Voltar

Tons Terrosos: Guia De Colorimetria Fashion Pau a Pique

Mulher usando vestido em tons terrosos

Quem duvida do poder das cores em transmitir sofisticação, elegância e requinte, com certeza ainda não conhece o potencial que os tons terrosos têm para mudar a aparência de alguém! Presença garantida nas temporadas de moda, as cores terrosas são super fáceis de combinar e ainda funcionam muito bem nos dias frios e quentes.

As combinações de roupas em tons terrosos podem funcionar para diversos tipos de silhueta, pele e estilo. Quer entender como? Continue a leitura e venha aprender com o blog da Pau a Pique as melhores formas de aproveitar a beleza dos looks de tons terrosos para ressaltar a sua personalidade. Vamos lá?

Quais são os tons terrosos?

Conhecer a paleta de cores terrosas é uma atividade de descobertas constantes, afinal, a sua cartela de tonalidades possui uma vasta gama de opções! Mas o que, de fato, significa tons terrosos?

O nome representa as cores que geralmente associamos à coloração da terra, ou seja, estamos nos referindo às tonalidades de marrom, bege, cáqui, caramelo, areia, mostarda, amarelo, laranja queimado e verde militar.

As nuances não para por aí, porém, já deu para pegar a ideia, certo? Ao aprender a reconhecer as cores terrosas, é incrível como nosso olhar se torna mais apurado para pensar em novas combinações de roupas que misturam este tipo de tonalidade com o restante das cores do círculo cromático!

Independente da formalidade da ocasião, saiba que as cores terrosas ficam perfeitas para quem é adepta ao estilo clássico, moderno, criativo, romântico, sexy… ou seja, não há restrições por aqui! Tudo depende da intenção que você deseja transmitir com o seu look.

Quais tons combinam com as cores terrosas?

Caso você tenha feito a técnica de coloração pessoal, será mais tranquilo encaixar os tons terrosos nos seus looks de modo a valorizar seu perfil. Para ajudar quem ainda é iniciante na arte de combinar tons terrosos em looks estilosos, fique atenta às indicações que selecionamos no conteúdo de hoje!

Cores vibrantes

A produção colorida aceita super bem as peças de tons terrosos para compor o visual! Considerando que as cores inspiradas na terra são mais neutras, a energia da peça colorida é equilibrada com roupas de tons suaves como o bege e o cáqui, por exemplo.

Sente vontade de montar um look divertido com cores vibrantes para o trabalho, mas tem medo de exagerar? Combine a blusa colorida com uma calça ou shorts de alfaiataria na cor areia. A modelagem mais formal da peça com tom terroso traz a seriedade que você precisa sem pesar no visual final!

Tonalidades escuras

A cara do look refinado pede o combo cores terrosas + cores escuras! Vestindo roupas de cor roxa, cinza grafite ou azul marinho junto com peças de tons terrosos, o resultado é apenas um só: elegância e modernidade nas medidas certas.

Combine um body, uma calça jeans e calçados cinza chumbo com um blazer mostarda para deixar harmônico seu look. Caso você opte por um sapato com salto médio e dobrar algumas vezes a barra da calça, o look fica mais fashionista e poderoso!

Tons neutros

Preparada para descobrir qual será a sua salvação para situações em que há pouco tempo para se arrumar ou a preguiça de escolher o look do dia está forte? Escolha roupas de acessórios de cores terrosas e neutras! A união delas é perfeita para montar um look curinga para atender diferentes tipos de compromisso – melhor exemplo de como usar a moda atemporal a seu favor!

Ah, por cores neutras, pense em preto, branco, cinza e azul escuro. Elas podem aparecer em estampas também, apesar da opção de montar blocos de cores no look, como a tendência do color blocking ensina, seja uma excelente via para ter um visual moderno e despojado.

4 dicas para combinar tons terrosos nas suas roupas

Agora que você já sabe o que são cores terrosas e quais tonalidades são as mais indicadas para ter um look fashion, não faz mal ter acesso a dicas extras que vão dar um up na sua produção, certo? A seguir, você descobrirá quatro truques fáceis de fazer e que valem a pena o investimento!

1) Aposte em cores terrosas claras para iluminar o look

Uma das primeiras suposições que vem à mente é que os tons terrosos servem apenas para as estações mais frias do ano. Que engano! Eles também funcionam muito bem como elementos que deixam o look com mais cara de verão, basta apostar nas tonalidades mais claras das cores terrosas como o cáqui!

Aplicadas em tecidos leves e modelagens que favorecem a liberdade de movimento, as cores terrosas ficam uma graça no visual para curtir um dia de piscina ou um passeio na orla da praia. Você duvida? Imagine um vestido bege feito em tecido laise algodão ou macramê combinando com seu biquíni colorido, ficará perfeito!

2) Use tons terrosos para entrar na tendência dos looks monocromáticos

Já reparou como os looks monocromáticos voltaram com tudo nos últimos tempos? As peças de roupa que são da mesma cor, seja em tonalidades iguais ou diversas, conseguem irradiar a tão desejada estética minimalista e sofisticada!

Experimente fazer sobreposições com camisa de algodão, saia midi e jaqueta de camurça, todos na cor marrom. O resultado no espelho encantará seus olhos! Finalize com um nózinho lateral na barra da blusa e você estará pronta para arrasar em qualquer lugar.

3) Ouse com o animal print em cores terrosas

Uma ótima maneira de iniciar no mundo do animal print é começar pelas combinações de roupas em tons terrosos, pode apostar! Pela energia suave e mais neutra que elas transmitem, a força que uma estampa de oncinha não te choca logo de cara. Pelo contrário, você vai se apaixonando aos poucos pelas padronagens marcantes de zebra, cobra e girafa que te deixam moderna durante o dia ou a noite!

4) Abuse dos acessórios em tons terrosos

Achou que esqueceríamos dos acessórios de cores terrosas? Jamais! Eles também são apostas que estão em alta desde que os tons terrosos conquistaram espaço nos estúdios das marcas de moda.

No dia a dia, você pode escolher óculos de sol ou de grau com armações marrom, mostarda ou laranja queimado. Além disso, há sempre a opção de investir em cintos, pulseiras, colares e pochetes que trabalham nessa cartela de cores!

Diquinhas repassadas, agora é a sua vez de colocar em prática tudo o que você aprendeu sobre as roupas de cores terrosas! Não se esqueça que o blog da Pau a Pique sempre traz conteúdos incríveis e completos sobre estilo e moda. Indicamos para a sua próxima leitura o post “Looks Tons Terrosos: 5 Possibilidades com a Pau a Pique!“, você irá amar!

Até lá!

Compartilhar postagem