Voltar

Conheça os 7 segredos das mulheres elegantes!

mulheres elegantes usando roupas de cores vivas

Há quem diga que elegância e sofisticação dependem daquilo que gostamos. De fato, é possível ser elegante de diversas formas, contudo, existem aspectos muito comuns nos diversos tipos de tendências.

Seja no clássico, hygge, romântico ou estilo casual, a mulher elegante sempre conta com detalhes que fazem da postura, vestimentas e acessórios artigos cativantes, que acumulam olhares por onde ela passar!

A Pau a Pique desvendou os segredos da mulher elegante e elaborou um Guia Completo para te ajudar a incorporá-los no seu dia a dia! Continue passeando por aqui e confira todas as nossas dicas de tendências, comportamento e estilo!

Mulheres elegantes: 7 segredos para uma postura impecável!

É muito comum vermos por aí padrões de elegância para as mulheres. Fala e trejeito delicados, opção por vestimentas como saias e vestidos, sapatos de salto alto e comportamentos pré-moldados.

Contudo, esse é um perfil bastante limitado para a grandeza dessas mulheres. Na verdade, essa padronização coloca as mulheres dentro de uma caixinha que poucas podem acessar e que não tem nada a ver com elegância!

Para além de normatizações restritivas, a mulher elegante é aquela que coloca fé em suas escolhas, age com empatia e consideração pelo próximo, tem autocrítica e vê na moda a possibilidade de ser quem desejar ser!

Foi observando esse perfil de mulher que nós, do blog da Pau a Pique, elaboramos um guia com as 7 maiores características das mulheres elegantes! Vem com a gente e reconheça em si mesma muitas das qualidades a seguir!

1 . Gentileza de alto nível

A mulher elegante é aquela que, para além de critérios estéticos, prioriza a gentileza com o próximo! E aqui não estamos falando da delicadeza que relacionam ao estereótipo feminino, mas sim do critério básico para qualquer relação humana: a educação!

É perceptível! E podemos perceber isso nas falas de mulheres como Beyoncé, Cate Blanchett, Sarah Paulson e Viola Davis, que possuem estilos diferentes, porém costumam ter comportamentos semelhantes – são educadas, maduras e preocupam-se com o próximo.

2 . Empatia pelas pessoas

Eis que o primeiro critério está relacionado a esse, porém não são a mesma coisa, tudo bem? É bastante possível ser gentil sem sentir empatia pelas pessoas – aliás, existe muita gente que passa essa imagem, viu?

A mulher elegante é compadecida pelo próximo! Sente a perda do outro, porém não expressa isso com exagero. É uma postura mais parecida com “eu sinto muito pela sua dor” e realmente transparece verdade naquilo que é dito!

3 . Fala consciente

Outro fator importante, e que é muito evidente entre mulheres elegantes, é a fala consciente! Mais uma vez, não estamos nos referindo ao estereótipo de feminilidade que socialmente é pregado, mas sim de uma comunicação humanizada, que pondera entre aquilo que ouve e o que faz sentido para vida.

Sofisticada, esse perfil de mulher analisa o comportamento da pessoa com quem está conversando e mede se aquilo que deseja dizer irá – de alguma forma – agregar a vida do outro. Além disso, ela considera que nem sempre convém dizer tudo o que pensamos, pois entende os limites entre uma opinião pessoal e um pré conceito!

4 . Empoderamento em dia

A mulher elegante é empoderada? Sim! Todos os dias? Não! Porém, ela sabe reconhecer sua própria fragilidade e encontra conforto nisso! Reconhece que há dias e dias e, por isso, haverá momentos em que não será possível se achar a pessoa mais linda e capaz do mundo!

Contudo, isso não a classifica como carente, fraca e facilmente manipulável. Na verdade, é no reconhecimento das falhas que ela encontra o próprio empoderamento e usa-o para seguir com a cabeça erguida – mesmo em situações pouco confortáveis!

