maioria das vezes, a saia envelope é uma excelente aposta para ter leveza e conforto enquanto você curte um dia de verão.

Disponível em estampas que vão desde uma paleta de cores mais sóbria até as mais alegres, a saia envelope também é encontrada em modelagens que falseiam a estética original. Nesse caso, a amarração não é feita pelas pontas do tecido, mas por um botão ou zíper fixo.

Saia drapeada

Lembra da saia que é “enrugadinha” na parte da frente e justo no restante do corpo? Pois essa é a saia drapeada feita no modelo mais tradicional. Isso significa que hoje em dia o drapeado – efeito franzido da costura – é feito em diversos lugares da peça, como nas laterais da saia.

Quem deseja fugir de volumes na parte inferior do corpo, talvez essa não seja a melhor opção. Agora, se é exatamente o que você procura, combine a produção com uma blusa ombro a ombro para ficar super feminina!

Saia de babado

Mencionamos anteriormente que há uma diversidade de tipos de saias, certo? Pois na categoria saia de babado, é possível afirmar que há um outro universo de opções! O babado pode ser colocado em padronagens regulares, irregulares, com espaçamento ou não, texturizadas, apenas na cintura ou na barra…

Enfim, enquanto houver criatividade humana, haverá novos modelos de saia de babado! Mulheres de ombros largos, fica a dica para vocês: aproveitem o volume da saia de babado para equilibrar a silhueta. Já pensaram nisso?

Saia evasê

A saia evasê também é chamada de saia em A pois o seu desenho imita a abertura da vogal. A largura da peça é justa na cintura e vai alargando conforme a saia desce pelo corpo. O sucesso da saia evasê veio na época dos anos 1960 e se manteve desde então entre os modelos de saia que atendem tanto o gosto das mulheres de estilo conservador quanto o das mais modernas.

Saia reta

Tradicional, a saia reta possui a modelagem mais comum e fácil de vestir. Por não acentuar a curva que a cintura feminina tem, a saia reta combina muito bem com blusas e tops volumosos, com detalhes no busto ou nas mangas. Vale a pena montar o look e ver se a produção é a sua cara ou não!

Saia tulipa

A saia tulipa carrega esse nome exatamente por lembrar a silhueta da flor tulipa, em que a parte mais larga do seu contorno está na região central da figura e, no caso do corpo feminino, seria no quadril!

Gostaria de aumentar o volume do bumbum? Vista a saia tulipa sem medo! Complete com um salto confortável para alongar a silhueta, uma camisa básica, um cordão longo e você estará pronta para arrasar!

Saia Sereia ou Enviesada

O corte da saia enviesada é pensado com o intuito de deixar o tecido mais colado na cintura até chegar aos joelhos, região em que irá drasticamente aumentar a largura da saia. Igualzinho a uma cauda de sereia!

Esse tipo de saia também é perfeita para diferentes tipos de eventos, seja almoços com os amigos, jantares de trabalho ou casamento. A formalidade do look dependerá do tecido da saia evasê e das demais peças escolhidas para montar o look.

Saia Assimétrica

Por assimétrico, entendemos que a peça tem diferentes tamanhos de altura em seu corte. A saia pode ter a parte da frente mais curta, enquanto a parte de trás forma uma cauda, ou a diferença pode estar nas laterais, sendo o lado curto responsável por revelar uma das suas pernas. Ambos os modelos de saia são elegantes e sexies ao mesmo tempo, pode confiar!

Modelos de saia segundo seu comprimento:

Todos os tipos de saias que acabamos de apresentar podem apresentar diversos comprimentos no corpo feminino. As opções de altura do tecido geralmente se encaixam em um dos 7 modelos de saia que o mundo da moda nos oferece: micro, mini, secretária, chanel, longuete, midi, longo.

(Infográfico 2 – Comprimentos de saia)

Conforme surgem novas tendências, alguns comprimentos passam a fazer mais sucesso do que outros. As 3 alturas de saia que se tornaram referência de peças que não saem de moda e fazem parte de um guarda-roupa inteligente são as seguintes:

Modelos de saia curta

Os movimentos de contracultura dos anos 60 e 70 ajudaram a quebrar as barreiras machistas que impediam as mulheres de usarem roupas que mostrassem mais a pele. Dentre esse tipo de peça, as saias micro e mini se destacam pelo estilo e ousadia que possuem!

Com a luta pela liberdade feminina, conquistamos o direito de usar saias que valorizam as pernas e são ótimas opções para a temporada de altas temperaturas. Usar uma saia jeans curta com uma blusa estampada e tênis de solado alto é o exemplo de um look descolado e casual que mais amamos!

Modelos de saia mídi

A altura diferenciada da saia midi é ideal para as mulheres que desejam usar saia, mas ter conforto para andar e sentar do jeito que quiser sem perigo da peça subir pelas pernas.

Seu primeiro auge foi durante os anos 20, depois nos anos 70 e, desde 2010, as saias midi tomaram conta dos looks considerados sofisticados, femininos e mega confortáveis. Para uma produção do dia a dia, aposte nas opções de tecidos mais fluidos e, caso queira deixar o visual mais formal, escolha uma saia midi de material mais encorpado!

Aqui no blog da Pau a Pique, temos um post com várias dicas para vestir essa peça de roupa com confiança. Você pode se inspirar no conteúdo “Como usar saia midi? Conheça as melhores combinações!” para evitar erros que desvalorizam o seu estilo!

Modelos de saia longa

O comprimento longo é o mais tradicional, porém está longe de ser ultrapassado! Os modelos das maxi saias, por exemplo, nos mostram como a fluidez do movimento que elas proporcionam é moderna e ficam lindos com blusas mais justas.

Nas versões de saia longa mais justas no corpo, garanta que haja uma fenda na peça para que a roupa não atrapalhe no seu andar. Ah, e nada de escolher uma peça com um comprimento que arraste no chão. Além de ser deselegante e estragar rapidamente a barra da saia, você corre o risco de se acidentar.

Portanto, se você tem baixa estatura, mande ajustar na costureira a sua saia longa e, para evitar o achatamento do look, busque vestir junto com blusas leves e mais curtinhas!

E, aí? Curtiu descobrir mais sobre os tipos de saias que estão sempre presentes nas coleções da moda? Esperamos que sim! Saiba mais sobre as opções de roupas que são ideais para o verão com o blog da Pau a Pique. Acesse o post “Aprenda a usar vestido com tênis: 5 ideias para arrasar no look!” e abra sua mente (e guarda-roupa!) para novas possibilidades de estilo!

Até lá!

Compartilhar postagem