Voltar

O que é um look monocromático e quais as melhores cores?

Close em mulher usando look monocromático vermelho

A combinação de roupas monocromáticas começou a ser explorada pela moda do Prêt-à-Porter, do estilista francês J.C Weil. Essa tendência surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, visando inovar os looks de trabalho da época, os fazendo de forma mais acessível para a população. Não era uma moda completamente monocromática, mesmo assim esse estilo foi muito aproveitado e explorado na época.

Durante os anos, a moda monocromática vem e volta, sem nunca sair completamente das passarelas. Como os clássicos estão sempre aqui para ficar, em 2021 a combinação de roupas monocromáticas voltou com tudo na tendência mundial. Por isso, nós da Pau a Pique resolvemos trazer esse conteúdo especialmente para te ajudar a explorar essa moda.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre Looks Monocromáticos:

O que é um Look Monocromático?

Um Look Monocromático nada mais é do que uma combinação de roupas da mesma cor. Para quem não sabe, o termo “Mono” se refere a único e “cromo” vem de cor, ou seja, um look de uma única cor. Fácil, né? E colocar essa moda em prática também não é difícil, mas definitivamente é apenas para quem não tem medo de arriscar!

Há duas formas de explorar essa moda: usando todas as peças na mesma tonalidade ou fazendo uma composição de tom sobre tom. Ambas funcionam muito bem, são muito bonitas e depende unicamente do seu gosto pessoal. Por isso, a melhor dica que podemos te dar quanto a isso é: explore o seu guarda-roupa e encontre o look que mais te agrada.

Nós separamos para você as melhores cores para explorar a tendência monocromática da moda, para que você saiba a que cor recorrer para cada tipo de situação ou sentimento qu queira transmitir para as pessoas. Está pronta? Então vamos nessa:

Quais as melhores cores para montar seu look?

Vamos começar com uma curiosidade, você já ouviu falar da teoria das cores? Não? Fique tranquila, a gente te explica. É uma teoria que fala sobre o significado que cada cor passa para as pessoas que a veem, dessa maneira, a escolha de cor que você faz pode mudar completamente a forma como as pessoas te percebem.

Imagine com a gente: quando uma pessoa chega a um evento usando um longo vestido vermelho, você vai ter uma imagem do que a pessoa está querendo dizer, a cor vermelha normalmente nos passa aquele ar mais sexy, atrevido e sensual. Ninguém vai olhar uma mulher de vestido vermelho e pensar ver uma ideia angelical no look. Diferente de um vestido branco ou azul claro, que muitas vezes é relacionado com pureza e inocência. Faz sentido?

Então vamos lá, confira as melhores cores para montar looks monocromáticos e como usá-las:

All Black

O uso do preto é muito comum por sua praticidade e beleza. É perfeito para quem quer manter a elegância e a seriedade sem perder a modernidade. O uso do preto pode ser muito explorado em diversos momentos do dia, seja para trabalho, para exercícios, para eventos chiques ou para saídas mais básicas.

Essa cor também é muito utilizada em modelos esportivos, como roupas para academia. Por isso, depois você pode conferir nosso post sobre como combinar looks de academia.

Branco

O branco é uma cor bem básica e bonita, ela é ótima para transmitir elegância e calma, mas é necessário tomar cuidado para que seu look não fique com aquele ar de ‘uniforme de médico’. Para isso, você pode explorar detalhes coloridos pelo look, como o uso de cinto, sapatos, brincos ou colares em outras cores.

Para quem é mais discreta, vocês podem fazer uso de tons pastéis, como os rosas e verdes, que deixam o look branco elegante, harmônico e suave. Já para quem é mais ousada, vocês podem fazer uso de tons mais vibrantes, como rosa, vermelho, azul e amarelo, completando o seu look com com chave de ouro.

Rosa

O rosa é perfeito tanto para fazer uso do tom sobre tom quanto para abusar de peças na mesma tonalidade. Para montar um look monocromático rosa, você não pode ter medo de colocar para fora o seu lado Penélope Charmosa, muito pelo contrário, o primeiro passo é abraçar essa personagem e ir sem medo.

A cor da feminilidade é ótima para transparecer carisma, personalidade e alegria. Os tons mais fortes são perfeitos para quem não tem medo de aparecer e de chamar atenção, enquanto os tons mais claros dessa cor combinam perfeitamente para as mulheres mais tímidas.

Vermelho

A cara do glamour e do poder, looks monocromáticos vermelhos são perfeitos para quem não tem medo dos holofotes! Para mulheres poderosas chegarem com muita personalidade e impondo sua presença em festas e reuniões. Você pode amenizar um pouco o seu look explorando peças com tons mais claros mas, mesmo assim, é quase impossível passar despercebida com roupas monocromáticas em vermelho.

Amarelo

Montar um look nessa cor não é difícil, sendo perfeito para qualquer evento. Se você gosta de ter um ar mais descontraído, alegre e bem verão, não pense duas vezes antes de escolher o amarelo.

Mas não se preocupe, essa cor nunca vai perder sua elegância e muito menos o seu ar fashionista. Escolher o amarelo para montar o seu look é a certeza de que a combinação vai te deixar completamente deslumbrante!

Azul

O uso do azul é como estar sempre tirando a sorte grande, todas as suas tonalidades combinam com todos os eventos, mesmo assim, ainda há um tom mais adequado para cada situação. Ou seja, não tem como errar, mas tem como acertar mais em cheio. O azul é elegante, sereno, alegre, vibrante e animado sem deixar de ser maduro!

Para situações mais simples e descontraídas a recomendação é utilizar o tom sobre tom ou, pelo menos, fazer uso de um azul um pouco mais claro. Agora, se você vai para um evento um pouco mais chique e quer levar consigo uma elegância sem fim, monte um look azul marinho, você irá conquistar a atenção de todos, exalando graça e maturidade.

Verde

Por fim, o verde é uma cor muito bonita e que pode ser explorada sem medo. Tanto composições de tom sobre tom quanto a uma variada gama de tons de verde vão te proporcionar muita beleza, elegância e alegria, exalando o calor de uma pessoa animada e brilhante. Mesmo sendo perfeito para eventos mais descontraídos, seus tons escuros cumprem completamente com o seu papel em eventos mais sérios.

Gostou das nossas dicas? Nós estamos torcendo para que nosso conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre essa tendência e que, a partir de agora, você consiga sair com os modelitos o mais monocromaticamente elegantes o possível!

Compartilhe esse post com suas amigas que também amam andar na moda e até a próxima!

Compartilhar postagem