Nossa loja

Tecido Modal: o que é e quais são os seus benefícios?

Conforto, alto poder de absorção e toque agradável, o tecido modal que até pouco tempo atrás era desconhecido no mercado tem ganhado cada vez mais destaque na indústria da moda pela sua excelente qualidade e características sustentáveis.

No hall de roupas feitas por meio de matérias-primas naturais, a malha modal tem se mostrado ser uma ótima alternativa em alguns momentos, principalmente em peças esportivas e íntimas. Quer entender mais sobre esse tipo de tecido? Acompanhe a leitura e confira algumas informações que separamos para você!

duas fotos de uma mulher usando camiseta manga comprida verde e azul

O que é o tecido modal?

O tecido modal, também conhecido como raiom, é feito a partir da madeira de faia por um processo extremamente sustentável e tecnológico. A matéria-prima passa por uma série de processos até chegar no tecido usado em suas roupas. Ao contrário do que muitos pensam, a produção não é nada simples, ela demanda alta tecnologia têxtil. Contanto, é um trabalho que tem como recompensa muito conforto e cuidado com a natureza.

A origem do modal aconteceu no japão em 1951 e a partir dessa descoberta ele é uma das grandes apostas de marcas que se preocupam com a sustentabilidade, e é claro, com a qualidade de seus produtos. Com características ecológicas, além de ser um material totalmente atóxico, ele entrega mais conforto que o algodão e se ajusta facilmente ao corpo.

Não é por acaso que o raiom tem ganhado popularidade sobre o algodão entre indústria de moda e consumidores, principalmente quando pensamos em roupas apropriadas para a prática esportiva. Dado ao sucesso evidente, o tecido proporcionou outras variações ainda mais sofisticadas, como no caso do micromodal que promete ser ainda mais leve e macio.

compilado duas mulheres posando pra foto, uma com camiseta vermelha texturizada e outra gola V marinho

O tecido modal é bom? Conheça as vantagens!

Que o tecido modal é muito confortável, isso você já acabou de descobrir. Contudo, será mesmo que ele é viável e tem potencial para substituir o algodão em determinados casos? A resposta é sim! E muito mais do que ser ótimo na economia, ele também possui muitas outras vantagens! Vamos conhecê-las?

1 . Absorção de suor

O tecido modal apresenta maior capacidade de absorção do suor do que as fibras sintéticas. Dessa forma, as peças entregam muito mais conforto ao usuário. Contudo, as fibras naturais apresentam um ótimo desempenho e capacidade de secagem. Além disso, ele não cria as desagradáveis manchas de suor e evita choque térmico. Por isso, é uma das principais escolhas para confecção de vestimentas para academia.

2. Respiração da pele

Quando pensamos em fibras naturais relacionamos apenas a um toque aconchegante e delicado. Porém, a capacidade de respiração da pele também é um quesito que chama atenção do tecido. Ele é considerado o tecido ideal e altamente eficiente quando o assunto é respirabilidade e equilíbrio térmico.

compilado de duas fotos de uma mulher, uma usando uma camiseta branca listrada e outra uma camiseta vermelha texturizada

Para quem ainda tem dúvidas sobre quais as roupas para treinar no frio, a camiseta em tecido modal pode ser uma ótima opção! Além de ser uma aposta super charmosa, você não fica molhada quando bater aquele calor.

3. Capacidade antiodor

Vamos combinar, ninguém quer vestir uma roupa que causa mau odor, não é mesmo? Nos dias mais quentes, pode acontecer o excesso de transpiração e o odor acabar chamando a atenção. Mas com o tecido modal não existe essa preocupação. Uma das vantagens que também merece destaque é a capacidade antiodor. Com a sua alta capacidade de absorção, há a diminuição da proliferação de bactérias – que causa o mau cheio – nas regiões úmidas.

4. Sustentabilidade

Em relação à sustentabilidade é impossível destacar o caráter consciente do tecido modal. Feito por meio de processos conforme os parâmetros ambientais, a elaboração dos fios modais necessitam de somente 700 litros de água na produção.

Pode parecer muito, mas no processo de confecção de tecido de algodão são usados incríveis 2,700 litros de água. Ou seja, muito mais do que na elaboração da malha modal.

5. Matéria-prima

Quando pensamos em economia, o tecido de algodão – principal exemplo de tecido com fios naturais – possui um processo de confecção bem mais acessível. Contudo, pensando no meio ambiente, a matéria-prima requer muito mais uso de agrotóxicos e outros poluentes. Enquanto a matéria-prima do modal é 100% natural, ou seja, totalmente inofensiva ao meio ambiente e ao corpo humano – um produto de vestuário saudável.

compilado de duas fotos de uma mulher, uma camiseta marinho listrada e outra vermelha texturizada

6. Não amarrota e nem amassa

Outra característica que chama bastante atenção é a estabilidade dimensional. Em outras palavras, o modal possui resistência natural ao enrugamento – nem precisa passar o ferro. Tornando o uso mais prático e conveniente. Já imaginou uma camiseta com tecido que não amarrota? Pois é possível!

7. Toque macio

Um dos diferenciais é o toque leve e macio. Para quem não abre mão de uma peça que causa aquela sensação de pele sobre pele, o tecido modal é a melhor escolha! E o melhor de tudo é que essa característica não se perde mesmo depois de várias lavagens.

8. Brilho

Outra coisa que podemos garantir, as roupas em modal não perdem o brilho (nunca!). Afinal, as fibras têm alta capacidade de tingimento, mantendo a cor mesmo após repetidas lavagens. Além de ser confortável de usar, você nunca vai ter uma peça com aspecto desbotado e amarelado.

compilado de duas fotos de uma mulher, uma sendo uma blusa branca com rendinha e outra sendo uma rosinha listrada

E daí, o que achou dessa revolução no mundo dos tecidos? A tecnologia tem trazidos diversos benefícios para nos garantir qualidade de vida e conforto, mas sem perder o estilo e desenvoltura, concorda?

Agora que você já sabe tudo sobre o tecido modal, vem dar uma olhadinha em outras publicações do nosso blog! Semanalmente, trazemos diversos conteúdos completos sobre moda, dicas de combinação e estilo de vida consciente! Continue por aqui e confira um pouco mais do que preparamos para você! Aproveite também para conferir nosso guia completo sobre o plush e descubrir o porquê é tão bom ter tê-lo em seu guarda-roupa!

Até o próximo post!