8 opções de tecidos leves: para uma beleza refrescante!
Tecidos leves são perfeitos para aqueles dias quentes em que tudo o que nós mais queremos é um pouco de conforto e refresco. Afinal, quem nunca quis colocar aquele vestido lindo, mas teve que desistir da ideia para evitar passar tanto calor?
Por isso, nós separamos algumas dicas de tecidos leves e fresquinhos para que você saiba em qual apostar quando estiver buscando uma peça de roupa para dias muito quentes, além disso, também trouxemos algumas dicas de cuidados básicos com cada um desses tecidos.
Continue a leitura!
Quais tecidos são leves e não esquentam?
Cada modelo de roupa pede um tipo específico de tecido para que o design tenha aquele caimento ideal! Na lista a seguir, você conhecerá as melhores opções de tecidos para vestidos curtos e longos, saias e demais modelos de peças próprias para vestir no verão.
Vamos juntas desbravar o mundo dos tecidos e entender exatamente o que as etiquetas das roupas querem nos indicar com relação à composição da peça. Saiba mais:
Linho
O linho é um tecido leve, muito usado na moda feminina por ser conhecido como um tecido cheio de estilo. Seu visual apresenta textura, criando um efeito mais “rústico” ao look dependendo da modelagem da peça. Uma das grandes vantagens das roupas de linho é a capacidade de ajudar na transpiração do corpo — tudo o que precisamos para encarar os dias de alta temperatura, não é mesmo?
O alerta fica para evitar o visual desleixado que o tecido pode transmitir, já que ele não faz parte da seleção de tecidos que não amassam. O linho deve ser passado a ferro sempre com atenção para não ficar com marcas e dobras indesejáveis!
É comumente usado na produção de vestido, saia, shorts calça, pantacourt, blazer, camisa, etc. Após a primeira lavagem, é comum que ele encolha um pouco. O indicado é que seja lavado a mão! Caso prefira lavar na máquina, lembre-se de não configurar a centrifugação elevada!
Algodão
O algodão é muito comum na indústria da moda, e não é por menos! Leve, suave e confortável, esse tecido é usado para a confecção de inúmeros produtos, como pijama, camiseta, macacão, vestido e muitos outros. Ele é fácil de passar e vai bem com todas as estações.
Quanto ao encolhimento que alguns tecidos podem apresentar após a primeira lavagem, o algodão costuma encolher bem pouco. As principais dicas para higienizar uma peça de algodão são: usar água fria com a peça do avesso e não torcê-la após a lavagem.
Viscose
O padrão de produção dos fios da viscose permite que o tecido seja bastante arejado e confortável, o tornando perfeito para dias bem quentes e abafados. Normalmente é encontrado na produção de vestidos, saias, shorts e blusas.
Assim como os anteriores, a viscose também encolhe após a primeira lavagem. Por isso, evite deixá-la de molho, após lavar, pendure-a em um cabide e sempre passe a peça do avesso.
Tencel
O tencel é um tecido leve perfeito para fazer roupas soltinhas e frescas. Ele é bastante macio e confortável, usado na confecção de vestidos, blusas, saias e shorts que se preocupa com o meio ambiente, pois vem de fibra natural e requer uma quantidade menor de água na sua fabricação.
Para a lavagem de peças de tencel, recomenda-se que seja feito à mão com delicadeza. Mas, se preferir praticidade no seu dia a dia, vire-a do avesso, coloque-a em um saco de malha e configure sua máquina de lavar com você preferir. Ah! Importante mencionar que esse tecido não encolhe!
Laise
O laise é conhecido pelos seus desenhos trabalhados em alto-relevo e vazados no tecido. Mesmo sendo de origem francesa, ele é a cara do verão brasileiro! Ideal para uma composição leve e fresca, o tecido laise é visto geralmente em modelagens de vestidos e camisas sofisticadas perfeitos para montar um guarda-roupa inteligente.
Apesar de parecido com a renda, o laise tem personalidade única: é um tecido reto feito de algodão, com alguns detalhes trabalhados. Já a renda cria suas formas por meio de um entrelaço síncrono dos fios, em todas as direções.
Quando for lavar uma peça de laise, não utilize água muito quente e não a coloque para secar em máquinas. Tenha um cuidado extra com a delicadeza desse tecido, pois ele pode encolher após a primeira lavagem ou alargar os desenhos vazados na peça conforme o tempo passar.
Tricoline
O tricoline é um tecido acetinado 100% algodão, que oferece um toque leve e macio durante o uso. Hoje em dia, existem versões desse tecido com mistura de algodão e outras matérias-primas. Tais mudanças auxiliam a melhorar a sensação térmica, tornando o seu look mais confortável!
Para dias mais quentes, já sabe qual é a melhor opção: saias, camisetas, vestidos e shorts feitos em tricoline. Na moda masculina, esse tecido também faz sucesso por lá, sendo marca registrada de camisas masculinas.
Assim como todas as peças de algodão, o tricoline também encolhe após a primeira lavagem. É importante que nunca seja lavado a seco e seque fora do sol, tomando muito cuidado com o calor.
Crepe
O crepe é um tecido que você precisa prestar certa atenção, já que ele é confeccionado em várias espessuras. Por isso, analise bem a consistência do tecido antes de comprar a peça! Se a intenção é ter mais looks que não esquentam sob o sol, dê preferência às peças de crepe mais leves. Reconhecidas pelo seu conforto, estamos falando de roupas de crepe como vestidos, saias e camisetas.
Caso você não saiba se o tecido solta tinta, faça o teste de firmeza das cores: pegue um balde com água e mergulhe o tecido no recipiente. Se a água ficar colorida, já sabe: limpe a peça separadamente! Outra orientação que auxilia a prolongar a durabilidade das roupas feitas em crepe é passá-las a vapor e evitar o ferro.
Cetim
Dentre os tecidos finos, o cetim é o mais recomendado para uma roupa mais elegante. Ele pode ser encontrado em diversas cores e ficam uma graça em vestidos e demais peças com os modelos de manga bufante que estão em alta!
Esta opção é para quem está procurando uma alternativa mais sofisticada, tendo em mente um evento mais chique. Os principais cuidados que o cetim exige é a lavagem a mão com água fria, sabão líquido e sem torção do tecido. Coloque para secar na sombra e passe a peça virada do avesso, com um pano ou uma toalha entre a roupa e o ferro.
Gostou das dicas de tecidos leves que vão tornar seu dia mais refrescante? Esperamos que a seleção variada de opções tenha te ajudado na escolha e nos cuidados com suas peças confortáveis para não sentir calor durante suas atividades rotineiras.
Compartilhe esse conteúdo incrível com suas amigas pelas redes sociais e aproveite que está aqui para ficar por dentro das últimas novidades do blog da Pau a Pique. Para sua próxima leitura, indicamos o post “Guia Pau a Pique: saiba tudo sobre o tecido modal!“.
Até lá!