5 . Eterna aprendiz

Dentre as inúmeras qualidades da mulher elegante, podemos reconhecer um desejo vivo de aprender coisas novas, conhecer culturas, entender abordagens diferentes e se politizar sempre!

Esse perfil de mulher busca falar com propriedade, e não acha interessante fazer cara de paisagem ou fingir que entendeu algo – quando não entendeu nada! Ela prefere mostrar-se interessada em aprender mais sobre a nova informação, pedindo ajuda de quem tem mais conhecimento e buscando recursos para se informatizar.

6 . Reconhece falhas

Humildade, autocrítica e resiliência são adjetivos muito comuns entre as mulheres elegantes! Normalmente reconhecem de cara o próprio erro, porém, quando não, ouvem o que o outro tem a dizer e buscam colocar-se no lugar da pessoa para uma auto avaliação!

Isso não quer dizer que ela irá concordar com tudo! Na verdade, ela sente-se livre para dizer quando não aceita determinado fato! Entretanto, procura melhorar sempre quando vê que errou e sempre se desculpa quando magoou alguém!

7 . Investe no estilo pessoal

Finalmente, a mulher elegante vê na moda muito mais do que peças de roupas! Ela acredita que vestir-se bem é uma forma de marcar as pessoas ao redor – assim como uma obra de arte – e busca investir em vestimentas, acessórios e sapatos que evidenciem isso!

Mulheres Elegantes com looks de tons terrosos

Por isso, tenta incorporar em suas composições marcas típicas de sua personalidade e não se deixa abater por comentários maldosos sobre seu estilo pessoal! Ao contrário, coloca empoderamento na combinação e anda pelas ruas pisando com a certeza de que está extremamente elegante!

Percebeu como os traços pessoais da mulher elegante tem mais a ver com o respeito ao próximo e a si mesma, do que com padrões pré-estabelecidos? Seja na sociedade, moda, trabalho ou entre amigos, ela marca presença vestindo não somente roupas finas e belas, mas também educação, empatia e consideração!

Como montar um guarda-roupas para uma mulher elegante?

Apesar de sabermos como é importante estar atentas ao nosso comportamento, não há como falar de elegância sem abordar a moda! Inclusive, muitas de vocês chegaram até esperando dicas para um look chic, concorda?

Calma! Nós não vamos falar somente do comportamento da mulher elegante, mas também das habilidades que elas possuem para fazer de qualquer estilo uma ótima oportunidade de sofisticação!

Por isso, nós elaboramos um check list com dicas sensacionais sobre as peças que não podem faltar no closet da mulher elegante! Continue com a gente e veja abaixo como montar um guarda-roupas completo com looks super bonitos e sofisticados!

Vestidos

Os vestidos das mulheres elegantes são sempre sofisticados na medida certa! Como configuram uma peça única – sem necessidade de combinar a parte de baixo com a de cima – tornaram-se uma das vestimentas preferidas entre o público feminino.

Longos, midi, evasê, godê e muitas outras modelagens são perfeitas para diversas ocasiões. Uma dica bastante interessante e que deixa o look com vestido muito mais bonito, é complementar a combinação com acessórios finos, como lenços, cintas, bolsas e joias.

Saias

Assim como os vestidos, as saias também estão entre as peças de roupas favoritas das mulheres elegantes. Confeccionadas em diversos tecidos, como algodão, alfaiataria, jeans, viscose, dentre outros, é possível elaborar um look bonito tanto para celebrações mais formais, quanto para ocasiões descontraídas.

As modelagens também variam bastante, mas os modelos que mais ganham destaque entre mulheres sofisticadas, são as saias midi, lápis e alfaiataria, justamente por elas passarem o conceito de elegância em cada passada de linha.

Combiná-las é muito fácil, porém vale a pena considerar o momento em que serão usadas. Para situações em que o que prevalece é a formalidade, investir em camisas em seda, por exemplo, deixa o look muito mais fino. Já, para situações corriqueiras, optar por uma blusinha aconchegante é suficiente!

