Voltar

Treinar no frio: 6 motivos para deixar a coberta de lado!

mulher com roupa de frio para treinar

Tem preguiça de treinar no frio? Tudo bem, nós concordamos que ficar debaixo das cobertas é realmente muito gostoso! Mas fazer exercícios nesses dias tem muitas vantagens. A verdade é, o corpo do verão se conquista no inverno. Ficou intrigada? Venha entender porquê! Confira a seguir quais são os benefícios.

1. Emagrece mais rápido

Sabia disso? Treinar no frio emagrece mais rápido pois queima mais calorias. Isso se deve ao fato do corpo precisar de mais energia para manter-se aquecido. Consequentemente, o corpo acelera o metabolismo.

Não pense que esse é o motivo perfeito para abusar das calorias, ou seja, tomar muito chocolate quente. Na verdade, o frio funciona como um impulsionador de resultados, mas não consegue isso sozinho. É preciso que você treine intensamente, como sempre, e mantenha uma dieta balanceada.

Pronta para perder a barriga? Já coloca sua roupa fitness para começar a treinar. Se você tem dúvidas em como montar um look de academia, confira as 5 dicas que preparamos para você. Faça o teste e depois conte para gente!

2. Aumenta o desempenho

Bom, esse benefício segue a mesma linhagem da anterior, pois depois que começa, ninguém mais quer parar! Sabe por quê? Ao fazer exercício o corpo fica quente, mas ao terminar os movimentos, ele esfria. E ninguém quer sentir frio!

Logo, o tempo de descanso entre uma série e outra é reduzido, como resultado disso, o desempenho do treinamento é intensificado. Isso é válido para todas as modalidades, seja na musculação, hidroginástica, pilates, yoga, corrida ou caminhada. Em todas elas a sua performance melhora!

Aliás, vale ressaltar que as toxinas corporais são eliminadas através do suor e da urina, logo hidratar e movimentar é a chave para ter um corpo saudável!

Aqui, é muito importante mencionar que as roupas mandam muito no desempenho. Afinal, usar uma peça desconfortável dificulta a realização dos movimentos, assim como treinar com roupas fitness que não aquecem o seu corpo – passar frio para quê? É muito importante ter uma roupa quentinha para vestir depois do treino, assim você não corre o risco do choque térmico corporal. Fechado?

3. Tonifica os músculos corporais

Já falamos e repetimos! O corpo do verão se constrói no inverno, é fato! O “tchauzinho” e “pneuzinho” não são eliminados do corpo com tanta rapidez como queremos. Ainda mais no verão onde desidratamos muito fácil devido ao calor.

Geralmente, quando a onda de frio passa, as academias começam a encher novamente. Na verdade, estão recheadas de pessoas que querem tonificar o corpo em 3 meses. Já te adiantamos que milagres não acontecem. É preciso treinar com antecedência.

Portanto, utilize dos benefícios de treinar no inverno para queimar toda essa sobra de gordura corporal e já definir os músculos. O mais importante disso tudo não é ficar com um corpo esbelto – se esse é seu objetivo, tudo bem! Mas tonificar os músculos não é apenas questão estética, é saúde.

Músculos fortes aumentam a resistência cardiovascular diminuindo a fadiga, previnem lesões nas articulações e nos ossos e aprimoram o funcionamento metabólico, no geral. O que está esperando para colocar sua roupa fitness e ir treinar?

4. É mais tranquilo!

Treinar no inverno tem essa super vantagem. Academias, praias, praças, quadras, pistas, enfim, tudo é mais tranquilo e sem aglomeração. É perfeito para praticar exercícios, afinal, não precisa esperar desocupar o lugar ou ficar revezando aparelhos. Basta chegar e treinar!

Outro ponto muito importante, em tempos de doenças transmissíveis, é preferível estar em locais sem aglomeração, não é mesmo? Não só pelo covid-19, mas também devido a todas as demais gripes que continuam sendo transmitidas.

Detalhe, quando treinar ao ar livre, é preciso acessórios para protegê-la. Comece protegendo a saúde dos olhos. Que tal conhecer os modelos de óculos solar que estão na moda? Assim, você treina no estilo.

5. Previne e combate doenças

Como era de se esperar, concorda? Fazer exercícios físicos previne e combate doenças, sim! Durante o inverno isso é ainda mais acentuado.

Afinal, todo mundo cede ao  chocolate quente, ou um petit gateau, ou só um pouco de canjica. Nem precisamos mencionar a feijoada sagrada dos dias frios, não é verdade? Essa alimentação altamente calórica estimula o corpo a desenvolver diabetes ou a piorá-la, caso já tenha. Por isso, treine para queimar calorias!

Também não podemos deixar de mencionar os problemas na coluna, fibromialgia, artrite, artrose ou alguma doença correlacionada que trava o corpo. Todas elas podem ser amenizadas com a boa prática de exercícios físicos.

Se você possui algo que deixa a “coluna travada”, com toda a certeza, os exercícios físicos evitam que ela adoeça facilmente. Recomendamos que faça acompanhamento com um profissional, assim os exercícios serão apropriados para sua necessidade.

6. Proporciona sono de qualidade

Por fim, o último benefício. Quer ter bom sono? Treine! Aqui não estamos abordando a quantidade de horas, mas sim a qualidade dele. Afinal, treinar libera hormônios que promovem a satisfação corporal. Há também o fato do corpo estar cansado, por isso “pega no sono” mais rápido.

Há também vários artigos científicos publicados pelo cientista Sergio Tufik sobre a qualidade do sono – ele é o maior pesquisador brasileiro da área! Em um dos seus estudos ele concluiu que o exercício físico está sim relacionado a uma boa noite de sono.

Ele só faz uma ressalva. Não fazer exercícios físicos, pelo menos, duas horas antes de dormir. Tufik, menciona isso, pois durante o treino é liberada a adrenalina, e ela é responsável por manter a mente em alerta. Portanto, as duas horas antecessoras ao descanso precisam ser usadas para fazer a higiene do sono.

Vale ressaltar para nunca pular uma noite de descanso após um treino, visto que é durante esse momento que as fibras musculares se recuperam e desenvolvem.

E aí, pronta para treinar no frio? Lembrando do que dissemos lá no começo, é muito importante usar as roupas corretas para a época, assim você não passa frio, nem fica doente devido ao vento ou temperatura, ok?!

Lembre-se, depois do treino é importante cuidar da saúde da pele. Por isso, confira a rotina de skincare que preparamos para você. São passos importantes que mantém a pele saudável. Conheça!

Até o próximo post!