Voltar

Água micelar: veja sua utilidade e os principais benefícios

A água micelar promove uma sensação de frescor e leveza na pele, isso quer dizer que ela tem tudo a ver com a sua função de limpar os poros profundamente, mas, além disso, esse produto também age como um leve hidratante, dependendo da fórmula contida na composição. 

Porém, mesmo com esses benefícios, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação a sua verdadeira utilidade. Entenda a função da água micelar e seus principais benefícios lendo os próximos tópicos:

Qual é a utilidade da água micelar?

Sendo um produto dermatológico, a água micelar serve para eliminar impurezas da face. Por isso, geralmente é utilizada no fim do dia, no momento que a pessoa deseja tirar a maquiagem e substâncias tóxicas provenientes da poluição do ar e outros fatores externos.

Esse produto pode ser usado por indivíduos de diversas faixas etárias, tendo em vista que ele é um agente para limpar profundamente, mas com leveza. Isso porque na sua composição são utilizadas moléculas higienizadoras microscópicas, denominadas como micelas. 

O que são micelas? Como agem na limpeza da pele?

As micelas são partículas presentes em um sistema coloidal – não podem ser visto a olho nu – resumidamente, é uma estrutura de glóbulos minúsculos capazes de penetrar de forma profunda nos poros, absorvendo os resíduos da cútis. Ao captar todas as substâncias tóxicas, elas param de agir e posteriormente são eliminadas. 

Como essas partículas não agridem a pele, é possível usar tranquilamente em áreas como olhos, narinas e boca, sem gerar qualquer tipo de alergia ou irritação. Alguns produtos podem ser compostos por água e micelas ou também por uma quantidade mínima de micelas e outra de molificantes.

No entanto, para você não sofrer com nenhum problema, é essencial sempre consultar seu dermatologista antes de usar! Afinal, todo e qualquer tratamento contínuo da cútis deve ser passado por um profissional especializado. 

Água micelar para a pele da face: 5 benefícios

Como você já pode compreender as informações primordiais sobre a água micelar, vale a pena conhecer também seus principais benefícios como: manter a pele mais bonita e promover sensações de leveza e frescor. Continue a leitura e veja as 5 principais vantagens de inserir esse item na sua rotina de skincare

1 – Higieniza a pele profundamente

Diferente dos sabonetes comuns, a água micelar atua de forma profunda na pele, mas sem agredir ou irritar, tendo em vista que as partículas presentes na composição sugam toda a sujeira contida nos poros, facilitando a higienização. Assim, não há a necessidade de enxaguar posteriormente. 

2 – Tem poder hidratante

Atualmente existe vários produtos que possuem propriedades hidratantes na sua fórmula, capazes de complementar a função da limpeza, deixando a pele com aspecto viçoso e macio. Por isso, antes de adquirir a sua micelar, confira na embalagem se ela garante esse benefício. 

3 – Refresca e suaviza o rosto

Nos dias mais quentes, nos quais há uma alta incidência de mormaço, a pele fica oleosa, resultando na sensação de desconforto. Por isso, vale a pena contar com um frasco na bolsa para limpar a face em qualquer hora do dia. Dessa forma, sentirá um frescor e leveza por mais tempo. 

Segundo especialistas, a água micelar ainda pode ser uma grande aliada após procedimentos estéticos mais invasivos, mas lembre-se sempre de buscar a melhor recomendação com seu médico. 

4 – Agiliza a retirada da maquiagem

A água micelar é um produto deve estar presente no seu banheiro, pois nos dias que você chegar cansada em casa, terá uma aliada para retirar a maquiagem de maneira mais veloz, assim, evita dormir com produtos no rosto, uma ação que a longo prazo prejudica a saúde e a beleza da cútis. 

5 – Serve para os diversos tipos de pele

Como esse produto possui componentes leves, sem adição de álcool e de outras substâncias químicas, é recomendada para os diversos tipos de pele, até mesmo as mais sensíveis. Por isso, se você sofre com alergia ou irritação quando passa outros itens dermatológicos, tem como excelente alternativa a água micelar. 

Como usar o produto?

Aplicar a água micelar no rosto é muito simples, pois você só precisa de 2 itens: um algodão ou um lenço facial e o produto. Assim, basta despejá-la em uma pequena quantidade e espalhar no rosto até você sentir que já saiu todas as impurezas. Se você preferir, pode realizar esse processo durante o dia e a noite, antes de dormir.

Atualmente você encontra diversas opções em supermercados, farmácias e lojas de cosméticos. Dessa forma, vale a pena fazer uma pesquisa sobre as marcas fabricantes e identificar quais delas atendem às suas necessidades e o quanto você deseja investir. 

Por fim, depois desse guia básico sobre o que é água micelar e suas principais vantagens, você tem mais do que razões para incluir esse produto na sua rotina skincare – cuidados com o rosto que ficaram conhecidos no mundo todo depois da popularização de vários produtos dermatológicos. 

Aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e nos grupos de WhatsApp com as suas amigas para que mais pessoas, assim como você, conheçam os aspectos positivos desse produto tão importante nos cuidados e higienização da pele.

Compartilhar postagem