Voltar

Como arrumar mala de mão? Aposte na praticidade!

Close em mulher arrumando mala de mão

Viajar, o verbo que carrega consigo um pacote imenso de felicidade, não é mesmo? Nossas energias são renovadas a cada viagem que fazemos, sem falar que as experiências culturais e gastronômicas incríveis.

Um ponto fundamental sobre as viagens são as malas, principalmente, e hoje vamos falar especialmente das malas de mão. A principal pergunta que costumamos nos fazer é justamente como arrumar mala de mão. Afinal, colocamos tudo que será usado no destino em malas grandes e despachamos. Já na mala de mão carregamos o que pode ser usado durante o trajeto. É aí que está o problema, como saber o que é essencial?

Já adiantamos que há uma diferença entre mala e bagagem de mão. A mala é aquela que deve ser armazenada no compartimento disponibilizado pela agência de viagem, agora, a bagagem de mão fica no seu colo ou entre os pés.

Pensando nisso, fizemos um guia para ajudá-la a organizá-las sem complicações. Continue lendo para ver as dicas que preparamos!

1. Pesquise quais são os objetos permitidos e proibidos em aviões

O avião é um dos meios mais rápidos para viagens longas, não é mesmo? Aliás, é considerado o meio mais seguro de locomoção. Mas para viajar de avião é preciso seguir algumas regras. Todos já sabem, mas vale ressaltar. É permitido uma mala de mão de até 10 Kg e uma bagagem pessoal – mochila, bolsa ou maleta. Sendo assim, as regras a seguir servem para as duas. Veja o pode levar e o que é proibido:

Itens pessoais permitidos:

  • Medicamentos imprescindíveis apenas com receita médica com o nome do passageiros. Outros apenas se for até 100 ml;
  • Aparelhos eletrônicos pessoais: notebooks, kindles, tablets, câmeras fotográficas, celulares, headphones e afins;
  • Cosméticos que não possuem álcool;
  • Documentos;
  • Acessórios pequenos: máscara de dormir, apoio de pescoço, óculos, cintos e demais;
  • Mamadeiras infantis suficientes apenas para o voo;
  • Blusas e casacos extras;
  • Armas brancas de todas as sete espécies: perfurantes, cortantes, contundentes, perfurocortantes, cortocontundentes, perfurocortocontundentes e perfurocontundentes;
  • Acessórios cortantes, com lâminas ou perfurantes: tesoura de unha, alicates, injeções e outros;
  • Géis, líquidos ou cremes apenas se estiverem embalados em sacos plásticos;
  • Agulhas de crochê ou tricô;
  • Desodorantes aerossóis;

Itens pessoais proibidos:

Ambas as listas foram feitas com base nas regras da ANAC. Todas as companhias aéreas seguem os padrões estabelecidos por ela. Embora, algumas fazem exigências específicas, como é o caso da LATAM. Essa companhia não permite carregar a bordo Notebooks maiores que 15 polegadas. Por isso, confirme no regulamento da companhia aérea da sua viagem, quais são as exigências.

2. Mala otimizada: uma miniatura do guarda-roupa inteligente

Nós já sabemos que um guarda-roupa inteligente é fundamental para o dia a dia ser prático e a mala é uma releitura dele. As vezes a viagem é curtam então não se faz necessário arrumar uma mala grande, logo colocamos as peças de roupa dentro da bagagem de mão.

A organização dos itens dentro da mala é como montar uma lasanha. Afinal, só começamos uma nova camada quanto a superfície está completa. Tem um espacinho sobrando nos cantos? Coloque uma meia. Utilize todo o espaço possível.

3. Adeque as roupas às condições climáticas

Maceió e Curitiba, duas capitais dos estados brasileiros que possuem temperaturas opostas. Logo, as roupas precisam levar em conta isso. Será que é plausível levar um casaco para a região nordestina? Veja a previsão do tempo 15 dias e repare na temperatura, depois monte seus visuais pensando nela. Aproveite para conferir as dicas para montar uma mala prática para o verão.

4. Leve peças que combinem entre si

A chave é levar peças curingas! Uma viagem para lazer no nordeste é fundamental levar uma sandália nude e um chinelo bonito. Essas duas opções combinam com vestidos, shorts, calças e blusas casuais. São suficientes para passear, ir as compras e sair para jantar.

Já para uma viagem a trabalho, o visual é formal. Portanto, camisas e calça alfaiataria combinadas com um scarpin são suficientes para ir às reuniões e eventos corporativos.

5. Monte looks pensando no período da viagem

Como falamos anteriormente, uma viagem curta de dois ou três dias é só levar as roupas na mala de mão. Logo, estabeleça a quantidade de roupas com base nos eventos.

Um look para o trajeto de ida, um para a estadia, outro para o evento e um para voltar para casa. Somando todos eles são quatro visuais necessários. Como otimizar a mala? Combinando!

Sugestão: a calça jeans e o tênis que usar durante a viagem de ida podem ser usados na volta também. Para o evento, procure um look casual chic como um tubinho preto e um scarpin – caso surjam outras confraternizações você já está preparada!

E para a estadia use um vestido, pois é uma peça única e não ocupa muito espaço. Lembrando de levar roupas íntimas com base na sua frequência de higienização.

6. Organize as roupas em rolinhos ou com sacos a vácuo

Depois de selecionar os looks, coloque todas as roupas em cima da cama e dobre-as para guardar dentro da mala. Faça rolinhos ou coloque-as dentro de sacos a vácuo. Ambas as formas de organização otimizam espaço e permitem colocar ainda mais coisas dentro da mala. Dê preferência às roupas que não amassem!

7. Faça um checklist de tudo que é preciso levar

Coloque no papel tudo que é preciso levar na viagem. Recomendamos que seja o mais detalhado possível. Preparamos algumas sugestões.

– Entretenimento: headphones, livros, kindles, tablets, iPods, iPads, brinquedos, etc.;

– Itens essenciais para carregar os eletrônicos: adaptadores de tomada e carregadores;

– Kit de primeiro socorros: remédios para enxaqueca ou dores no corpo como cólicas e musculares. Além de levar band-aid, algodão, gaze.

– Higiene pessoal: escova de dente, pente para cabelo, creme dental, absorvente e lenços umedecidos;

Desapegue de toalhas, sabonetes, shampoos, condicionadores, secadores de cabelos e afins. Utilize os itens que são fornecidos pelo hotel, apenas leve na mala se você tem alergias ou é produto muito específico.

8. Visualize tudo que é preciso ir dentro da mala

Para ficar mais fácil, coloque visualmente todos os itens que precisam ir dentro da mala – todos mesmo! – aparelhos eletrônicos, roupas, necessaire, calçados. Visualize a melhor forma de organizá-los, elegendo quais são realmente úteis – se não forem já deixe de lado.

Enquanto você não viaja de verdade, aproveite para conferir os 3 lugares para viajar com a família sem sair de casa. Te garanto que dá para ir até o espaço!

Vamos? Vejo você no próximo post!