Nossa loja

Sapato machucando o calcanhar? Aprenda aqui como resolver!

Os nossos sapatos são verdadeiros companheiros do dia a dia, desde uma rasteirinha até os modelos com algum tipo de salto, eles estão conosco nas mais diversas ocasiões.

Porém, em alguns momentos eles podem acabar machucando o nosso pé e causando um grande incômodo, principalmente no caso de calçados comprados recentemente, pois eles ainda não lasearam e ficaram desconfortáveis.

Para resolver isso existem algumas dicas que vão te ajudar a deixar os seus sapatos mais macios e evitar que eles fiquem machucando o seu pé durante o uso. Continue lendo aqui e confira todas elas!

O que fazer para o sapato não machucar o calcanhar?

 

Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para não deixar o sapato criar atrito com o calcanhar e acabar machucando a região, inclusive em alguns casos chegando a formar bolhas. Usando elas é possível dar um fim nesse tipo de problema e usar os seus calçados com muito conforto!

Confira a seguir as principais dicas para proteger o seu pé e calçar as suas peças sem preocupações.

 

sapato machucando o calcanhar – Pau a pique

 

1. Escolha sapatos de tamanho adequado

 

Essa recomendação pode parecer bem simples e até meio óbvia, porém, muitas pessoas acabam se esquecendo disso na hora de comprar seus novos calçados.

No momento de adquirir um item como esse pela internet, procure sempre consultar a tabela de medidas para verificar as dimensões do sapato antes de comprá-lo, assim, você garante que estará comprando o tamanho ideal para os seus pés.

Para isso será necessário apenas medir o tamanho do seu pé. Pegue uma palmilha do sapato que mais gosta e acha confortável para usar, tire as medidas e compare com as métricas da guia de tamanhos disponível no site. Outra coisa importante é verificar o material do modelo, se ele é macio e irá proporcionar o conforto esperado.

No caso dos sapatos com salto também é preciso um pouco mais de atenção, pois existem modelos tão altos que acabam fazendo com que o pé escorregue e acabe pressionando os dedos. Isso pode causar dores com o passar do tempo e até mesmo a formação de bolhas.

sapato machucando o calcanhar – Pau a pique

 

2. Use fustões na parte do calcanhar

 

Uma dica muito interessante é colocar fustões na parte do calcanhar do sapato, eles vão ajudar a evitar a formação de bolhas e outros tipos de lesões na área.

Para isso será necessário ir até uma loja de calçados ou algum sapateiro em sua cidade para comprar o fustão. Procure fazer um molde conforme o formato do calcanhar do seu sapato para melhorar os resultados. Depois basta tirar a parte adesiva e colar o pedaço de fustão no seu calçado.

Lembrando que essa técnica pode ser usada também em outras partes internas do produto onde estiver machucando o seu pé, sendo necessário apenas cortar no formato certo e colar.

 

3. Use palmilhas e géis para proteger os pés

 

Os nossos pés podem acabar escorregando dentro dos calçados, seja por conta do suor ou pelo tamanho inadequado do produto, a fricção gerada por esse movimento acaba lesionando a nossa pele e causando algumas dores.

Uma das formas de impedir isso é usando algumas palmilhas de gel feitas para áreas específicas dos pés, como o próprio calcanhar. Elas proporcionam mais conforto ao pisar e ainda evitam que o seu pé fique escorregando no sapato.

No mercado também é possível encontrar alguns géis que podem ser colocados no calçado antes de colocá-lo e impedir a fricção da pele com o material do sapato.

 

sapato machucando o calcanhar – Pau a pique

 

4. Coloque pedaços de esparadrapo em algumas partes do sapato

 

A famosa técnica do esparadrapo, esse método é conhecido de muita gente e sem dúvidas pode ajudar muito quando se tem algum sapato ferindo os nossos dedos e pés. Para quem está sentindo dores no calcanhar, basta cortar um pedaço do esparadrapo e colocá-lo nessa parte do calçado.

E o que fazer para usar o salto e não doer o pé? Nesses casos, em que a dor pode vir na área onde ficam os dedos, uma boa opção é colar o item nos dedos anular e do meio.

Aqui você pode usar também outros tipos de produtos como curativos-adesivos, algodão e até alguns adesivos de silicone. O importante é garantir o seu conforto e escapar das dores por conta do atrito do material do sapato com a pele. Com isso você pode montar os seus looks que combinam com tênis sem se preocupar e criar lindas composições com seus calçados preferidos!

5. Use produtos antitranspirantes para os pés

 

Talvez uma das principais coisas a se fazer quando se está com o sapato machucando o calcanhar ou qualquer outra parte do pé é tentar reduzir o suor na região.

O suor aumenta a fricção e agrava algumas bolhas que podem surgir ali, causando muita dor. Então o melhor a se fazer é usar produtos antitranspirantes próprios para a área, reduzindo a sudorese e consequentemente diminuindo as bolhas.

Agora que você sabe o que fazer para o sapato não machucar o calcanhar ou outras partes, pode usar os seus calçados novos com tranquilidade e muito conforto! E, se gostou do conteúdo, que tal conferir outros posts aqui do blog?

 

 

 

6. Técnicas para lacear mais rápido

 

 Sapatos novos costumam ser os maiores vilões quando o assunto é calcanhar machucado. 

Para laceá-los sem sofrimento, você pode usar algumas técnicas simples: colocar uma meia mais grossa e andar com o calçado dentro de casa por alguns minutos por dia, usar o truque do saquinho de gelo (coloque água em um saco plástico, deixe dentro do sapato e leve ao congelador para expandir o material) ou até aplicar sprays amaciantes próprios para calçados. 

Esses métodos ajudam o sapato a se moldar ao formato do seu pé com mais rapidez.

 

 

7. Prefira materiais que machucam menos


Na hora de comprar um novo par, além de prestar atenção no tamanho, é essencial observar o material do sapato. Couros macios, tecidos flexíveis ou napa de boa qualidade tendem a ser muito mais confortáveis do que materiais rígidos ou sintéticos de baixa qualidade, que podem causar mais atrito e ferimentos. Essa escolha faz toda a diferença na experiência de uso.

 

sapato machucando o calcanhar – Pau a pique

 

8. Ajuste com sapateiro


Se mesmo depois de usar palmilhas, fustões e outras técnicas o sapato continuar machucando, não descarte a peça. Um bom sapateiro pode alargar pontos estratégicos, colocar reforços e até ajustar o formato interno do calçado, deixando-o perfeito para os seus pés.

 

9. Use meias invisíveis antiderrapantes


Para quem não gosta de palmilhas ou géis, uma alternativa prática são as meias invisíveis antiderrapantes, ideais para sapatos fechados. Além de discretas, elas ajudam a reduzir o atrito, absorvem parte do suor e evitam que o pé escorregue dentro do sapato, proporcionando mais estabilidade e conforto.

Agora você já sabe que não precisa mais deixar aquele sapato encostado no armário só porque ele machuca o calcanhar. Com essas técnicas simples  desde o uso de fustões, palmilhas e esparadrapos até truques para lacear e até a ajuda de um sapateiro é possível transformar um sapato desconfortável em um aliado para qualquer ocasião.

Na próxima vez que investir em um novo par, lembre-se também de observar o material e o tamanho certo. Assim, além de evitar dores e bolhas, você garante estilo e conforto no dia a dia.

E aí, pronta para colocar as dicas em prática e voltar a usar seus sapatos preferidos sem sofrer? 

 

Veja também: