Voltar

Cores Que Combinam com Preto! Colorimetria Chic Pau a Pique

Duas modelos sorrindo e vestindo roupas monocromáticas com tonalidade preta

Há quem diga que preto combina com tudo, e esse é um consenso entre a maioria das pessoas. Mas será que é assim mesmo que funciona? Hoje a nossa conversa será sobre o uso da cor preta nos looks. Podemos começar dizendo que, por mais que ele faça parte de uma cartela de cores neutras, o preto não é uma cor tão neutra assim.

Na verdade, é muito arriscada a afirmação de “preto vai com tudo”. Apesar de se tratar de algo que ouvimos a vida toda, iniciar combinações partindo desta certeza pode fazer com que, muitas vezes, você opte por combinações incorretas.

Modelo sorrindo para câmera e vestindo camisa preta

Por unir a ausência de luz e cor, o preto acaba não funcionando muito bem com cores muito vibrantes e coloridas. Quando você combina o preto com esse tipo de cor, ocorre um alto contraste que acaba deixando o look pesado e pouco harmonioso. Para mulheres que apreciam o charmoso estilo clássico, saber como utilizar a cor é de grande importância.

Interessante, não é? As descobertas quando discutimos o preto na moda podem ser surpreendentes. Para saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura com a gente. Vamos lá!

Preto combina com todo mundo?

Por mais improvável que possa soar, não, preto não combina com todo mundo. Inclusive, considerando as cartelas de coloração pessoal, na maioria delas ele não entra. Mas não se preocupe, isso não significa que o preto deve ser exterminado da vida dessas pessoas. Tampouco que se você é uma delas, vai ter que abrir mão dos seus looks total black.

Ele apenas pode ser usado de forma mais consciente, e localizado em parte do corpo mais distantes do rosto e do colo, que é onde são realizados os testes de coloração pessoal, e onde as cores mais interferem na aparência. Ou ainda, ele pode ser substituído por tonalidades escuras que se assemelham, como azul marinho e cinza escuro.

Como usar preto?

Quando você quiser usar preto em um look, o mais indicado é juntá-lo com cores neutras, como: cinza, branco, bege, off white e creme. Além dessas, os tons pastéis também podem funcionar.

Outra opção, é usar cores que também tenham uma porcentagem da cor preta em sua composição, ou seja, cores de tonalidades escuras, aquelas que fazem parte de uma cartela de preto.

Duas modelos utilizando short e calça preta. Ambas estão com blusas coloridas, a primeira laranja e a segunda rosa.

Dentre elas está o vinho, marinho, verde escuro, roxo escuro, verde militar e assim por diante. Todas essa vão atuar de forma harmoniosa, e por isso é bacana que você use até mais de uma na hora de montar um look.

Unindo o preto – que é o oposto da luz e cor – com cores muito fortes e iluminadas, corremos o risco de ofuscar o efeito e a potência de uma cor muito bonita, que seria potencializada com cores mais claras e neutras, por exemplo.

Considere a intensidade da cor

Pense com a gente: você montou um look super colorido e harmonioso. Na dúvida sobre a cor do sapato, decidiu apostar no pretinho básico, porque o que sempre ouvimos é que ele vai cor tudo, não é mesmo? Mas parando para analisar, um tom tão escuro em uma composição como essa tende a quebrar toda a harmonia que você construiu.

Portanto, funcionaria melhor se você seguisse a linha da harmonia de cores, ou apostasse em cores mais claras. Lembre-se disso quando for combinar roupas pretas: para que a combinação funcione, o ideal é que ela conte com a presença do próprio preto, ou se assemelhe à ele em profundidade e intensidade.

Considere as cores da cartela de análise cromática pessoal

Já ouviu falar na cartela cromática de coloração pessoal? Caso não saiba do que se trata, ela diz respeito a um estudo que analisa as cores naturais do nosso corpo em relação às tabelas de cores existentes. Assim, existe uma análise de como elas se desempenham, como realçam certas características, e o impacto que causam no visual.

Duas modelos. A da esquerda está com um vestido preto em detalhe marrom e a segunda com blusa preta em detalhe marrom e calça.

A avaliação isola a região superior do corpo, – do pescoço para cima – e observa a cor dos olhos, dos cabelos, e da pele em relação às tabelas de cores divididas por estação. Por isso, na hora de usar o preto é interessante que você saiba se ele faz parte das suas cores, e quais as outras que te favorecem em algum sentido!

Como usar preto com estampas?

No que diz respeito às estampas, devemos ser ainda mais cautelosos quanto a utilização com o preto. Uma ótima dica nesse caso é procurar sempre cores ou estampas que conectem uma peça à outra. Especialmente cores.

Duas modelos sorrindo. A primeira com blusa preta e estampa de poá e a segunda com blusa preta e estampa com detalhes em listras

Escolhendo peças com cores que conversam entre si fica mais difícil errar. E isso vale para todas as cores, não só para o preto, viu? Visuais náuticos são a chave do sucesso quando o assunto é estampas em preto ou azul-marinho. Vale a pena apostar, ainda mais porque estamos falando sobre uma tendência que está em alta!

Outra dica é combinar o preto com peças de cores lisas, dessa forma fica mais fácil de controlar e trazer sentido para a montagem. Isso também vale para combinar estampas com peças lisas.

Como usar preto com cores?

Como vimos, unir a cor que representa a ausência da luz com cores muito vibrantes não é o ideal. Pois assim, uma pode ofuscar a outra e tirar o potencial de um look divertido e colorido. Mas isso não significa que você deva parar de usar preto com cor. Existem outros meios de equilibrar essa junção.

Digamos que você queira usar preto com laranja, por exemplo. Você pode aproximar às distâncias dessas duas cores fazendo um intermédio por meio de uma peça ou um detalhe bordô, um azul marinho, ou até uma cor entre as neutras clara, como o branco.

Outra possibilidade, é utilizar duas tonalidades diferentes de uma mesma cor. Como vestir o preto com uma peça verde clara, criando uma ponte através de uma verde escura, e diminuindo assim, o impacto do contraste!

De modo geral, o intuito desse post foi desmistificar alguns mitos sobre o preto que circulam por aí. E jamais para te desmotivar a usar a cor. Muito pelo contrário, agora que você entende melhor sobre o que combina e o que não combina, está pronta para fazer produções de tirar o fôlego e arrasar por aí!

Pense no que você gosta de vestir, na mensagem que deseja transmitir, e somando tudo às coisas que aprendeu hoje e estará pronta para qualquer ocasião! Caso precise de mais inspiração, aproveite e confira o nosso post com 3 looks preto e branco para investir sem medo! Um clássico curinga para uso da cor preta.

Compartilhar postagem