Voltar

3 looks coloridos para se apaixonar + dicas!

Os looks coloridos ajudam a criar uma combinação divertida e ousada, que pode se adequar a diversas situações diferentes, assim, você consegue usá-los sempre que desejar.

Conhecer as cores e entender qual a paleta que você gosta e se sente confortável em usar é o que permitirá trabalhar com as roupas certas na construção de looks para todas as ocasiões.

Se você não sabe como fazer as combinações de cores para compor seus looks, o post de hoje vem para te ajudar a pensar na composição das peças conforme as cores que casam bem entre si, acompanhe!

Como elaborar looks coloridos nessa temporada?

Para você conseguir trabalhar com as suas peças da maneira certa, é necessário descobrir quais as principais cores que estão presentes na temporada atual.

Ou seja, é possível trazer os tons mais queridos da estação diretamente para o look, ressaltando sua beleza e te deixando incrível. Abaixo você identifica os principais tons:

Paleta de Cores para o ano de 2023
Nome da corTonalidadeNumeração na paleta Color
VerdigrisVerde-azulado092-38-21
Tranquil BlueAzul-bebê114-57-24
Digital LavenderLavanda claro134-67-16
Luscious RedVermelho intenso010-46-36
SundialTom de argila028-59-26

Estas são as cores principais para se elaborar looks com peças coloridas e versáteis, que inclusive podem se adequar a diferentes temporadas. Dessa forma, as cores fornecem conectividade entre os elementos da natureza de maneira direta.

Através das cores variadas, mais ou menos intensas, que demonstrem a ligação com tons encontrados no meio ambiente, você pode configurar diversos looks distintos, que são ideais para as mais diversas situações.

Se você quer ficar por dentro da moda e arrasar em todas as suas construções de vestes, a recomendação é investir mais nos tons das tendências. No entanto, como a moda está muito ligada à expressão, o mais importante é escolher as cores que você gosta e se sente bem em usar.

O que é o círculo cromático e como utilizá-lo ao seu favor?

O círculo cromático é uma organização que apresenta as 12 cores captadas pelo olho humano e as tonalidades variantes das mesmas. Nele é possível observar quais as cores que se complementam para identificar a melhor forma de combiná-las.

As melhores combinações irão considerar as cores análogas, as mais próximas uma da outra; as complementares, que estão nos lados opostos do círculo cromático; as monocromáticas, que compreendem a variação de tons de uma mesma cor e, por fim, as combinações triádicas, que reúnem três cores posicionadas triangularmente no círculo, com distâncias iguais entre si.

Para usá-los ao seu favor a fim de montar os looks é necessário estudar as tonalidades que combinam entre si. Essa compreensão possibilita fazer uma escolha correta ao invés de criar misturas incompatíveis que ficam estranhas e não transmitem nenhum tipo de mensagem.

As cores que compõem o círculo cromático são divididas entre primárias, secundárias e terciárias, abrangendo as seguintes tonalidades:

  • Azul;
  • Vermelho;
  • Amarelo;
  • Verde;
  • Laranja;
  • Roxo;
  • Vermelho-alaranjado;
  • Amarelo-alaranjado;
  • Amarelo-esverdeado;
  • Verde-azulado;
  • Azul-arroxeado;
  • Vermelho-arroxeado.

Cada uma das cores se complementam dentro do círculo e, com a ajuda dele, você consegue trabalhar a combinação delas de maneira adequada, sem errar ou sentir medo. Cada fatia precisa ser estudada para que você não sinta dúvidas de como usá-las.

Para criar a união de colorações adequadamente, existe uma estratégia a ser seguida na cartela de cores que auxilia na identificação dos tons corretos a se usar. Temos um post bem completo falando sobre essas estratégias aqui no blog em!

Além disso, existem as cores análogas, tríades e monocromáticas que são características e permitem fazer a escolha adequada para usar quando quiser. Umas são mais ousadas que outras, mas isso não é impeditivo para usar as combinações que você gostar.

Alguns exemplos de combinações com os tipos de cores, são:

  • Análogas: combinações de rosa e vermelho ou tom sobre tom de azul-arroxeado e azul são exemplos de uso de cores vizinhas;
  • Tríade: a composição de verde, roxo e laranja, ousada e muito interessante, é um bom exemplo do uso de tons triangulares do círculo cromático;
  • Monocromático: uma variação do vermelho (ou outra cor) do tom mais forte ao mais fraco, ou seja, da ponta para o centro do círculo, sempre cairá bem e causará um impacto positivo no look.

