Guia da coloração pessoal: o que é, como é feita e porque usar
Escolher as roupas que vamos usar é uma tarefa muito importante, especialmente porque todo mundo ama se sentir bem com o look escolhido, certo? E para fazer isso, não basta apenas saber suas medidas e comprar as roupas no tamanho certo.
Entender o que combina consigo e como explorar as cores que te valorizam também é a chave para um visual super equilibrado e muito bonito. E é por isso que a coloração pessoal existe! A equipe da Pau a Pique preparou esse guia completo sobre esse assunto. Vamos começar?
Afinal, o que é coloração pessoal?
A coloração pessoal é uma técnica da moda e da maquiagem que estuda os tons e subtons encontrados em cada pessoa para encontrar quais cores mais combinam, dividindo as combinações pelas estações do ano:
- Primavera é paleta de tons quentes, vivos e coloridos;
- Outono é quente, terroso e fechado;
- Verão é de cores frias e claras;
- Inverno são as frias e fechadas.
Pense da seguinte forma: assim como nas combinações de roupas, em que algumas cores combinam entre si e outras não, os tons de nossa pele, cabelo e olhos passam pelo mesmo processo.
Entendendo o que entra em harmonia consigo mesma, você consegue comprar roupas de forma mais certeira e facilita na hora de criar as combinações certas para look para o final de semana, para festas, para o trabalho e muito mais.
O que é considerado no processo de colorimetria pessoal?
Certo, já mencionamos que essa técnica considera os nossos tons e subtons, mas agora vamos explicar melhor. De forma geral, é feito com base na cor natural do cabelo, dos olhos e da pele. Esses três fatores possuem vários tons e nuances que não podem ser reduzidos apenas ao claro ou escuro. Confira abaixo uma imagem com as possíveis tonalidades!
Isso não quer dizer que pessoas de cabelo pintado não podem usar a técnica, muito pelo contrário, ela pode ajudar inclusive na escolha da cor certa para seu cabelo. Mesmo assim, as cores não naturais não devem ser consideradas na hora de descobrir qual a sua colorimetria pessoal, combinado?
Como saber a sua coloração pessoal?
A melhor forma de fazer isso é por meio da técnica do espelho, cobrindo as roupas e fazendo o teste de cores apenas pelas tonalidades de seu rosto. É dessa forma que você consegue criar a sua cartela de colorações pessoais. Se você quer aprender a fazer isso, basta conferir o nosso post de como saber a sua cartela de cores!
Quais são as 12 estações de coloração pessoal?
Agora que você já sabe o que é, qual a importância e como fazer, vamos entrar em mais detalhes sobre as possibilidades dentre as colorações pessoais.
Lembra quando falamos das colorações com base nas estações do ano? Pois então, essas estações podem ser subdivididas entre Puro, Suave e Claro. Para não restar dúvidas, abaixo trouxemos um pouco sobre cada uma delas, te ajudando a reconhecer melhor o seu próprio tom na hora do teste.
1. Verão Puro
O Verão puro é a versão base dessa estação. Nessa paleta há cores de matrizes frias, ou seja, mais pautadas nos tons azulados. Além disso, é possível perceber que suas tonalidades são suaves e de baixo contraste entre si. Ela é a opção ideal para as pessoas que possuem:
- Pele clara;
- Fundo da pele rosado;
- Queima com facilidade no sol;
- Nível de colocação de pele, olhos e cabelos fica entre médio para baixo.
2. Verão Suave
As paletas do verão suave possuem uma intensidade mais baixa, são mais opacas e abrangem as matrizes frias das colorações. Normalmente abrangem pessoas com as seguintes características:
- Pele de fundo rosado;
- Inclui peles negras menos retintas;
- Queima com facilidade no sol;
- Nível de colocação de pele, olhos e cabelos fica entre médio para baixo;
- Coloração geral da pele com bastante contraposição.
3. Verão Claro
Já no verão claro, as cores da paleta fica bem perto dos tons vibrantes, mesmo ainda dentro das matrizes claras e frias. Isso combina muito bem com as características cheias de intensidade, como:
- Pele de fundo rosado;
- Queima com facilidade no sol;
- Coloração mais viva;
- Nível de colocação de pele, olhos e cabelos fica entre médio para baixo;
- Coloração geral da pele com bastante contraposição..
4. Inverno Puro
Diferente das cartelas de verão, o inverno puro pega toda a frieza das cores e trabalha nela com tons intensos e escuros, com bastante contraste e muitas combinações para usar com looks pretos ou brancos. Confira as características dessas pessoas:
- Tonalidade de alto contraste;
- Peles bem claras;
- Cabelos e olhos bem escuros;
- Inclui peles negras de subtom acinzentado.