Calças

As calças da mulher elegante são sempre muito bem modeladas, possuem detalhes singelos e podem ser elaboradas em diversos tipos de tecidos. Dentre os que não podem faltar no guarda-roupas está o jeans e a alfaiataria.

Mulheres elegantes usando roupa escura

Tanto um, quanto o outro, dão abertura para serem usadas em situações de formalidade ou não. Por exemplo, um jeans tradicional, com lavagem escura e sem muita informação, é perfeito para o trabalho – e o mesmo ocorre com a alfaiataria, já que o streetwear reformulou o uso e possibilitou aplicá-la também em ocasiões informais!

Blusas

As blusas também não podem faltar no guarda-roupas da mulher elegante, afinal de contas, elas são indispensáveis na grande maioria dos looks. Camisas, camisetas, regatas, ciganinhas e muitos outros designs podem ser incluídos em um look sofisticado.

Contudo, por mais que blusinhas nunca sejam demais, a mulher elegante é aquela que sabe montar uma combinação bonita, sem necessidade de um guarda roupas abarrotado. Minimalistas, elas conseguem encontrar diversas oportunidades de uso somente com um modelo. Pense nisso!

Casacos

As sobreposições são peças infalíveis para transformar um look batido em uma proposta mais fina e que chame a atenção. Casacos, blazers, cardigans, twin sets, quimonos, coletes e muitas outras peças, garantem o charme necessário para fazer de qualquer combinação uma proposta elegante e sofisticada.

Além disso, combinam com diversas outras peças, ficando muito bem com calças e blusas, ou até mesmo com vestidos. Nesse último caso, é importante considerar se a peça possui muitas estampas diferentes e incluir uma sobreposição neutra, que não carregue o visual.

Sapatos

Os sapatos também merecem destaque no guarda-roupas da mulher elegante. Em diversos formatos, há aqueles que não abrem mão do salto alto e arrasam nos scarpins, peep toes, sandálias e botas.

Contudo, para momentos em que eles não sejam “completamente” necessários, uma bela sapatilha, mocassim ou oxford agregam elegância suficiente para uma composição sem erros e super confortável, seja no trabalho, estudos ou happy hour com as amigas.

Ah, se você está interessada em dar uma organizada nos seus sapatos com praticidade, aqui mesmo no blog da Pau a Pique nós temos um post que pode te ajudar! Dê uma passadinha por lá e confira depois!

Acessórios

Finalmente, os acessórios também são armas dotadas de elegância, que ajudam a construir uma proposta mais sofisticada e pessoal. Responsáveis por imprimir nossa personalidade na composição, eles podem ser usados com estilos diversos, como boho, streetwear, romântico, clássico, dentre outros.

Nesse caso, vale considerar qual o seu estilo pessoal e usar acessórios que refletem essa temática. Por exemplo, uma pessoa que adere ao boho chique usa composições com estampas vivas e adora tecidos naturais. Nesse caso, os acessórios mais indicados são colares com sementes, pedras naturais ou em prata e ouro, já que harmonizam com o estilo. Conseguiu entender?

De todo o nosso guia para mulheres elegantes, o que mais vale a pena lembrar é que, seja qual for seu estilo pessoal, o que faz dele digno é a personalidade que você investe nele. Como assim?

É possível encontrar mulheres elegantes de todas as idades, classes sociais e estilos pessoais diferentes, contudo, existe algo que todas possuem em comum: a coragem de ser quem desejar!

Não importa se você adora o estilo rocker ou se gosta mais de composições esportivas, o que determina a sua elegância é a confiança si mesma e nas roupas escolhidas! Por isso, invista na sua autoestima e amor próprio!

Semanalmente, nós do blog da Pau a Pique, elaboramos conteúdos sobre diversos temas relacionados a tendências de moda, estilo de vida e cultura! Que tal continuar conosco e conhecer mais do que preparamos para você!

Aproveite e faça a leitura do nosso texto sobre como usar calça pantacourt no trabalho para composições elegantes e super estilosas! Te espero por lá, tudo bem?

 

 

Compartilhar postagem