Voltar

Guia do salto: conheça os 7 principais tipos e como usar

O sapato de salto é um item indispensável no guarda-roupa feminino, afinal, ele alonga a silhueta, nos deixa mais altas e confere um visual de imponência e elegância para o look. Diferente do que se pensa, os modelos de salto já deixaram de ser um calçado sempre desconfortável há um tempo.

Hoje temos disponíveis no mercado opções, que diferentes do salto fino, são muito confortáveis e acessíveis para o dia a dia como o salto bloco e o salto anabela. Para te ajudar encontrar o modelo ideal para cada ocasião, preparamos este guia explicando os principais tipos de salto. Continue lendo e confira tudo!

1. Salto fino: elegância e sensualidade na medida certa

O salto fino é um modelo extremamente elegante. São muito usados em ocasiões especiais, como festas e casamentos ou, então, em looks de trabalho, dependendo do dress code da empresa e da profissão.

Diferente de outros modelos, o salto alto costuma ter a mesma cor do sapato, deixando o visual mais harmônico e refinado. Além disso, pode ser encontrado de duas formas: aberto em sandálias ou fechado em modelos de chamados de scarpin.

Para acertar na escolha, nossa dica é usar a ocasião como referência:

  • para um visual clássico: combine o scarpin com peças de alfaiataria;
  • para um visual sensual: combine uma sandália de salto alto com um belo vestido ou calça pantalona;
  • para um visual casual chic: combine o salto com calça jeans e camisa social.

Só não se esqueça de ponderar o tempo que ficará de pé usando salto alto, hein? Afinal, esse modelo pode ser um tanto desconfortável se usado por muitas horas.

2. Salto bloco: estabilidade e conforto em todas as ocasiões

O salto bloco é um modelo de salto grosso muito confortável e elegante. Isso porque, independente da altura, confere estabilidade e sustentação para o corpo. É uma opção muito versátil, pois é encontrado em diversas alturas, cores, estampas e amarrações. Dessa forma, acabou se tornando um dos queridinhos entre as mulheres.

Para quem ainda não sabe qual modelo ou cor comprar, investir em um salto bloco de tons neutros é uma excelente opção, assim dá para combinar em looks tanto para o dia, quanto para a noite.

Já para as mulheres mais ousadas, vale a pena apostar num modelo de salto bloco mais colorido para combinar com pantacourt no dia a dia, fica um charme e dá para ir trabalhar sem medo de ficar com dores no final do dia.

3. Salto anabela: um mix de romantismo e boho chic

O salto anabela é um modelo de salto muito usado no verão, pois combina muito bem com vestidos e peças mais fluídas, deixando o visual com um mix de elegância e romantismo. Outra vantagem deste modelo é que o salto se inicia na curvatura da planta do pé, deixando o caminhar muito mais confortável e estável. Ou seja, são perfeitos para serem usados no dia a dia.

Você pode encontrar o salto anabela em detalhes de fibras de palha e outros materiais naturais, que conferem uma pegada boho chic para o look, tendência que está super em alta.

Veja também: Looks Boho: 5 Ideias Para Montar com Estilo!

4. Salto plataforma: um toque de poder sem deixar o conforto

As plataformas voltaram com tudo e são as queridinhas das mulheres que não abrem mão do salto alto! O modelo se destaca pelo salto que envolve todo o solado, proporcionando mais estabilidade para os pés.

Geralmente, são encontrados em modelos de sandálias, principalmente aquelas com amarrações que são a cara do verão! Ou então, em opções mais casuais e fechadas, que combinam muito bem com calças e ocasiões que exigem casualidade.

A dica para não errar na combinação do salto plataforma é mesclar o look com peças atemporais, como um vestido preto, um jeans básico ou uma camisa branca. Assim, você consegue encontrar o equilíbrio perfeito.

5. Salto geométrico: tendência criativa e estilosa

Buscando uma opção para deixar o visual mais moderno? Invista no salto geométrico! Para adotar a tendência, você não precisa seguir a onda das fashionistas internacionais, tá?! Um simples salto baixo com angulação já se encaixa no geométrico e confere um aspecto mais criativo.

Em relação ao conforto, a maioria dos saltos geométricos são encontrados em tamanhos de baixo a médio, facilitando o uso no dia a dia da maioria das mulheres. Além disso, eles também são perfeitos para produções mais básicas, como jeans e vestidos. Então, super salvam naqueles dias que estamos sem criatividade para pensar no look, sabe?

6. Salto flat: perfeito para o dia a dia

Um modelo de salto quase sem salto! É isso mesmo, esse é o salto flat. Sabe aquele salto bem baixinho, que fica bem abaixo do calcanhar em sandálias rasteiras e papetes? Pois é, estamos falando dele!

A opção é ideal para quem busca um toque de elegância de forma simples e casual. Para combinar esse modelo no dia a dia não tem muito segredo, as combinações com vestido longo ficam muito bonitas e ainda conferem mais elegância.

7. Salto tratorado: um toque fashionista no look

O salto tratorado é uma opção moderna, fashion, cool e confortável. Tudo nisso em um único sapato! O modelo possui pequenas ondulações no solado, de forma bem parecida com pneus de tratores e o solado de coturnos.

A ideia deste modelo é realmente trazer esse ar mais esportivo e pesado para o look, deixando de lado o conceito de que salto precisa ser usado sempre por mulheres elegantes.

Em relação às opções, podemos encontrar tanto em botas, sandálias, quanto sapatos fechados. Para a combinação não existem muitas regras, mas prefira ocasiões mais descontraídas.

Qual salto é mais confortável?

Os tipos de salto mais confortáveis são os modelos com base, como plataformas e flats. Além dos modelos com base quadrada, como o salto bloco.

Estes modelos são mais confortáveis que os demais, porque conferem mais estabilidade para a sola dos pés e, consequentemente, evitam dores nas costas e articulações.

Como andar elegante com salto?

Para andar de forma elegante em cima de um salto alto a postura sempre ereta e andar em linha reta. Você precisa apenas começar. E, assim, como nem outras áreas da vida, é essencial começar pelo básico, ou seja, os saltos mais baixos e ir implementando outros modelos conforme se sentir mais segura.

Como escolher o salto certo?

Para escolher o salto certo, você precisa avaliar seu estilo pessoal, o tipo de roupa que pretende usar e a própria ocasião em si. Considere saltos mais altos para situações mais requintadas e saltos mais baixos para o dia a dia.

Em relação às cores, o nude sempre funciona, não tem erro. Entretanto, não deixe de testar outras variações e cores, hein? Isso é uma dica para facilitar o seu dia a dia, mas não te restringe a ousar nas composições!

Ficou mais fácil escolher o tipo de salto? Esperamos que tenha ajudado e que agora você consiga criar visuais ainda mais elegantes! Acompanhe nosso blog semanalmente e fique de olho nos demais conteúdos de estilo pessoal.

Até a próxima!

Compartilhar postagem