Voltar

Como tirar mancha de maquiagem da roupa? Aprenda!

mulher de lado em um fundo rosa usando uma camisa branca manchada de base no colarinho

Você já passou pela situação de compor o look do final de semana e ter que mudar a produção de última hora por manchar a roupa com maquiagem? As manchas de make estão entre as mais complicadas de remover! Mas calma, nada como um bom e velho truque caseiro para se livrar daquelas manchinhas indesejadas de maneira simples e rápida sem estragar o tecido.

Espirou gotinhas de base sem querer na blusa? Sem desespero, acompanhe a leitura e aprenda como tirar mancha de maquiagem da roupa com produtos que você tem em casa seguindo as dicas da Pau a Pique!

Veja como remover 4 tipos de manchas de maquiagem:

Quando falamos de como tirar mancha de maquiagem da roupa, uma coisa é certa: quanto mais rápido você tratar a mancha, mais fácil ela sairá, certo? Quando você notar aquela indesejável manchinha make na sua roupa, corra tomar as providências! Além disso, é importante ficar atento ao tipo de tecido que está lidando para usar os produtos certos e não correr o risco de estragar a peça.

Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas soluções caseiras simples e práticas – com produtos que provavelmente você tem na sua casa – para remover os resquícios de maquiagem, inclusive as mais resistentes, como as máscaras de cílios à prova d’água. Confira as dicas!

1. Remover mancha de batom

O batom é um dos cosméticos mais utilizados pelo público feminino, porém, seus inúmeros componentes deixam marcas facilmente em qualquer tecido. Quando isso acontece, a primeira reação é tentar remover a qualquer custo passando a mão, mas isso acaba piorando ainda mais a situação.

Neste caso, a forma mais fácil e eficiente de tirar marca de batom, sem dúvida, é apostando no detergente neutro. Antes de começar, retire o excesso de batom com demaquilante no papel toalha.

Posteriormente, molhe apenas o local manchado, coloque um pouco de detergente e esfregue levemente com uma escova de dentes velha – repita o processo, se necessário. No entanto, se o batom não sair completamente, você pode usar a lavagem tradicional na máquina de lavar.

Se a mancha de batom for em tecido claro, você pode substituir o detergente neutro por sabão branco ou álcool. Mas se estava montando look preto e manchou uma de suas roupas escuras, o recomendado é aplicar um cubo de gelo até remover a mancha.

2. Delineador, rímel e lápis de olho

Muita gente não sabe, mas quando falamos de como tirar mancha de maquiagem da roupa, a glicerina é um produto curinga. Os cosméticos de cor escura e consistência densa, que inclusive podem ser à prova d’água, saem facilmente com esse produto milagroso.

O truque é aquecer um pouco a glicerina, aplicar sobre a mancha e esfregar a área manchada com uma esponja. Deixe descansar alguns minutinhos e depois lave a peça toda com água fria e um pouco de álcool.

Caso não tenha glicerina, você pode utilizar a clássica mistura que toda dona de casa conhece: bicarbonato de sódio e vinagre. Basta aplicar na área manchada, deixar agir por alguns minutinhos, esfregar e enxaguar. Se necessário, repita a operação.

3. Remover mancha de base e corretivo

As maquiagens líquidas precisam de um pouco mais de cuidado na hora de tirar as manchas, principalmente se for tecido branco. O truque infalível para tirar a base da roupa é utilizar água oxigenada (volume 20) sobre a mancha e deixar agir por cinco minutinhos.

Depois, esfregue delicadamente e enxágue bem com água fria. Para garantir que a mancha saia por completo, seque com um pano e passe o ferro até secar por completo, caso tenha ficado algum resquício, repita o processo.

4. Sombra, pó e blush

Em regra, as maquiagens em pó são as mais simples de remover. Um truque que ajuda muito é usar um secador de cabelo para tirar todo excesso. Mas, caso o pigmento já tenha penetrado nas fibras do tecido, não se desespere. É só umedecer um pedaço de algodão em álcool e esfregar na área até que a mancha saia completamente.

Além disso, um pouco de vaselina líquida também pode ajudar. No entanto, caso a mancha persista em ficar, a última jogada é aplicar alvejante (sem cloro) sobre a mancha, cobrir com papel toalha e deixar agir por alguns minutos. Depois é só lavar com água morna e sabão neutro.

Lembre-se que, mesmo que o demaquilante possa auxiliar em algumas manchas, outros produtos usados para limpar make do rosto, como água micelar, não são eficazes nas roupas.

Atenção especial: roupa em couro e camurça

Alguns cuidados precisam ser citados ao ensinar como tirar mancha de maquiagem da roupa. Peças em couro e camurça precisam de uma atenção especial na hora de remover as manchas de maquiagem, afinal, não é qualquer produto que você pode utilizar. A seguir, algumas recomendações importantes para tratar esses tecidos:

  • Retire o excesso de maquiagem com um pano úmido e sabão neutro;
  • Faça uma mistura com sabão e água morna e deixe agir até formar espuma;
  • Aplique a espuma sobre a mancha;
  • Com um pano seco, remova a mancha aos poucos;
  • Se persistir, aplique condicionador de cabelo ou produto específico para limpar couro, deixe agir por 5 minutos e limpe com um pano seco.

Dicas extras e importantes para se atentar e seguir

  • O tempo é o maior inimigo na remoção das manchas, então seja rápido e evite maiores danos;
  • Antes de utilizar qualquer produto, verifique as instruções de lavagem do fabricante na etiqueta;
  • Remova a sujeira de “fora para dentro” e evite que ela se espalhe para outras partes da peça;
  • Remova completamente o produto utilizado;
  • Uso apenas sabão neutro em tecidos delicados e leves.

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que com essas soluções trazidas aqui você tenha aprendido como tirar mancha de maquiagem da roupa sem dificuldade! Aproveite e compartilhe nosso post com as amigas, elas vão adorar saber todos esses truques.

Por hoje é só, mas continue acompanhando o blog da Pau a Pique e fique por dentro de mais dicas sobre o universo da moda e estilo de vida!

Até a próxima!

Compartilhar postagem