5. Inverno Intenso
Um pouco mais claro e vibrante do que as da paleta anterior, as cores do inverno intenso são ótimas para pessoas com as seguintes características:
- Tonalidade de contraste médio;
- Peles bem claras de subtom amarelado;
- Cabelos e olhos bem escuros;
- Peles negras de subtom acinzentado.
6. Inverno Profundo
Já o inverno profundo é muito mais marcado pelas cores escuras e frias. Inclusive, podem ser exploradas em tonalidades brilhantes, suaves ou opacas. As pessoas dessa estação possuem:
- Tonalidade de contraste alto ou de baixo escuro;
- Peles bem claras de subtom amarelado;
- Cabelos e olhos bem escuros e brilhantes;
- Inclui peles negras de subtom acinzentado.
7. Primavera Pura
Na paleta da primavera pura, por outro lado, predomina as cores quentes, puxados para o amarelado, com tonalidades saturadas e intensas. Normalmente não combinam com preto e branco. Confira as características das pessoas dessa estação:
- Cabelos voltados ao dourado, loiro avermelhado, ou vermelho cobre;
- Contraste baixo e médio;
- Olhos azuis, verdes oliva, topázios ou avelãs;
- Pele em tonalidade porcelana, marfim, bege dourado ou bronze;
- Subtom quente.
8. Primavera Clara
Na primavera clara a paleta de cores abrange os tons anteriores, mas em versões mais claras e suaves, muitas vezes levando algumas tonalidades em pastel. De forma geral, em intensidade medianas e equilibradas. As pessoas dessa estação possuem:
- Cabelos loiros ou castanhos;
- Subtom quente;
- Olhos azuis, verdes oliva, topázios ou avelãs;
- Pele em tonalidade pêssego ou de marfim.
9. Primavera Intensa
A primavera intensa não poderia ser outra coisa senão intensa, não é mesmo? Afinal, está em seu nome. Sua paleta abrange as cores mais quentes, especialmente nas tonalidades primárias e secundárias. Também variam bem entre claras e escuras. Essas cores combinam muito bem com pessoas de características como:
- Cabelos mais escuros: castanhos ou avermelhados;
- Contraste médio alto;
- Contraste baixo escuro para peles negras;
- Olhos azuis, verdes ou topázio;
- Pele de tonalidade porcelana, marfim, pêssego ou bronze.
- Há também as peles negras, avermelhadas e escuras.
10. Outono Puro
A paleta de cores do outono puro são muito mais focadas em cores quentes e opacas, especialmente as de profundidade média, ou seja, aquelas que não são claras nem escuras, mas sim o perfeito meio termo, como os tons terrosos. Confira as características das pessoas dessa estação:
- Alto contraste dos olhos e cabelos com a pele;
- Ou contraste alto escuro para as peles negras;
- Cabelos em mel, gengibre, dourados médios, castanhos ou vermelhos;
- Olhos azuis, verde oliva ou avelã claro;
- Pele em tonalidades marfim, bege quente ou bronze.
11. Outono Suave
Muito semelhante com a paleta anterior, o outono suave se difere um pouco mais de acordo com a suavidade. Como o próprio nome diz, as suas tonalidades são um pouco mais claras e suaves do que as do puro.
- Subtom de pele amarelado e/ou opaco;
- Contraste baixo;
- Muitas vezes possuem as sardas;
- Cabelos loiro escuro, castanhos ou avermelhados;
- Olhos azuis, verdes, avermelhados ou avelã.
12. Outono Profundo
Por fim, no outono profundo, a paleta é bastante focada nas cores quentes e elegantes, principalmente as de profundidade escura. Mesmo tendo tons mais pesados, ainda existem vários tons mais opacos e vibrantes no meio. Confira as características de quem é representado nessa estação:
- Contrastes altos
- Peles opacas em tonalidades de oliva, bronze, marfim ou chocolate;
- Olhos verdes, avelã ou castanho escuros;
- Cabelos em tonalidades escuras de subtons acobreados.
Enfim, conseguiu entender bem sobre o assunto? Esperamos que fique muito mais fácil para você entender sobre as colorações pessoais. Se quiser entrar ainda mais afundo sobre a descoberta do que mais combina em você, confira nosso post sobre tipos de estilos e veja qual mais combina contigo!
Nos vemos no próximo post!