Você pode se inspirar nesses exemplos e explorar as possibilidades das cores do círculo cromático para conseguir ter peças versáteis no guarda-roupa e fugir de combinações idênticas todos os dias. Assim, você cria desde a união mais básica até a mais chamativa, colorida e divertida.

Looks coloridos: como usar?

As peças coloridas devem ser usadas conforme a ocasião que você precisar frequentar. Dessa forma, em um ambiente de trabalho é recomendável apostar mais em tons azulados, esverdeados, bege ou o próprio cáqui, para dar uma variada e fugir de peças sérias.

Longe do escritório, você consegue trabalhar com os looks coloridos como desejar. Neste caso, há a possibilidade de investir em peças chamativas, como vestidos amarelos ou camisas salmão com uma sobreposição branca, ou uma calça jeans destroyed, por exemplo.

A recomendação é ter atenção quanto ao local que você irá frequentar e qual o dress code mais adequado para ele. Em ocasiões que exigem seriedade, é necessário investir em peças que se adéquam e transmitam a sensação adequada.

Em eventos sociais mais informais, você consegue escolher novas roupas para utilizar e transformar em uma pegada mais cool, descontraída. Inclusive, é possível ser elegante e simples, sabia? Acesse o post que escrevi sobre e veja as dicas que preparei sobre o tema.

Tipos de looks coloridos

Há alguns looks que devem ser construídos conforme o momento que você tenha que frequentar. Dessa forma, você entenderá o que fazer para conseguir combinar as suas peças sem errar e até retirar algumas roupas “aposentadas” do armário.

Cores pôr-do-sol

Para brincar com as cores sem medo de errar você consegue criar composições que apresentam o tom de “pôr-do-sol”, onde é feito a mistura entre azul, amarelo e laranja.

Você consegue acrescentar um blazer de tons neutros, acessórios como um cinto, saltos brancos ou cor gelo para trabalhar com as cores escolhidas.

Amarelo com azul

É possível usar o azul em peças como uma camiseta, regata, vestido ou jaqueta jeans, até mesmo como uma calça ou acessório. O mesmo vale ao amarelo que ajuda a trazer uma junção mais forte e harmônica às peças escolhidas, em coletes, bolsas ou saias de cores amareladas.

Confira os 3 looks coloridos!

Para criar as suas composições corretamente, é necessário fazer escolhas adequadas sobre cada peça antes de decidir o que vestir.

Por mais que montar o look na mente auxilie, a recomendação é dispor as peças em cima da cama a fim de vê-las reunidas em uma combinação. Agora vamos experimentar as cores em alguns looks ousados e divertidos!

Laranja, verde e branco

Você pode usar um blazer alaranjado com uma camisa branca e um short ou saia verde. No entanto, é possível alterar a ordem das cores e mantê-las invertidas, segundo a sua necessidade e desejo de criar boas combinações.

Ao invés do short, você pode usar uma calça pantalona laranja, um blazer verde com uma segunda peça branca, decotada ou não, com brilhos e rendas. Esta é uma escolha que combina com diversos ambientes distintos e você pode usar sem medo de errar.

Rosa com verde e camisa estampada

Um sobretudo rosa, com uma calça pantalona verde e uma camisa de animal print combinam e não destoam, além de auxiliar a criar uma harmonia versátil, onde você consegue incluir uma diversidade de combinações novas que estejam dentro desta paleta de cores.

Look candy color

As candy colors são cores mais suaves, não tão fortes e nem escuras. Dessa forma, você pode combinar tons de amarelo com lilás, rosa ou azul. Essas colorações versáteis tornam o look bonito e adequado para eventos diurnos ou em fins de tarde, como passeios e reuniões de amigos e familiares.

A escolha das peças adequadas possibilita fazer uma combinação inteligente e sem correr o risco de errar na escolha das cores.

Há quem tenha medo de soltar a criatividade devido ao receio de reunir composições que não conversem e fiquem sem sentido. No entanto, com ajuda do círculo de cores você consegue entender o que usar, da maneira mais harmoniosa possível.

Os looks coloridos ajudarão você a se expressar através do visual, garantindo muita personalidade e beleza em qualquer ocasião, do casual ao sofisticado.

Continue aqui no blog e descubra outras dicas incríveis para realizar suas combinações. Já ouviu falar do color block? Essa é uma ideia simples para combinar cores que pode trazer resultados estilosos, acesse o guia completo e vamos nos inspirar juntas!

Compartilhar postagem