Voltar

Você sabe como organizar seu guarda-roupa? Confira 5 dicas incríveis!

Um dos grandes dilemas no momento de organizar uma casa é o momento de arrumar o guarda-roupas. Isso acontece pois as pessoas tendem a sentir dificuldade de estabelecer parâmetros no momento da arrumação. É nesse tipo de situação que a pergunta que não quer calar é levantada: como organizar o meu guarda-roupas?

Essa pergunta merece uma reflexão um pouco mais aprofundada, pois na verdade é importante entender quais são as nossas prioridades no dia a dia, já que é preciso facilitar o acesso às peças de roupas, para que seja diminuída aquela situação chata de não conseguir manter o espaço sempre organizado.

A Pau a Pique, sempre preocupada em trazer conteúdos relevantes, preparou um guia prático com 5 dicas infalíveis para você ter um espaço estruturado e acessível. Continue a leitura e saiba de uma vez por todas como ter um guarda-roupas sempre organizado!

5 dicas infalíveis para ter um guarda-roupas organizado e acessível!

Organizar um guarda-roupas do início ao fim requer planejamento e estratégia, e apesar de exigir uma responsabilidade constante com o lugar certo de cada coisa, não precisa ficar com medo, pois os truques são fáceis e foram pensados para se tornar hábitos naturais no seu dia a dia. Vamos lá? 

1. Doe o que não é mais usado

A primeira dica parece muito “mais do mesmo” se comparada com as outras que você deve ter encontrado por aí. Mas se você refletir, esse deve ser o princípio regulador da organização do seu guarda-roupas, pois ao eliminarmos aquilo que não usamos mais, acabamos dando espaço para as outras peças estarem em um ambiente mais arejado e organizado.

Além de ajudar as roupas respirem e não ficarem com mal cheiro, doar aquelas que você não usa mais elimina aquele aspecto de excesso e bagunça que normalmente é dado por muitas roupas juntas e amontoadas.

Outro fator importante a ser considerado aqui é que doar roupas que não usamos mais ajuda quem precisa e não tem condições financeiras de comprar. Por isso, além de estar otimizando seu espaço, você também estará amparando aqueles que necessitam de ajuda!

2. Otimize o espaço do guarda-roupas

Depois que você separou as peças que vão para doação, chegou a hora de otimizar o espaço onde aquelas que ficaram deverão ser colocadas. Porém, antes de dobrá-las e sair colocando pelas gavetas e prateleiras, é preciso que você defina em que espaço cada tipo de peça irá ficar.

Como assim? Bem, é importante separar as peças em categorias, por exemplo, uma calça jeans precisa estar junto das outras calças jeans! Roupas de frio precisam ficar juntas das outras roupas de frio. Conseguiu compreender? 

É interessante também separar as peças em subcategorias, como por cores, pois além de proporcionar um aspecto interessante na organização, você consegue ter dimensão do estilo de peças que costuma usar.

Contudo, e quando não há divisórias e espaço? Nesse caso você pode investir em caixas organizadoras e separações avulsas. Assim, além de você conseguir economizar espaço, também mantém o guarda-roupas muito mais organizado!

Outro aspecto importante a ser considerado são os cabides que você irá usar. O primeiro ponto é escolher modelos resistentes para aguentarem peças mais pesadas, os de madeira são ótimos exemplos. O segundo fator é comprar cabides padronizados, evitando cores diversas, pois assim você consegue um aspecto muito maior de organização.

3. Estabeleça um parâmetro de organização

Essa dica está muito atrelada a anterior, pois estabelecer um parâmetro está condicionado ao espaço que há disponível para colocarmos as peças. Ao definir onde serão posicionadas as calças, blusinhas, roupas íntimas e demais peças, a visão sobre tudo que você tem começa a ser mais prática.

Porém, assim como foi explicado anteriormente, é legal configurar esse parâmetro também incorporando uma organização baseada em cores, modelos e “usos” que cada tipo de peça tem, pois com esse método também fica mais fácil encontrar as peças que desejamos para uma possível composição.

4. Proteja as peças

Esse não é bem um critério de organização, mas está nessa lista pois é imprescindível que seja considerado. Proteger as roupas no momento da lavagem já é algo bem definido para a grande maioria das pessoas, porém você as protege também quando vai guardá-las?

Poeira e outros elementos da ação do tempo tendem a entrar mesmo em lugares muito bem vedados, por isso vale a pena – pelo menos – para as peças mais pesadas, comprar sacos protetores para colocar os casacos e outros itens de difícil lavagem, com uma proteção reforçada, justamente para evitar o desgaste da peça.

5. Mantenha a organização

Esse passo certamente é um dos mais difíceis na organização, já que grande maioria das pessoas tende a fazer todo o processo de otimização do guarda-roupas, mas quando chega no estágio de manter essa organização, o plano não funciona tão bem.

Contudo, é nesse momento que precisamos refletir sobre todo o nosso processo de organização e pensar, será mesmo que coloquei as roupas que mais uso em um lugar acessível e estratégico, para que possa pegar uma peça sem desorganizar as outras?

Se a resposta for sim, então você não tem o que temer. Contudo, se isso for uma negativa, então é importante reorganizar de acordo com esse critério. Vale lembrar que não existe uma organização definitiva, sempre iremos precisar voltar até o nosso guarda-roupas para repetir esse passo a passo. 

O bacana é que no dia a dia seja possível escolher nossos looks sem dificuldade, além de não continuar com a prática de tirar um monte de roupas, jogar na cama, escolher e depois amontar e jogar novamente no guarda-roupas.

Agora que você já é um especialista em organizar guarda-roupas, que tal abrir o seu e treinar seus conhecimentos? Garanto que você irá achar muito mais fácil estabelecer parâmetros depois dessas nossas dicas incríveis!

Continue no blog da Pau a Pique e leia outros conteúdos interessantes. Por aqui nós sempre estamos disponibilizando textos sobre moda, cultura, arte, bem-estar e muito mais! Aproveite e faça a leitura do nosso post sobre técnica de coloração pessoal: valorize a sua beleza.

Compartilhar postagem